» Distinção internacional "Effective CAF User"
Da autoavaliação com a CAF ao feedback externo
Os utilizadores do modelo Common Assessment Framework (CAF) têm agora a oportunidade de verem reconhecidos os seus esforços através do Processo de Feedback Externo da CAF, coordenado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público.
Este parecer externo, emitido por Agentes Externos devidamente certificados para o efeito, incide sobre três aspetos fundamentais:
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a qualidade da implementação do modelo CAF e seu impacto na organização
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a forma como foram planeadas e implementadas as ações de melhoria
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a assimilação de uma cultura de excelência (princípios TQM) na organização
Qualquer organização pública, independentemente do setor em que opera, poderá candidatar-se, observando os seguintes requisitos:
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deverá ocorrer entre 6 a 12 meses depois de realizada a última autoavaliação e ter concluído e entregue o respetivo relatório;
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a organização deverá estar registada ou registar-se na base de dados europeia de utilizadores da CAF, disponibilizada no
sítio do EIPA.
Terminado este processo de feedback externo e perante uma avaliação positiva da organização ser-lhe-á emitida a distinção internacional de "Effective CAF User" .
Refira-se que, a nível europeu, foram distinguidas 30 organizações como "Effective CAF User", duas das quais são portuguesas, no quadro de um projeto-piloto: Instituto da Segurança Social e Departamento de Educação e Intervenção Social da Câmara Municipal de Palmela.
Para efetuar a candidatura e obter informações detalhadas sobre este processo deverá ser consultado, a partir de 17 de junho, o respetivo Guia do Utilizador do Processo de Feedback Externo da CAF, disponível no endereço eletrónico www.caf.dgaep.gov.pt, onde também se encontra o formulário de candidatura.
» Melhorar o desempenho organizacional
Versão melhorada do modelo - CAF 2013
Fruto da experiência de 13 anos de aplicação do modelo Common Assessment Framework (CAF), os atuais e potenciais utilizadores dispõem agora de uma versão melhorada do modelo - CAF 2013, cuja tradução portuguesa estará disponível no website da CAF a partir de 1 de agosto.
Nesta nova versão o modelo é ainda composto por 9 critérios e 28 subcritérios, porém alguns destes foram reformulados. A principal mudança ocorreu no critério 5 onde foram fundidos dois subcritérios e criado um novo. Todos os exemplos dos subcritérios foram revistos e adaptados às mudanças na estrutura e o glossário foi atualizado. Com a CAF 2013 foram claramente definidos os 8 Princípios de Excelência para o setor público e integrados nos diversos critérios do modelo.
Recorde-se que a CAF é um modelo europeu de autoavaliação e desenvolvimento organizacional, inspirado em modelos de Gestão da Qualidade Total (TQM), composto por um conjunto de critérios que avaliam a organização sob diferentes ângulos e fornecem orientação para desenvolver um plano de melhorias.
Além dos benefícios para o desenvolvimento organizacional, há a destacar outros aspetos práticos:
- é um modelo específico para o setor público (foi criado com este propósito);
- a sua utilização é gratuita (o modelo e materiais de apoio são disponibilizados gratuitamente pela DGAEP);
- a metodologia de aplicação desenvolve-se através de um processo de autoavaliação, ou seja, privilegia o conhecimento e a participação dos colaboradores da própria organização, sem recurso a consultores externos.
Em conclusão, a CAF funciona! É um modelo que tem evoluído ao longo dos seus 13 anos de existência (4 versões), com subprodutos associados, como é o caso de uma versão específica para o setor da educação (CAF Educação) e a validação externa do processo de autoavaliação (Processo de Feedback Externo). Acresce ainda destacar a adesão ao modelo: 2759 utilizadores da CAF registados na base de dados europeia oriundos de 46 países e instituições europeias.
» Protocolo entre a DGAEP e a APCER
A DGAEP e a Associação Portuguesa de Certificação (APCER) têm em vigôr um Protocolo de Colaboração no âmbito da promoção e divulgação de conhecimentos e práticas nos domínios da certificação de sistemas de gestão e da gestão da qualidade.
Constitui outro objectivo deste protocolo a possibilidade dos organismos e serviços públicos acederem, com condições vantajosas a estudar caso a caso, aos serviços, acções de formação, seminários e outros eventos relacionados com a Gestão e Certificação da Qualidade, promovidos pela APCER.