enews DGAEP Outubro de 2011
N12 . 2011
 direção-geral da administração e do emprego público
Um olhar sobre a DGAEP e a partilha de recursos
Consulte os simuladores
Faça um orçamento familiar - saiba para onde vai o seu dinheiro
Como poupar em casa
Sugestões para poupar no combustível
Formas de poupar no regresso às aulas
Ajudar a poupar no local de trabalho
Reciclar para poupar
Educação financeira dos mais pequenos
Feira da Poupança e Investimento - 3.ª edição


Faça um orçamento familiar - saiba para onde vai o seu dinheiro

Poupar dinheiro

Por vezes, pequenas despesas que parecem insignificantes podem representar gastos mensais que, no final do ano, se traduzem em poupanças significativas.

Aqui fica um exemplo de uma tabela para calcular o seu orçamento familiar, poderá imprimir ou descarregar e trabalhar em Excel. Só tem de preencher a coluna "Orçamentado Mensalmente" com o que planeia ganhar e gastar, e depois coloque no "Gasto Mensalmente" o valor real no final de cada mês, e poderá depois ver a diferença.

Um orçamento familiar ajuda-o a planear o dinheiro que vai ter disponível, e previne que chegue a meio do mês e veja que já não tem mais dinheiro para gastar. É uma ferramenta bastante útil e bastante simples de utilizar. Não perde mais do que 1 hora por mês a fazer estes cálculos.

Para as despesas do orçamento familiar que não são mensais, como o seguro do carro, converta-as em valores mensais. Por exemplo, se paga 600€ por ano, coloque 50€ mensais. Isto vai-lhe dar uma ideia de quanto precisa poupar mensalmente para conseguir pagar esta despesa. O dinheiro para estas despesas deve estar numa conta separada, para que quando chegue a despesa, exista o dinheiro necessário para a pagar.

A Comissão Europeia apoia um site da organização DOLCETA (Development of On Line Consumer Education Tools) com algumas ferramentas úteis aos cidadãos europeus. Uma dessas ferramentas interessantes é uma calculador online que permite construir um orçamento com base em algumas categorias pré-definidas. Pode depois guardar os dados e recuperar mais tarde.

Para testar esta ferramenta gratuita vá a DOLCETA (orçamento)

Um orçamento não deve ser uma dieta financeira. Isso não vai funcionar a longo prazo. Faça repartições razoáveis para a alimentação, vestuário, habitação, seguros e reserve uma quantidade razoável para entretenimento e luxo ocasional. Poupança deve sempre vir antes de qualquer despesa.

Mesmo uma pequena quantidade poupada vai ajudar a atingir o seu objectivo financeiro de longo e curto prazo.

 
Editorial - Poupar e Investir

Dos registos históricos retira-se como ensinamento que os longos e ininterruptos períodos de crescimento e estabilidade económica e social, abalados ligeiramente por crises de duração reduzida e impacto limitado a sectores específicos de actividade, são uma excepção e não a regra.
As duas dezenas de anos que antecederam 2007, ano que marca o início da crise profunda e transversal que Portugal e muitos outros Estados atravessam, foram marcados por uma estabilidade, disponibilidade de rendimentos e aumento de consumo sem precedentes. Foi esta conjuntura que alimentou a confiança e as expectativas optimistas de populações e empresassobre o futuro, que tentadas pela facilidade e preço do crédito e confiantes na manutenção dos apoios sociais dos Estados, em especial nas situações de desemprego, doença e velhice,esqueceram a importância da poupança e cederam mesmo,em muitas situações, à tentação de fundar a sua vivência no crédito.

saber mais


Sabia Que?

» As tarifas reguladas de electricidade e gás natural acabam no final do próximo ano. Todos os consumidores de electricidade e de gás natural, sejam empresas ou famílias, devem procurar um novo comercializador no mercado.

» Come2CoM é um projecto Europeu, do qual Portugal faz parte, financiado no âmbito do programa Energia Inteligente para a Europa (IEE).
Come2CoM

» Portugal é dos países europeus com maior crescimento no uso das energias renováveis. A nível da Europa dos 27, Portugal ocupa o quinto lugar no uso de energias renováveis, posicionando-se muito acima da média comunitária.
renewable

» Hamburgo é a Capital Verde da Europa 2011. Situada nas margens do rio Elba e a segunda maior cidade da Alemanha tem uma estratégia de planeamento integrado e participativo e um forte compromisso no sentido de uma visão "verde".


Informações Úteis

» Está disponível o BOEP n.º 5 - Boletim estatístico do OBSEP. Com esta publicação, a DGAEP pretende contribuir para a divulgação de dados e indicadores estatísticos de curto prazo sobre emprego público, no âmbito das estatísticas do mercado de trabalho.
BOEP n.º 5

» 6. ª Expo Energia 2011 promove o encontro de novos mercados de energia de diferentes sectores, com prioridades comuns, de 8 a 10 de Novembro, no Centro de Congressos da Universidade Católica, Lisboa.
Expo Energia 2011

» Ideias para poupar na impressão de páginas web
Deco

» Mob car sharing é um serviço de aluguer de automóveis à hora, que permite reservar um automóvel através da internet ou pelo telefone e tê-lo disponível no minuto seguinte.
Mobcar sharing


Ficha Técnica

Coordenação
Teresa Vieira
Pesquisa
Teresa Vieira, Elsa Ho
Produção, Concepção e Design
Teresa Vieira e Elsa Ho



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt