enews DGAEP Abril de 2009
N03 . 2009
 direção-geral da administração e do emprego público
Novos Procedimentos de Recrutamento para a Administração Pública
Programa MOBILIes - Novas acções de formação em Abril
AMA avalia Simplificação Administrativa para Empresas
Es Posible Motivar a los Funcionarios Públicos?


AMA avalia Simplificação Administrativa para Empresas

A Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), na sequência do "Programa de Acção para a Redução dos Encargos Administrativos da Regulamentação existente na União Europeia", tem vindo a desenvolver um projecto de avaliação das medidas Simplex no sentido de aferir o impacto da redução dos encargos administrativos para as Empresas.  

No global, as medidas de simplificação destinadas a empresas que foram alvo desta avaliação tiveram resultados positivos no que diz respeito à efectiva redução de tempo despendido no cumprimento de obrigações de informação e/ou na execução de serviços públicos. Algumas medidas Simplex registaram mesmo reduções superiores a 90%.

No ano de 2008 foram alvo desta avaliação 15 das medidas destinadas a empresas do Programa Simplex de 2006 e 2007. De acordo com os resultados, destaca-se a redução de 19h21 (95%) na alteração do contrato de sociedade, a redução de 31h25 (87%) no processo de licenciamento comercial e ainda as reduções de 92% permitidas pelas medidas de eliminação da obrigatoriedade de livros de escrituração mercantil e certidão permanente em inglês. Em termos financeiros, a Informação Empresarial Simplificada reduziu em 8h43 o tempo necessário para efectuar a prestação anual de contas, repercutindo-se numa poupança real de 1,97M€.

Este projecto AMA, entidade responsável pela identificação, quantificação e simplificação/redução dos encargos administrativos no ciclo de vida das empresas, surge após a realização de alguns projectos-piloto que permitiram criar uma abordagem nacional à metodologia utilizada pela Comissão Europeia e respectivos Estados-Membros, o Standard Cost Model. No contexto do "Programa de Acção para a Redução dos Encargos Administrativos da Regulamentação", a Comissão Europeia apelou aos Estados-Membros para que, até Outubro de 2012, cumprissem a meta de redução de 25% dos actuais encargos administrativos para empresas.

Para mais informações consulte o site da AMA

 

Sabia Que?

Os serviços e organismos da Administração Pública que detenham carreiras gerais devem preencher o questionário, disponível no site da DGAEP, até ao final do mês de Abril.

Logo ideaisA Administração Pública Francesa promove a participação dos seus funcionários na inovação dos serviços.

A 7.ª Conferência de "e-Government, e-Business and e-Justice"  da Europa Oriental tem lugar em Praga, nos dias 22 a 24 de Abril. 

Logo das Conferencias do EstorilO Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) em conjunto com o Município de Cascais, realiza nos dias 7 a 9 de Maio de 2009, a primeira edição das Conferências do Estoril subordinada ao tema "Desafios Globais, Respostas Locais". 


Informações Úteis

Alterações na Protecção na Maternidade, Paternidade e Adopção.

No 2.º semestre de 2009 será lançada a webpage "Ser Trabalhador na Administração Pública", com temas de interesse para este público alvo.


Breves

Delegação do Governo da Província de Maputo (República de Moçambique) visita DGAEP.

Publicacao OCDE 2009Em Fevereiro de 2009 foi publicada uma nova edição das Perspectivas da OCDE sobre as Pensões Privadas.



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt