enews DGAEP Novembro
N6 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público

Notícias

Procedimento Concursal Centralizado: única candidatura para vários postos de trabalho

A DGAEP abriu, a 20 de outubro, um Procedimento Concursal Centralizado para a constituição de reservas de recrutamento para a carreira geral de Técnico Superior da Administração Pública, que se encontra presentemente em fase de análise de candidaturas.

saber mais

Novas carreiras especiais de sistemas e tecnologias de informação

No passado dia 1 de novembro, entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 88/2023, de 10 de outubro, no âmbito do processo de revisão das carreiras de informática.

saber mais

Publicada a Síntese Estatística do Emprego Público – 3.º Trimestre

No 3.º trimestre de 2023, o emprego público aumentou 0,6% em termos homólogos e diminuiu 1,0% face ao trimestre anterior. Estes resultados podem ser consultados na Síntese Estatística do Emprego Público.

saber mais

Delegações do Brasil e Tunísia travam contacto com Emprego Público português

A DGAEP recebeu, no final de setembro, uma delegação do Brasil e outra da Tunísia, no intuito de obterem um conhecimento mais aprofundado sobre o regime de emprego público português.

saber mais

DGAEP aposta na capacitação dos seus colaboradores

A DGAEP tem em curso um programa de capacitação e valorização profissional dos seus colaboradores que se irá estender até ao próximo ano. Esta oferta formativa visa contribuir para uma maior competitividade dos mercados de trabalho.

saber mais

Hospital público do Porto na vanguarda da inovação no bloco operatório

O Centro Hospitalar Universitário de Santo António (Porto) lançou, em novembro, o "bloco operatório do futuro", uma aposta num sistema tecnologicamente mais avançado, com recurso à Inteligência Artificial e ambientalmente mais sustentável.

saber mais

Já foi adotada a iniciativa ComPAct pela Comissão Europeia

No passado dia 27 de outubro, a Comissão Europeia adotou a Comunicação “Reforço do Espaço Administrativo Europeu” (ComPAct), assunto abordado no anterior número desta newsletter.

saber mais

DGAEP representada em simpósio mundial sobre tecnologias de informação

A DGAEP esteve representada, de 6 a 9 de novembro, no Gartner IT Symposium/Xpo 2023, em Barcelona (Espanha), considerado o encontro de gestores e executivos de TI mais importante do mundo.

saber mais

 
Sessão para representantes da AP francesa



No âmbito do PACE – Programa Europeu de Intercâmbio e Cooperação na Administração Pública, a DGAEP organizou, no dia 17 de novembro, uma sessão informativa sobre a implementação de novas formas de trabalho na Administração Pública e partilha de boas práticas, destinada a colegas da função pública francesa.

Nesta sessão foram abordados os seguintes temas: a Administração Pública portuguesa (natureza e estrutura; o papel da DGAEP; regimes de emprego público); práticas de trabalho ágeis e flexíveis (regimes de emprego e novas formas de trabalho); a colaboração interfuncional (teletrabalho e colaboração institucional).

Saiba ainda que...

> A DGAEP participa, a 29 de novembro, na aula aberta sobre o emprego público na era digital, organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria, na qual abordará o processo de recrutamento na era digital e a semana de 4 dias – vantagens e desvantagens. Consulte programa.

> No final de dezembro, estará disponível o n.º 9 da RAEP – Revista de Administração e Emprego Público. Fique atento à sua publicação.

> A DGAEP disponibilizou recentemente, na versão inglesa do respetivo portal, a tradução para inglês da brochura digital sobre o Recrutamento e Seleção na Administração Pública, em prol do conhecimento da Administração Pública portuguesa a nível internacional.

> Foi publicado, a 22 de novembro, o Decreto-Lei n.º 108/2023, que aprova medidas de valorização dos trabalhadores que exercem funções públicas. Este diploma produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2024.

> A 13 de novembro, saiu a Portaria nº 347/2023, que estabelece o âmbito de aplicação e as regras de acesso à dotação centralizada na Presidência do Conselho de Ministros, destinada a financiar o destacamento de trabalhadores da AP para instituições, agências, órgãos e organismos da União Europeia e outras organizações internacionais de que Portugal é parte.

> A Bélgica, que no dia 1 de janeiro assume a presidência do Conselho da União Europeia, anunciou a realização de uma conferência de alto nível sobre saúde mental e trabalho, que terá lugar a 30 e 31 de janeiro de 2024 no Residence Palace, em Bruxelas.


Ficha Técnica

Coordenação e produção: DRIC

Colaboraram nesta edição:
DEOR | DRJE | DIOEP | DGRI



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt