enews DGAEP Outubro de 2011
N12 . 2011
 direção-geral da administração e do emprego público
Um olhar sobre a DGAEP e a partilha de recursos
Consulte os simuladores
Faça um orçamento familiar - saiba para onde vai o seu dinheiro
Como poupar em casa
Sugestões para poupar no combustível
Formas de poupar no regresso às aulas
Ajudar a poupar no local de trabalho
Reciclar para poupar
Educação financeira dos mais pequenos
Feira da Poupança e Investimento - 3.ª edição

Partilha de Recursos

Um olhar sobre a DGAEP e a partilha de recursos

“Poupança ou aforro, em Economia, é a parcela da renda de pessoas, empresas ou instituições, que não é gasta no período em que é recebida”.
Este é o significado corrente, que se encontrará em qualquer dicionário.

saber mais

Sabe quais os seus gastos mensais?

Consulte os simuladores

Neste espaço poderá simular o seu consumo de electricidade e de água, bem como qual o nível de CO2 que produz.

saber mais

Como poupar

Faça um orçamento familiar - saiba para onde vai o seu dinheiro

O equilíbrio financeiro melhora a nossa qualidade de vida. É possível, sem dramas, racionalizar os gastos de forma a alcançar esse equilíbrio. O primeiro passo deverá ser a elaboração de um orçamento mensal escrito, de forma a saber exactamente como estamos a gastar o nosso dinheiro.

saber mais

Como poupar em casa

Existe um considerável número de acções que podem ser implementadas pelo seu agregado familiar que permitirão reduzir as suas facturas, desde o planeamento da sua habitação até pequenas acções no dia-a-dia.

saber mais

Sugestões para poupar no combustível

Hoje em dia poupar combustível - com preços em mudança permanente - é sinónimo de poupar dinheiro.

saber mais

Formas de poupar no regresso às aulas

Numa época que pode ser particularmente difícil para os pais em termos financeiros, descubra como pode poupar dinheiro na educação dos seus filhos, sem prejuízo da mesma.

saber mais

Ajudar a poupar no local de trabalho

A instituições ambientalmente responsáveis são as mais eficientes. Ajude a desenvolver mecanismos de poupança com acções simples no seu dia-a-dia.

saber mais

Reciclar para poupar

Cada vez mais, nos dias que correm, as pessoas estão mais sensibilizadas para a necessidade de reciclar.
Sem dúvida que o acto de reciclar traduz-se em poupar, pois estamos a reutilizar em vez de comprar e, quando compramos podemos adquirir material reciclado poupando os recursos naturais que vão escasseando.

saber mais

Educação financeira dos mais pequenos

A educação financeira deve começar em casa desde cedo. Há que educar os mais pequenos a relacionarem-se com o dinheiro: como se ganha, para que serve e a importância de poupança. Sensibilize os seus filhos para a necessidade de poupar.

saber mais

Notícias

Feira da Poupança e Investimento - 3.ª edição

Promover a Poupança e a Literacia Financeira foram os grandes objectivos da Infovalor, no Pavilhão Atlântico, Sala Tejo, nos dias 28 e 29 de Outubro

saber mais

Projecto Escolas Amigas da Água no Algarve, Coimbra e Ribatejo

"A Quercus, em parceria com a Águas do Algarve, a Águas de Coimbra e a Águas do Ribatejo, irá desenvolver, no ano lectivo 2011/2012, a segunda edição do projecto - Escolas Amigas da Água.”

saber mais

 
Editorial - Poupar e Investir

Dos registos históricos retira-se como ensinamento que os longos e ininterruptos períodos de crescimento e estabilidade económica e social, abalados ligeiramente por crises de duração reduzida e impacto limitado a sectores específicos de actividade, são uma excepção e não a regra.
As duas dezenas de anos que antecederam 2007, ano que marca o início da crise profunda e transversal que Portugal e muitos outros Estados atravessam, foram marcados por uma estabilidade, disponibilidade de rendimentos e aumento de consumo sem precedentes. Foi esta conjuntura que alimentou a confiança e as expectativas optimistas de populações e empresassobre o futuro, que tentadas pela facilidade e preço do crédito e confiantes na manutenção dos apoios sociais dos Estados, em especial nas situações de desemprego, doença e velhice,esqueceram a importância da poupança e cederam mesmo,em muitas situações, à tentação de fundar a sua vivência no crédito.

saber mais


Sabia Que?

» As tarifas reguladas de electricidade e gás natural acabam no final do próximo ano. Todos os consumidores de electricidade e de gás natural, sejam empresas ou famílias, devem procurar um novo comercializador no mercado.

» Come2CoM é um projecto Europeu, do qual Portugal faz parte, financiado no âmbito do programa Energia Inteligente para a Europa (IEE).
Come2CoM

» Portugal é dos países europeus com maior crescimento no uso das energias renováveis. A nível da Europa dos 27, Portugal ocupa o quinto lugar no uso de energias renováveis, posicionando-se muito acima da média comunitária.
renewable

» Hamburgo é a Capital Verde da Europa 2011. Situada nas margens do rio Elba e a segunda maior cidade da Alemanha tem uma estratégia de planeamento integrado e participativo e um forte compromisso no sentido de uma visão "verde".


Informações Úteis

» Está disponível o BOEP n.º 5 - Boletim estatístico do OBSEP. Com esta publicação, a DGAEP pretende contribuir para a divulgação de dados e indicadores estatísticos de curto prazo sobre emprego público, no âmbito das estatísticas do mercado de trabalho.
BOEP n.º 5

» 6. ª Expo Energia 2011 promove o encontro de novos mercados de energia de diferentes sectores, com prioridades comuns, de 8 a 10 de Novembro, no Centro de Congressos da Universidade Católica, Lisboa.
Expo Energia 2011

» Ideias para poupar na impressão de páginas web
Deco

» Mob car sharing é um serviço de aluguer de automóveis à hora, que permite reservar um automóvel através da internet ou pelo telefone e tê-lo disponível no minuto seguinte.
Mobcar sharing


Ficha Técnica

Coordenação
Teresa Vieira
Pesquisa
Teresa Vieira, Elsa Ho
Produção, Concepção e Design
Teresa Vieira e Elsa Ho



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt