enews DGAEP setembro
N4 . 2022
 direção-geral da administração e do emprego público


Segunda edição do Programa EstágiAP XXI


Amanhã, dia 14 de setembro, têm início as candidaturas para a 2ª edição do Programa «EstágiAP XXI». Este programa destina-se a licenciados até aos 30 anos de idade, à data de início do estágio, ou até aos 35 anos se forem pessoas com deficiência e/ou com grau de incapacidade funcional igual ou superior a 60%, que se encontrem à procura do primeiro emprego ou de novo emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Os estágios têm a duração de nove meses, a tempo completo ou parcial, e dão direito a uma bolsa mensal correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior, acrescida de subsídio de refeição e de seguro de acidentes de trabalho. A celebração de um contrato de estágio ao abrigo deste programa não dá lugar à constituição de um vínculo de emprego público, mas é equiparada, designadamente para efeitos de segurança social, a trabalho por conta de outrem.

A lista das entidades promotoras com as vagas de estágio a disponibilizar, num total de 1658 vagas, será publicitada amanhã na página eletrónica da DGAEP e na Bolsa de Emprego Público (BEP).



 
Editorial

No dia 9 de setembro último foi publicada a Portaria n.º 233/2022, sobre o procedimento concursal de recrutamento de trabalhadores em funções públicas.

A nova portaria enuncia os princípios e garantias essenciais que enformam o recrutamento e regulamenta a tramitação do procedimento concursal. De acordo com a sua exposição de motivos, visa o aperfeiçoamento da atividade de recrutamento, norteado por dois objetivos estratégicos: fazer as melhores escolhas e recrutar os trabalhadores mais aptos, e tornar a atividade de recrutamento mais eficiente, conferindo-lhe previsibilidade.

A nova regulamentação cria novos e exigentes desafios à Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Novos, porque a atividade de recrutamento não foi competência da DGAEP durante quase 10 anos, tendo sido transferida para o INA, então Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, em 2012 e regressado a esta direção-geral em maio de 2021.

Exigentes, porque à DGAEP não foi apenas atribuída a competência de prestar apoio técnico aos órgãos e serviços da Administração Pública em matéria de recrutamento, mas também de prestar, ela própria, serviços de recrutamento.

Assim, para além de poder aplicar métodos de seleção e integrar júris de concurso em procedimentos concursais organizados pelos órgãos e serviços da Administração Pública, a DGAEP é responsável por assegurar as funções de entidade de recrutamento centralizado, cabendo-lhe organizar procedimentos concursais tendo em vista a constituição de reservas de recrutamento para utilização futura por um conjunto de empregadores públicos de acordo com a definição de perfis profissionais, transversais a toda a Administração Pública.

A Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, entra em vigor no próximo dia 1 de outubro.

Armanda Fonseca
Diretora-Geral da DGAEP


Sabia que?

Pode consultar a informação relativa aos avisos prévios de greve na página eletrónica da DGAEP, em Greves Comunicadas.


Ficha Técnica

Coordenação
DRIC
Pesquisa, conceção e produção
Bruno Fialho, Célia Fernandes, Francisco Ferreira, Nelson Costa, Susana Rodrigues.



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt