enews DGAEP Setembro de 2010
N09 . 2010
 direção-geral da administração e do emprego público
100 anos de Administração: breves notas (Leis da Republica Portugueza)
Outros Centenários - Aconteceu em 1910
Sugestões de eventos a decorrer no âmbito do Centenário da República
2.º Prémio Ideia.Simplex'10 - Passe Museus
4.º Evento Europeu de Utilizadores da CAF, Bucareste (Roménia)
Comité de Governação Pública da OCDE
Visitas a não perder - Centenário da República


4.º Evento Europeu de Utilizadores da CAF, Bucareste (Roménia)

O Evento desenvolveu-se em torno de 10 sessões plenárias e 8 sessões paralelas (worhshops) com a apresentação de 23 casos. Portugal esteve presente com a apresentação da experiência da Região Autónoma dos Açores "A auto-avaliação no contexto da gestão por objectivos", pela Dra. Ana Margarida Laranjeira, tendo Portugal igualmente coordenado uma sessão plenária e um workshop.

Os Eventos Europeus de Utilizadores da CAF (Common Assessment Framework) são um dos resultados da cooperação da Rede dos Correspondentes Nacionais CAF, com a apoio cientifico do Centro de Recursos CAF - Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA). Tiveram o seu início em 2003 e têm por objectivo apresentar e discutir casos de sucesso de aplicação do modelo e debater temas relevantes respeitantes à avaliação das organizações, assim como divulgar, pelo sector público europeu, a prática de Gestão pela Qualidade Total (TQM).

Através da utilização desta metodologia de autoavaliação os serviços públicos pretendem responder aos 8 princípios da excelência e orientar-se em direcção à eficiência organizacional. Na perspectiva de ver o resultado dos seus esforços reconhecido foi recentemente (final de 2009) aprovado o Processo de Reconhecimento Externo relativo à certificação boa aplicação do modelo, conduzindo à atribuição de "Selo" de "Utilizador Efectivo CAF" (Effective CAF User). 

Até ao presente foram realizados 4 eventos desta natureza:

  • 1º Evento Europeu CAF "Self-Assessment and Beyond "- , Roma, 2003;
  • 2º Evento Europeu CAF, Luxemburgo, 2005;
  • 3º Evento Europeu CAF "CAF Inspiring Change", Lisboa, 2007.
  • 4 º Evento Europeu CAF "Progressing Towards Excellence" Bucareste, 2010.

Para mais informações sobre os Eventos CAF e material de apoio poderá consultar:

Estrutura Comum de Avaliação, DGAEP

 

Participação da DGAEP no evento

 
Editorial


Sabia que?

» Vai decorrer o Portugal 2010 - Exposição Mundial de Filatelia, de 1 a 10 de Outubro, na FIL - Parque das Nações. Serão expostos perto de 1 milhão de espécimens filatélicos, sendo uma das temáticas alusiva ao Centenário da República.
Portugal 2010 - Exposição Mundial de Filatelia

» As Nações Unidas declararam 2010 o Ano Internacional da Juventude, tendo em conta a importância das questões ligadas à área da Juventude.
Ano Internacional da Juventude

  Portal da Juventude

» A UNESCO declarou 2010 o Ano Internacional de Aproximação entre Culturas com o objectivo de "ajudar a dissipar a confusão nascida da ignorância, o preconceito e a exclusão, geradores de tensão, insegurança, violência e conflito".
Ano Internacional para a Aproximação Entre Culturas


Informações úteis

» O Transporlis é um Sistema de Informação de Transporte de Passageiros na Área Metropolitana de Lisboa. Está disponível online e em vários quiosques multimédia: Aeroporto de Lisboa, estações de metro do Senhor Roubado e de Odivelas, estação de CP de Moscavide, Gare do Oriente, terminal rodoviário de Sete Rios e sede do IMTT.
Transporlis

» O serviço Casa Pronta, disponibilizado pelos serviços do Ministério da Justiça, permite realizar de forma imediata todas as formalidades necessárias à compra e venda de casa (prédios urbanos).
Serviço Online Casa Pronta

» No Portal Nacional poderá encontrar organizado por distritos: empresas, onde ficar hospedado, restauração, entidades públicas, farmácias, notícias, meteorologia, classificados, câmbios, fóruns de discussão, etc.
Portal Nacional


Ficha Técnica

Coordenação
Teresa Vieira
Produção
Teresa Vieira, Elsa Ho, Célia Fernandes
Concepção e Arranjo Gráfico
Teresa Vieira e Elsa Ho



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt