Atualidades

 CURSOS INTERNACIONAIS CLAD

Escola Ibero-Americana de Administração e Políticas Públicas
No âmbito do Programa Académico Regional 2015/2016 da Escola Ibero-Americana de Administração e Políticas Públicas, informa-se que estão abertas as candidaturas para 4 ações de formação que vão ocorrer no último trimestre de 2016, designadamente:

 •1) "Curso Internacional sobre Innovación en el Cumplimiento de los Objetivos de la Gestión Pública"

Data: de 5 de outubro a 30 de novembro

Candidaturas: até 28 de setembro

 •2) "Curso Internacional sobre Calidad en la Gestión Pública"

Data: de 24 de outubro a 16 de dezembro

Candidaturas: até 30 de setembro

 •3) "Curso Iberoamericano sobre El Servidor Público como Formador. Herramientas para Agregar Valor al Capital Humano"

Data: de 10 de outubro a 27 de novembro

Candidaturas: até 5 de outubro

 •4) "Curso Iberoamericano sobre Financiación de Instituciones Públicas en el Contexto del Desarrollo Local Sostenible"

Data: de 9 a 18 de novembro
Candidaturas: até 12 de outubro
Saiba mais:

Innovación en el Cumplimiento de los Objetivos de la Gestión Pública
Calidad en la Gestión Pública

El Servidor Público como Formador. Herramientas para Agregar Valor al Capital Humano

Financiación de Instituciones Públicas en el Contexto del Desarrollo Local Sostenible

 

Curso de pós-graduação em Administração e Políticas Públicas

Devido à alteração das estruturas administrativas verificadas nos últimos anos foram implementadas várias reformas que afetaram a forma como o interesse público é prosseguido pela Administração. Estas reformas foram influenciadas por modelos de administração supranacionais com o desígnio de tornar a Administração e o próprio Estado mais eficientes.

A fim de responder a estes desafios, a Universidade Aberta, instituição pública de ensino à distância decidiu criar a pós-graduação em Administração e Políticas Públicas tendo por base as preocupações que envolvem as administrações públicas e os cidadãos, gozando igualmente da participação direta, com vista a fornecer à sociedade portuguesa uma oferta formativa, em e-learning.

Para mais informações consultar o link da Universidade Aberta em:

http://www.uab.pt/documents /10136/cd18ab01-772c-4b80-af95-68ba8d3679bc

Delegação de estudantes da Universidade Federal de Brasília 

No dia 13 de julho, a DGAEP recebeu uma delegação de estudantes da Universidade Federal de Brasília, acompanhada pela professora Andréa de Oliveira Gonçalves e pela Dra. Elsa do Carmo do ISCSP. A visita técnica teve como objetivo o conhecimento das medidas reformistas implementadas por Portugal nos últimos anos.

VER FOTOS

Delegação de quadros técnicos da Administração de Macau

No dia 5 de julho, a DGAEP recebeu uma delegação de quadros técnicos da Administração de Macau, com o objetivo de conhecerem o regime jurídico da função pública portuguesa.

VER FOTOS

Abertura de inscrições para curso internacional organizado pelo CLAD e a ENAP

O CLAD, em colaboração com a Escola Nacional de Administração Pública do Brasil (ENAP), realizará,  na modalidade virtual, um curso internacional subordinado ao tema: "Ética e Administração Pública na América Latina", no período de 14 de junho a 4 de julho.

O prazo de inscrição termina a 3 de junho.

Para mais informações consultar: http://www.clad.org/escuela-iberoamericana/convocatorias ou eiapp@clad.org

Abertura de inscrições para curso internacional organizado pelo EIAPP e o Servicio Civil do Chile

A Escola Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas (EIAPP), em parceria com o "Servicio Civil" do Chile, vai organizar dois cursos internacionais, a saber:

  • Transparência: valor ético-democrático. Exemplos da legislação chilena, a realizar, na modalidade virtual, de 4 a 31 de julho, no Campus Virtual do CLAD. O prazo de candidatura termina a 17 de junho.
  • Gestão do desempenho individual nas instituições públicas, a ter lugar no Campus Virtual do CLAD, de 1 a 31 de agosto. O prazo de candidatura termina a 17 de junho.

Cada país membro do CLAD, como é o caso de Portugal, beneficia da atribuição de 2 bolsas de estudo.

Para mais informações sobre os dois cursos consultar: http://www.clad.org/escuela-iberoamericana ou eiapp@clad.org

A DGAEP acolheu uma delegação do Conselho Superior da Função Pública (CSFP) da República da Arménia

No período de 11 a 13 de maio, durante o qual tiveram oportunidade de conhecer o regime jurídico da função pública portuguesa. Além da visita a esta Direção-Geral estiveram, igualmente, na eSPAP, na AMA e no INA.

No âmbito da deslocação a Portugal foi assinado um Memorando de Entendimento para a cooperação na área da função pública entre o CSFP e a DGAEP.

 

Workshop "Monitoring and evaluation"

A "Public Administration International" promove em setembro um workshop de duas semanas - 5 a 16 de setembro - sobre "Monitoring and Evaluation", que terá lugar em Londres.

Este workshop destina-se a dirigentes e a todos os trabalhadores envolvidos na prestação de programas e projetos de desenvolvimento e que necessitem de aprender sobre os processos e elementos práticos de uma boa monitorização e avaliação.

Poderá encontrar mais informação sobre este workshop aqui

Workshop "Legislative drafting: A workshop on the essentials"

A Public Administration International irá realizar em Londres, de 26 de setembro a 7 de outubro, um workshop sobre " Legislative drafting: A workshop on the essentials".

Este workshop destina-se a juristas com responsabilidades na elaboração de legislação e a todos os envolvidos num processo legislativo.

Poderá encontrar mais informação sobre este workshop aqui

OCDE Forum

A Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE) realiza nos dias 31 de maio e 1 de junho o seu Fórum Anual, em Paris, sob o tema: "Productive Economies, Inclusive Societies", onde serão abordadas matérias como a produtividade e o crescimento inclusivo, inovação e economia digital e colaboração internacional.

Para mais informações e registo consulte: "OECD Forum"

15.º Encontro Internacional de Gestão Pública

O Instituto de Gestão Pública e do Desenvolvimento Económico (IGPDE) realiza em Paris - Centre de conférences Pierre-Mendès - no dia 25 de maio de 2016, com o apoio do EGPA (European Group for Public Administration), o seu 15.º Encontro Internacional dedicado ao tema: "From utopia for public action. Democratic future, economic and digital state".

No âmbito deste encontro, o IGPDE lançou uma chamada para a apresentação de pequenos contos sobre "O Futuro do Estado" ("Future of the State"). A sociedade civil é chamada a refletir e escrever sobre um Estado utópico no ano 2056. Como resultado, os contos serão publicados pela editora "La Tengo". O melhor conto participará no Encontro Internacional de maio.

Participe até 18 de abril.

Para inscrições e informações consulte: site do IGPDE

XXI Congresso Internacional do CLAD Santiago, Chile, de 8 a 11 de novembro de 2016

O Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) realiza entre os dias 8 e 11 de novembro, na cidade de Santiago, em parceria com o governo do Chile, o seu XXI congresso internacional subordinado ao tema "Reforma do Estado e da Administração Pública.

No contexto deste Congresso realiza-se o XXIX concurso do CLAD, que este ano versará sobre o tema "A Capacitação dos Cidadãos e a Gestão Pública". Como parte do prémio, os vencedores participarão no XXI Congresso e constituirão um painel onde apresentarão os seus trabalhos.

Para mais informações sobre este Congresso consulte o site do CLAD ou utilize o e-mail congreso@clad.org.

24.ª Conferência Annual  da Network of Institutes and Schools of Public Administration in Central and Eastern Europe

Nos dias 19 a 21 de maio de 2016, decorrerá em Zagreb, na Croácia, a 24.ª Conferência Annual  da Network of Institutes and Schools of Public Administration in Central and Eastern Europe (NISPAcee) subordinada ao tema: Spreading Standards, Building Capacities: European Administrative Space in Progress.

Para mais informação consulte aqui

Conferência Anual do EGPA

A Conferência Anual do EGPA (European Group for Public Administration) realiza-se nos dias 24 a 26 de agosto em Utrecht, Holanda, sendo organizada em cooperação com a Universidade local.

Para mais informações consulte o website da conferência aqui

Acordo - Quadro geral relativo à informação e à consulta dos funcionários e empregados públicos da administração central do Estado

Consultar o Acordo

9.º Simpósio da Reforma da Administração Pública

Nos dias 27 e 28 de Junho, decorre em Londres, Reino Unido, o 9º Simpósio da Reforma da Administração Pública, organizado pelo International Centre for Parliamentary Studies, dedicado ao tema "Criar um Serviço Público Inovador e Eficaz". Neste evento, os participantes terão a oportunidade de discutir avanços tecnológicos e técnicas de recursos humanos, bem como as principais oportunidades e desafios para a reforma da administração pública.

Na sequência deste simpósio, decorrerá entre 29 de Junho e 1 de Julho o evento "Certificado Profissional de Modelos de Serviço Público", onde serão avaliados diferentes modelos de produção e financiamento de serviços e identificadas boas práticas internacionais.

Poderá encontrar mais informação aqui

Workshop "Recursos Humanos - transformar a gestão das pessoas nos serviços públicos"

A Public Administration International promove nos próximos dias 20 a 24 de junho de 2016 uma ação de formação sobre "Next generation human resources: Transforming people management in the public sector", que terá lugar em Londres.

Esta ação destina-se a dirigentes e técnicos superiores, gestores na área de recursos humanos e outros profissionais com responsabilidade de gerir pessoas na administração pública.

Poderá encontrar mais informação sobre este programa aqui

O cartão europeu de seguro de doença, que é gratuito, facilita o acesso aos cuidados de saúde nos 28 países da UE e ainda na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça

Um problema de saúde já por si só é penoso, mas associado ao facto de ter de lidar com um sistema de saúde desconhecido e com os custos adicionais de uma emergência torna a situação ainda mais difícil.

O cartão europeu de seguro de doença é muito útil nestas situações dando acesso aos mesmos cuidados de saúde que os cidadãos do país visitado.

Os cidadãos europeus beneficiam de um acordo concluído pelos 28 países da UE e pela Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça, ao abrigo do qual têm direito às prestações da segurança social quando trabalham, vivem ou viajam num dos referidos países.

O cartão europeu de seguro de doença é gratuito, no entanto tem de já estar coberto por um dos sistemas de segurança social de um dos 32 países atrás referidos.

Para mais informação consulte o site da Segurança Social.

 
Tamanho do texto A|A|A
acessibilidades D

Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!

Desenvolvido por: GISMÉDIA