enews DGAEP maio 2014
N19 . 2014
 direção-geral da administração e do emprego público
I Encontro Nacional da CAF (chamada para apresentações)
Registo nacional de Utilizador da CAF
Nova versão CAF Educação 2013
Estudo europeu e 6.º Evento da CAF
Formação de Agentes de Feedback Externo da CAF
Como pode a CAF potenciar a participação dos trabalhadores?
CAF e o reforço da capacitação administrativa (FSE 2014-2020)


Formação de Agentes de Feedback Externo da CAF

O Processo de Feedback Externo da CAF (designado por PEF) constitui um instrumento de reconhecimento do esforço no caminho da melhoria contínua dos serviços públicos, utilizadores do modelo CAF, através de um processo externo de feedback que permite a validação, por uma entidade externa, da qualidade do processo de aplicação do modelo e, consequentemente, o reconhecimento como Utilizador Eficaz da CAF - "Effective CAF User".

Os Agentes de Feedback Externo da CAF (AFC) serão os responsáveis por avaliar a aplicação da CAF e o seu impacto na organização, e emitir o respetivo parecer. A sua função está muito próxima das responsabilidades do auditor/avaliador dos processos de certificação/reconhecimento. Para atuarem enquanto tal, o Agente de Feedback além desta qualificação, deverá também demonstrar experiência na aplicação do modelo, para posteriormente integrar a Bolsa de Agentes de Feedback da CAF, a qual é gerida pela DGAEP, bem como todas as restantes fases do processo de Feedback Externo, incluindo as candidaturas.

No website da CAF, em "Processo de Feedback Externo" está disponível toda a informação, designadamente um Guia do Utilizador.

Formação Agente Feedback Externo CAF

 
Número dedicado à CAF

A CAF (Common Assessment Framework) é um modelo europeu que serve para avaliar e melhorar o desempenho organizacional, tendo como referência os princípios da Excelência.

O modelo CAF baseia-se no pressuposto de que as organizações atingem resultados excelentes ao nível do desempenho na perspetiva dos cidadãos/clientes, colaboradores e sociedade quando têm lideranças que conduzem a estratégia, o planeamento, as pessoas, as parcerias, os recursos e os processos.

O modelo CAF é específico para o setor público e a sua utilização é gratuita.
Cerca de 2 800 organizações públicas europeias já utilizam a CAF!


Informações Úteis

» Software Público.gov.pt
Canal de partilha de Boas Práticas relacionadas com o Software Público, assentando no conceito de repositório de conhecimento, disponibilizando Notícias, Boas Práticas, Eventos, Documentação e Software.

» Programa Aprendizagem ao Longo Vida
O Programa destina-se a promover o intercâmbio e a cooperação, assim como a mobilidade entre sistemas de ensino e formação, a nível europeu, no sentido de estes se estabelecerem enquanto referência mundial de qualidade.

» GeoSaúde
Sistema de informação geográfica baseado na web que permite visualizar sob a forma de mapas, gráficos e quadros, todo o tipo de indicadores de saúde.

» Alimentação inteligente
Partilha de algumas recomendações, conselhos e dicas para ajudar os consumidores a comer melhor e mais barato.


Sabia Que?

» SIM-Cidadão é um Sistema de Gestão de Sugestões e Reclamações dos Utentes do Serviço Nacional de Saúde.

» O novo portal da Rede Comum do Conhecimento está online desde 14 de abril, remodelado com um novo layout e uma nova disposição das áreas temáticas.

» O Portal Garantia Jovem tem como objetivo dar aos jovens, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho.

» A 84.ª Edição da Feira do Livro de Lisboa vai decorrer de 29/05 a 15/06 no no Parque Eduardo VII.


Ficha Técnica

Coordenação
  Teresa Vieira
Pesquisa, Conceção e Produção
  Teresa Vieira e Elsa Ho    
Colaboradores
  Cristina Evaristo, Miguel Rodrigues



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt