enews DGAEP julho
N3 . 2022
 direção-geral da administração e do emprego público


2.ª edição do Programa EstágiAP XXI

Logo do programa EstágiAP XXI

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência foram afetos à Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), na qualidade de beneficiário intermédio, 3 programas que se integram na dimensão Transição Digital, Investimento TD-C19-i07 - Capacitação da Administração Pública - formação de trabalhadores e gestão do futuro.

Um dos programas respeita ao financiamento dos Estágios Profissionais na Administração Pública (EstágiAP XXI), o qual visa valorizar as qualificações e competências de jovens com formação superior, permitindo um primeiro contacto com o mercado de trabalho, onde os estagiários e as entidades empregadoras beneficiem mutuamente de uma lógica de transmissão e renovação de conhecimento institucional e intergeracional, num contexto socioeconómico em que será necessário um excecional apoio à recuperação económica.

A gestão e coordenação do EstágiAP XXI está a cargo da Divisão de Recrutamento e Mobilidade (DRM), que assegura a tramitação de todo o procedimento, desde o período de candidaturas até à colocação dos estagiários e respetiva avaliação, através do estabelecimento de regras e critérios que devem subjazer à mesma.

Na 1.ª Edição do EstágiAP XXI a DRM recebeu e analisou 2562 candidaturas às 500 vagas de estágio publicitadas, tendo sido colocados 342 estagiários. Durante o último semestre de 2022 decorrerá a 2.ª Edição do programa, a qual contará com mais de 1000 vagas de estágio.

Considerando o seu papel enquanto beneficiário intermédio no âmbito do financiamento comunitário do programa de estágios, a DGAEP procedeu à constituição do Grupo de Trabalho para os Estágios que, integrando trabalhadores da DRM, se encontra a analisar as candidaturas de mais de 220 órgãos e serviços da administração direta e indireta do Estado.     

 
Novos desafios

Diretora-Geral da DGAEP

No âmbito da edição de mais um número da e-news, gostaria de partilhar com os leitores, enquanto diretora-geral da DGAEP, e ainda que sumariamente, os desafios a que a direção-geral terá que dar resposta a curto e médio prazo.

Os desafios da DGAEP estão alinhados com os desafios que as administrações públicas enfrentam na gestão dos seus recursos humanos, em Portugal e em muitos Estados-membros da União Europeia. Através de uma estratégia centrada na inovação e nas pessoas procurar-se-á, quer no plano do apoio à definição de políticas públicas quer no plano da sua execução, contribuir para aumentar a atratividade das administrações públicas e a capacidade de retenção dos seus trabalhadores. 

Armanda Fonseca
Diretora-Geral da DGAEP




Sabia que?

Todos os Acordos Coletivos de Trabalho dos trabalhadores em funções públicas após depositados na DGAEP e publicados em Diário da República podem ser consultados na página eletrónica da DGAEP na área dos Instrumentos de Regulamentação Coletiva de Trabalho (IRCT).



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt