enews DGAEP janeiro 2013
N16 . 2013
 direção-geral da administração e do emprego público
Síntese Estatística do Emprego Público
Boletim de Estatística do Emprego Público (BOEP)
Subsite Relações Coletivas de Trabalho (RCT)
Base de Dados REAP
Rede Interministerial de Trabalho Colaborativo
Programa de Estágios Profissionais na Administração central - PEPAC
Cursos e Formação profissional


Visita obrigatórias

» Portal de Língua Portuguesa

O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.

» Novo portal da Segurança Social lançado em Dezembro de 2012

Com uma imagem renovada, o novo Portal da Segurança Social possibilita uma navegação fácil e mais intuitiva, tendo por base uma árvore de navegação construída a partir dos interesses e necessidades do cidadão.

A estrutura dos menus foi dividida em três grandes áreas: "Sou Cidadão", "Sou Empregador" e "Apoios Sociais e Programas" e disponibiliza novas funcionalidades, como destaque das páginas mais vistas, diferentes modos de pesquisa e caixas de acesso rápido para outros documentos relacionados com o tema de cada página de conteúdos.

» Apadrinhamento civil

O Apadrinhamento Civil é uma relação jurídica do tipo familiar que se constitui entre uma criança ou jovem com menos de 18 anos e uma pessoa singular ou família, a quem são atribuídas as responsabilidades parentais, e entre quem se estabelecem os vínculos afetivos.

Os pais e/ou restante família biológica mantêm o direito de visitar, manter o relacionamento com a criança ou jovem e acompanhar o seu desenvolvimento (progressão escolar, situação de saúde, etc.).

A família biológica assume também o dever de colaboração com os padrinhos.

 

Editorial


Informações Úteis

» Através do portal e-fatura, pode verificar todas as faturas passadas com o seu NIF que foram comunicadas à ATA pelas empresas a quem requereu o serviço.
e-fatura

» O site www.gripenet.pt, está ativo todo o ano por forma a fornecer informação sobre a doença e temas relacionados.
gripe net

» Estratégia Nacional para a Deficiência 2011-2013 apoiará a política de promoção dos direitos das pessoas com deficiências/incapacidade nos próximos três anos.
ENDEF

» Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário tem por funções principais a divulgação, defesa e promoção dos direitos e dos interesses legítimos dos trabalhadores cedidos temporariamente.
Provedor de ética empresarial e do trabalhador temporário

» e-forms - Formulários eletrónicos da AP disponibilizado pela INCM.

» A Rede Telemática de Informação Comum é um portal destinado a disponibilizar informação relevante sobre o livro de reclamações. 

» A Irlanda assume a presidência do Conselho da UE de 1 de janeiro a 30 de junho.


Sabia que?

» A Comissão Europeia lançou o Ano Europeu dos Cidadãos, um ano dedicado a si e aos seus direitos.

» O dinheiro do prémio Nobel da Paz atribuído à União Europeia financiará quatro projetos abrangidos pela Iniciativa «Crianças da Paz».

» Pode apresentar uma denúncia eletrónica em matéria de ambiente junto do IGAMAOT.

» A ERSE não é um comercializador de energia, mas divulga na sua página os agentes que no mercado oferecem esse serviço, bem como as regras a que estão sujeitos.

» O ARBITRARE é um centro de arbitragem institucionalizada, com competência para resolver litígios em matéria de propriedade industrial, nomes de domínio de .pt, firmas e denominações.


Ficha Técnica

Coordenação
 Teresa Vieira
Pesquisa, Conceção e Produção
 Teresa Vieira e Elsa Ho



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt