Iluminação em Casa

» Desligar todas as luzes que se encontram acesas desnecessariamente, maximizando a utilização da luz solar.

» Utilizar lâmpadas fluorescentes (tubulares ou compactas). Uma lâmpada convencional de 100W proporciona a mesma luz que uma lâmpada de baixo consumo de 20W (poupa 3 euros por ano por cada hora diária de utilização) e têm uma vida útil  4 a 10 vezes superior a uma lâmpada convencional.

» Se pensa que a lâmpada está fraca e precisa de ser substituída, experimente primeiro limpá-la. O pó que se acumula nas lâmpadas reduz a luz que estas emitem, dando a ideia de que já não está a funcionar devidamente.

» Um regulador de intensidade de luz também pode ajudar a reduzir o consumo de electricidade. Em alternativa, escolha sempre a iluminação orientada, ou seja, se estiver a ler, basta ligar o candeeiro ao seu lado, não precisa da luz de tecto acesa também.

» Nas divisões com envidraçados, aproveite ao máximo a luz natural para evitar ter de recorrer tanto à iluminação artificial: não só é gratuita como mais amiga do ambiente.

» Pintar as paredes e os tectos com cores claras, que reflectem melhor a luz, reduz a necessidade de iluminação artificial.

» Evitar abat-jours muito opacos, já que obrigam a utilização desnecessária de lâmpadas mais potentes.

» Instalar sensores de movimento nos locais de passagem, como por exemplo garagens e vestíbulos.

Veja também:

Tipo de lâmpadas

Iluminação - potencial de poupança

Questões sobre as LFC