Novidades da União Europeia

Gestão do Risco no Sector Público

Nos dias 28 e 29 de agosto de 2014, decorrerá em Berlim, Alemanha, um seminário europeu sobre gestão do risco, organizado pela European Academy for Taxes, Economics & Law.

Com este seminário, pretende-se capacitar as instituições públicas para enfrentar os riscos e evitar as ameaças que o futuro apresenta, através da conciliação da auditoria clássica com as técnicas de gestão do risco. Serão abordados tópicos como: 

  • potenciar os benefícios da auditoria com estratégias de gestão do risco;
  • avaliar e monitorizar riscos de forma eficiente com ferramentas de benchmarking;
  • compreender os novos riscos das tecnologias de informação;
  • saber gerir, reportar e mitigar riscos existentes

 O seminário conta com apresentações do Serviço Central de Auditoria e da Autoridade Fiscal e Aduaneira (Holanda) e da Inspeção-Geral de Finanças (França), entre outras. Pode consultar mais informação aqui.

Curso internacional sobre planeamento estratégico no contexto da democracia: lições para a América Latina

CLADNo âmbito do programa académico da Escuela Iberoamericana de Administración y Políticas Públicas, da responsabilidade do CLAD - Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo, estão abertas as inscrições para o Curso internacional sobre planeamento estratégico no contexto da democracia: lições para a América Latina, coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública brasileira e que decorrerá em Brasília entre os dias 4 e 8 de Agosto de 2014.

Este curso conta com bolsas integrais para os candidatos selecionados, atribuídas pelo governo do Brasil, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação. Está disponível uma bolsa por país membro do CLAD e inclui a inscrição no curso, deslocação, seguro de viagem e 170 dólares por dia para despesas de alojamento, transporte local e alimentação.

Mais informação aqui.

Consulta pública sobre a estratégia Europa 2020: O crescimento na Europa pós-crise

A Comissão Europeia lançou no dia 5 de junho de 2014 um processo de consulta pública sobre a Estratégia Europa 2020, o plano de longo-prazo da União Europeia para o crescimento e o emprego. Esta consulta pretende reunir as perspetivas de todas as organizações e todos os cidadãos interessados, partindo do balanço dos primeiros quatro anos da estratégia e assim contribuindo para a sua revisão e desenvolvimento.

O inquérito, disponível aqui, assim como outros documentos de enquadramento, pode ser preenchido online ou enviado por correio eletrónico e abrange domínios políticos como assuntos económicos e financeiros; competitividade; indústria; mercado único; emprego; investigação, desenvolvimento e inovação; economia digital; clima, energia e eficiência dos recursos; educação e formação; pobreza e exclusão social.

O período para participar na consulta pública decorre até ao final do próximo mês de outubro e está aberta a todos os cidadãos europeus.

XIX Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Administração Pública

Quito, Equador, 11 a 14 de novembro de 2014
O Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) promove este ano o seu 19.º Congresso Internacional, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as principais dimensões dos processos de reforma do Estado e modernização da administração pública, assim como da gestão dos serviços públicos nos países ibero-americanos e caribenhos, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento nestas matérias.

O congresso organizar-se-á em torno de painéis temáticos, incidindo sobre as seguintes áreas:

  • Profissionalização da Função Pública
  • Inovação e Gestão da Qualidade
  • Descentralização e Gestão Local
  • Administração Pública Inclusiva, Não Discriminatória e Participativa
  • Direito Público
  • Políticas Públicas Eficazes
  • Governo Aberto

As propostas de painéis podem ser submetidas até dia 1 de abril e as comunicações em painéis aprovados, até dia 15 de julho.

Pode consultar mais informação sobre o Congresso Internacional do CLAD aqui (em espanhol).

O cartão europeu de seguro de doença, que é gratuito, facilita o acesso aos cuidados de saúde nos 27 países da UE e ainda na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça

cartão europeu de seguro e viagemUm problema de saúde já por si só é penoso, mas associado ao facto de ter de lidar com um sistema de saúde desconhecido e com os custos adicionais de uma emergência torna a situação ainda mais difícil.
O cartão europeu de seguro de doença é muito útil nestas situações dando acesso aos mesmos cuidados de saúde que os cidadãos do país visitado.
Os cidadãos europeus beneficiam de um acordo concluído pelos 27 países da UE e pela Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça, ao abrigo do qual têm direito às prestações da segurança social quando trabalham, vivem ou viajam num dos referidos países.
O cartão europeu de seguro de doença é gratuito, no entanto tem de já estar coberto por um dos sistemas de segurança social de um dos 31 países atrás referidos.
Para mais informação consulte o site da Segurança Social.

Em : Comissão Europeia

 
Tamanho do texto A|A|A
acessibilidades D

Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!

Desenvolvido por: GISMÉDIA