enews DGAEP maio 2013
N17 . 2013
 direção-geral da administração e do emprego público
Estrutura Comum de Avaliação - DGAEP
Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública 2013
Açores ganha prémio de qualidade de Costa de Ouro 2013
Entidades Certificadoras de Qualidade
Organismos com certificação de Qualidade
Seleção de Prémios de Excelência e Qualidade

Estrutura comum de avaliação (CAF)

Estrutura Comum de Avaliação - DGAEP

A Estrutura Comum de Avaliação é um modelo de auto-avaliação do desempenho organizacional, especificamente desenvolvido para ajudar as organizações do sector público dos países europeus a aplicar as técnicas da Gestão da Qualidade Total, melhorando o seu nível de desempenho e de prestação de serviços.
Desde Outubro de 2002, é a DGAEP o organismo responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação das iniciativas de divulgação e implementação da CAF na Administração Pública Portuguesa.

saber mais

Os nossos colegas - Qualidade na AP

Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública 2013

A Comissão Europeia lançou o «Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública 2013» com o propósito de sensibilizar as administrações públicas europeias a olharem para a inovação como um elemento gerador de oportunidades e benefícios para os cidadãos, consumidores e trabalhadores europeus.

saber mais

SMSBVC galardoados com Prémio de Qualidade de Serviços de Águas e Resíduos 2012

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) foram distinguidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com o Prémio de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2012, na categoria “Qualidade de serviço de gestão de resíduos urbanos prestados aos utilizadores”.

saber mais

Açores ganha prémio de qualidade de Costa de Ouro 2013

O Quality Cost Gold Award 2013 é um prémio internacional que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável. Dos mil candidatos, o júri selecionou 100 destinos, tendo os Açores obtido a melhor classificação.

saber mais

Investigador do INESC TEC (Porto) galardoado com IEEE Renewable Energy Excellence Award

A associação profissional de engenheiros IEEE, é a mais importante a nível mundial, reconhece, assim, as contribuições pioneiras na integração de renováveis no sistema eléctrico ao longo das últimas duas décadas.

saber mais

Entidades Certificadoras de Qualidade

Entidades Certificadoras de Qualidade

Neste espaço estão reunidas algumas das entidades nacionais e internacionais com competência para atribuir credenciação em Qualidade. Estão também disponíveis algumas organizações que disponibilizam ferramentas de normalização ISO.

saber mais

Organismos com acreditação de Qualidade

Organismos com certificação de Qualidade

Apresentamos alguns organismos que dispõem de acreditação de qualidade.

saber mais

Prémios/Programas a decorrer em 2013

Seleção de Prémios de Excelência e Qualidade

A DGAEP selecionou alguns Prémios e Programas que irão ter lugar em 2013, no âmbito da Qualidade na Administração Pública

saber mais

Eventos/Congressos - Temática Qualidade

Eventos/Congressos - Temática Qualidade

Seleção de eventos cuja temática está de alguma forma relacionada com Qualidade

saber mais

Visitas obrigatórias

Portal base: contratos públicos online

O Portal Base é um espaço de diálogo com os intervenientes num contrato público, mas também com o cidadão.

saber mais

Plataforma de dados da saúde

No âmbito da sua estratégia de facilitação da vida aos utentes e melhoria da qualidade dos serviços prestados, o Ministério da Saúde disponibiliza a Plataforma de Dados da Saúde - Portal do Utente (PDS- PU).

saber mais

 

Qualidade e Certificação

"O interesse crescente em produzir com Qualidade e demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as áreas de atividade.
O processo de normalização tem-se tornado cada vez mais intenso e tem por objetivo refletir e tornar do domínio público metodologias relacionadas com a permuta de produtos / serviços.
Para isso, a comunidade europeia desenvolveu uma série de normas que servem de guia para a implementação de um sistema de gestão da qualidade e sua possível certificação por uma entidade terceira. A certificação consiste no reconhecimento por um organismo idóneo e independente de que uma organização (pública ou privada) dispõe de um Sistema de Qualidade implementado de acordo com as normas da série ISO 9001."


Informações úteis

» A Rede Nacional de Mentores (RNM) tem como objetivo estimular a ligação entre profissionais experientes e empreendedores a desenvolver as suas ideias de negócio e projetos empresariais.

» Conheça todos os serviços que pode realizar online, no sítio do IRN.
Serviços online do Instituto dos Registos e Notariado

» O Seguranet.pt visa promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet.

» A Terra dos Sonhos é uma Organização de Solidariedade Portuguesa, sem fins lucrativos, que ajuda na realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado de doença, crianças e jovens carenciadas e idosos.


» A Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama é uma IPSS desde Junho 1999, sem fins lucrativos, no âmbito da Saúde e da Solidariedade Social.


Sabia que?

» Já estão abertas as candidaturas à 7ª Edição do Prémio Boas Práticas na Saúde - Qualidade e Inovação.

» O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras abriu ao público uma Loja do Passaporte, no Aeroporto de Lisboa, que permite obter o mesmo em 7 horas.

» A Iniciativa JESSICA é uma forma inovadora de aplicar os fundos estruturais comunitários postos à disposição dos Estados membros.

» A AMA e OET preparam assinatura profissional de Engenheiro Técnico com Cartão de Cidadão.


Ficha Técnica

Coordenação
  Teresa Vieira
Pesquisa, Conceção e Produção
  Teresa Vieira e Elsa Ho



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt