enews DGAEP maio 2013
N17 . 2013
 direção-geral da administração e do emprego público
Estrutura Comum de Avaliação - DGAEP
Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública 2013
Açores ganha prémio de qualidade de Costa de Ouro 2013
Entidades Certificadoras de Qualidade
Organismos com certificação de Qualidade
Seleção de Prémios de Excelência e Qualidade


Seleção de Prémios de Excelência e Qualidade

Prémio Prémio de Excelência - Sistema Português da Qualidade - PEX-SPQ 2013

O Prémio de Excelência - Sistema Português da Qualidade foi criado em 1992 e atribuído pela primeira vez em 1994. Em 2004 o Prémio foi alargado à categoria Setor Público, Cooperativas, Associações e outras Entidades sem Fins Lucrativos:

  • Organismos da Administração Central;
  • Organismos da Administração Local;
  • Organismos da Administração Regional;
  • Organismos sob a Administração Indireta do Estado;
  • Setor Público Administrativo.

A Cerimónia de entrega de troféus 2013 terá lugar no dia 28 de junho de 2013.

Prémio EPSA - European Public Sector Award - 2013

O Prémio Europeu do Setor Público (EPSA) é um instrumento importante para incentivar as boas práticas nas administrações públicas em toda a Europa e ajudar os países a aprender uns com os outros. Desde a sua criação em 2007, o EPSA tem atuado como um motor de mudança na forma como os serviços públicos funcionam no século 21, encorajando-os a implementar inovações e oferecer qualidade. O tema de 2013 é "Weathering the storm - Creative solutions in a time of crisis".

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá de 25 a 27 de Novembro.

Prémio UN Public Service Awards - UNPSA 2013

Os Prémios de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSA) têm como objetivo reconhecer (anualmenet) projetos e iniciativas públicas inovadoras ao nível mundial, distinguindo o que de melhor se faz em termos de serviços públicos.

O Plano Global Estratégico de Racionalização e Redução de Custos TIC na Administração Pública (PGERRTIC) passou à segunda fase dos UN Public Services Awards. 

A cerimónia de entrega dos Prémios acontecerá em Manama, no Bahrain, de 24 a 27 Junho de 2013.

Prémio Programa ECOXXI 2013

Sendo a sua nomenclatura e o seu conteúdo inspirados nos princípios subjacentes à Agenda 21, o Projecto ECOXXI procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município.

O ECOXXI 2013 pretende desta forma valorizar um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares:

  • a educação no sentido da sustentabilidade;
  • a qualidade ambiental.

Prémio Projeto/Prémio ECO Freguesias XXI

O projeto Eco Freguesias XXI visa a criação de um sistema de indicadores que possibilitem a monitorização da sustentabilidade local recorrendo: a metodologias participativas que pretendem envolver os atores locais na definição do conceito de sustentável à escala da freguesia à intervenção de um conjunto de peritos.

O lançamento do projeto a nível nacional implicará que, após o tempo de definição e teste do projeto nas "freguesias-tipo", se abrisse a possibilidade de atribuir um prémio "ECOXXI- freguesias" aquelas que demonstrassem estar a caminhar no sentido da sustentabilidade. Nos prémios a atribuir ás freguesias poderão eventualmente vir a ser realçadas boas práticas à escala dos "eco-bairros" e "eco-famílias".

Prémio Programa LIFE+

O Programa LIFE+, instrumento financeiro para o ambiente, foi estabelecido pelo Regulamento (CE) N.º 614/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Maio de 2007, com vista a contribuir para a execução, a atualização e o desenvolvimento da política e da legislação ambientais da Comunidade, incluindo a integração do ambiente noutras políticas, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.

 

Qualidade e Certificação

"O interesse crescente em produzir com Qualidade e demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as áreas de atividade.
O processo de normalização tem-se tornado cada vez mais intenso e tem por objetivo refletir e tornar do domínio público metodologias relacionadas com a permuta de produtos / serviços.
Para isso, a comunidade europeia desenvolveu uma série de normas que servem de guia para a implementação de um sistema de gestão da qualidade e sua possível certificação por uma entidade terceira. A certificação consiste no reconhecimento por um organismo idóneo e independente de que uma organização (pública ou privada) dispõe de um Sistema de Qualidade implementado de acordo com as normas da série ISO 9001."


Informações úteis

» A Rede Nacional de Mentores (RNM) tem como objetivo estimular a ligação entre profissionais experientes e empreendedores a desenvolver as suas ideias de negócio e projetos empresariais.

» Conheça todos os serviços que pode realizar online, no sítio do IRN.
Serviços online do Instituto dos Registos e Notariado

» O Seguranet.pt visa promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet.

» A Terra dos Sonhos é uma Organização de Solidariedade Portuguesa, sem fins lucrativos, que ajuda na realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado de doença, crianças e jovens carenciadas e idosos.


» A Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama é uma IPSS desde Junho 1999, sem fins lucrativos, no âmbito da Saúde e da Solidariedade Social.


Sabia que?

» Já estão abertas as candidaturas à 7ª Edição do Prémio Boas Práticas na Saúde - Qualidade e Inovação.

» O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras abriu ao público uma Loja do Passaporte, no Aeroporto de Lisboa, que permite obter o mesmo em 7 horas.

» A Iniciativa JESSICA é uma forma inovadora de aplicar os fundos estruturais comunitários postos à disposição dos Estados membros.

» A AMA e OET preparam assinatura profissional de Engenheiro Técnico com Cartão de Cidadão.


Ficha Técnica

Coordenação
  Teresa Vieira
Pesquisa, Conceção e Produção
  Teresa Vieira e Elsa Ho



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt