Novidades da União Europeia

XIX Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Administração Pública

Quito, Equador, 11 a 14 de novembro de 2014
O Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) promove este ano o seu 19.º Congresso Internacional, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as principais dimensões dos processos de reforma do Estado e modernização da administração pública, assim como da gestão dos serviços públicos nos países ibero-americanos e caribenhos, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento nestas matérias.

O congresso organizar-se-á em torno de painéis temáticos, incidindo sobre as seguintes áreas:

  • Profissionalização da Função Pública
  • Inovação e Gestão da Qualidade
  • Descentralização e Gestão Local
  • Administração Pública Inclusiva, Não Discriminatória e Participativa
  • Direito Público
  • Políticas Públicas Eficazes
  • Governo Aberto

As propostas de painéis podem ser submetidas até dia 1 de abril e as comunicações em painéis aprovados, até dia 15 de julho.

Pode consultar mais informação sobre o Congresso Internacional do CLAD aqui (em espanhol).

Ferramentas para melhorar a eficiência e desempenho no setor público

As organizações do setor público estão sob uma crescente pressão para conseguir "mais e mais" com "cada vez menos". Neste sentido, a European Academy for Taxes, Economics & Law, em Berlim, vai realizar um seminário nos dias 10 e 11 de abril de 2014, que abordará a eficiência e os problemas de desempenho que as instituições públicas enfrentam. Pretende-se fornecer ferramentas nestas áreas que possam ser utilizadas em qualquer situação. O seminário incidirá sobre: gestão do desempenho profissional, eGovernment, ferramentas de TI, mudança efetiva e gestão de recursos humanos, gestão da qualidade e gestão por objetivos.

Para mais informações consulte o programa aqui

OECD Global Forum on Public Governance

OCDEDe 2 a 4 de abril de 2014, vai realizar-se no Centro de Conferências da OCDE, em Paris, o Global Forum on Public Governance, subordinado ao tema Women's Leadership in Public Life: Fostering Diversity for Inclusive Growth.

A participação das mulheres na vida económica e pública tem um papel fundamental na sociedade e no crescimento económico. A igualdade de acesso de homens e mulheres a oportunidades económicas, nomeadamente no setor público, contribui para o crescimento económico sustentável mais equitativo. Só quando as políticas governamentais, nas áreas da educação, saúde, criação de emprego e finanças, integrarem as diversas perspetivas, ouvindo homens e mulheres, se podem obter resultados abrangentes e permitir a igualdade de acesso às oportunidades económicas e sociais.

Este Fórum Global proporcionará uma oportunidade única, com a participação dos principais atores dos governos, parlamentos, instituições de justiça, sociedade civil e empresas de todo o mundo, para explorar medidas concretas sobre os assuntos a debater.

Saiba mais aqui

O cartão europeu de seguro de doença, que é gratuito, facilita o acesso aos cuidados de saúde nos 27 países da UE e ainda na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça

cartão europeu de seguro e viagemUm problema de saúde já por si só é penoso, mas associado ao facto de ter de lidar com um sistema de saúde desconhecido e com os custos adicionais de uma emergência torna a situação ainda mais difícil.
O cartão europeu de seguro de doença é muito útil nestas situações dando acesso aos mesmos cuidados de saúde que os cidadãos do país visitado.
Os cidadãos europeus beneficiam de um acordo concluído pelos 27 países da UE e pela Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça, ao abrigo do qual têm direito às prestações da segurança social quando trabalham, vivem ou viajam num dos referidos países.
O cartão europeu de seguro de doença é gratuito, no entanto tem de já estar coberto por um dos sistemas de segurança social de um dos 31 países atrás referidos.
Para mais informação consulte o site da Segurança Social.

Em : Comissão Europeia

 
Tamanho do texto A|A|A
acessibilidades D

Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!

Desenvolvido por: GISMÉDIA