Todas as notícias - 2016

30-12-2016  Remuneração Mínima Mensal Garantida (RMMG) para 2017 e atualização da Tabela Remuneratória Única aplicável aos trabalhadores com vínculo de emprego público

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 86-B/2016, de 30 de dezembro, que atualiza o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2017, que passa a fixar-se em 557 € a partir de 1 de janeiro de 2017.

Com a alteração da RMMG é alterado o montante pecuniário do 2.º nível remuneratório da tabela remuneratória única (TRU), aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro, que passa a corresponder ao da retribuição mínima mensal garantida. Em consequência, é atualizada para montante correspondente à RMMG a remuneração dos trabalhadores posicionados em níveis remuneratórios automaticamente criados entre o primeiro e segundo e entre o segundo e terceiro níveis remuneratórios da TRU, a que corresponda uma remuneração base fixada em valor inferior.

30-12-2016  Formação profissional na Administração Pública

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 86-A/2016, de 30 de dezembro, que define o regime da formação profissional na Administração Pública, revogando o Decreto-Lei n.º 50/98, de 11 de março. O novo regime entra em vigor no próximo dia 1 de janeiro.    

28-12-2016  Grandes Opções do Plano para 2017

Foi publicada a Lei n.º 41/2016, de 28 de dezembro que aprova As Grandes Opções do Plano para 2017, a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2017.

28-12-2016  Lei do Orçamento do Estado para 2017

Foi publicada a Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro que aprova o Orçamento do Estado para 2017, a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2017.

27-12-2016  Agrupamento de Escolas Figueira Mar, apresenta boa prática no 7º Evento Europeu da CAF

No dia 30 de novembro, em Bratislava, o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, partilhou a sua experiência de sucesso com a aplicação do modelo CAF Educação (Estrutura Comum de Avaliação para o setor da educação).

O Agrupamento tem traçado um caminho com a utilização deste modelo, desde o ano da agregação das suas 7 escolas, em 2012/2013.

Foi a primeira instituição escolar pública em Portugal a obter o reconhecimento europeu "Effective CAF USER" e "Commited to Excellence - 1 star".

"É um desafio contínuo, conseguido com o empenho dos professores, funcionários, alunos, encarregados de educação e parceiros" - Agrupamento de Escolas Figueira Mar

Saiba mais

27-12-2016  Gestão Inovadora de Recursos Humanos - Câmara Municipal de Lisboa, apresenta boa prática no 7º Evento Europeu da CAF

No dia 30 de novembro, em Bratislava, a Câmara Municipal de Lisboa partilhou a sua experiência de sucesso na GRH, utilizando a CAF (Estrutura Comum de Avaliação), como modelo de referência.

Os resultados alcançados têm sido reconhecidos com prémios, menções honrosas e outras distinções.

Destaca-se a participação no "Roadshow de Valorização das Pessoas", promovido pelo INA e a nomeação "Empresa Pública com a melhor performance na Gestão de Pessoas" pela Revista Human Resources Portugal.

Saiba mais

22-12-2016  Registo de dados de recursos humanos de 1 a 15 de janeiro de 2017

O Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE), instituído pela Lei n.º 57/2011, de 28 de novembro, alterada pelo artigo 57.º da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, é um sistema de recolha e disponibilização de informação de "todos os serviços integrados, serviços e fundos autónomos, regiões autónomas, autarquias locais, outras entidades que integrem o universo das administrações públicas em contas nacionais, empresas do setor empresarial do Estado e dos setores empresariais regionais, intermunicipais e municipais, bem como demais pessoas coletivas públicas e outras entidades públicas", os quais têm o dever de prestar informação no SIOE relativa à sua caracterização organizacional e respetivos recursos humanos.

De 1 a 15 de janeiro de 2017 decorre o carregamento de dados de recursos humanos no SIOE referente a 31 de dezembro e ao 4.º trimestre de 2016.  

Para efeitos de carregamento, consubstanciado no preenchimento dos vários quadros de recolha de dados sobre recursos humanos, são disponibilizados no SIOE: instruções de preenchimento atualizadas dos quadros, manuais e outros instrumentos de apoio, incluindo FAQ's (Perguntas mais frequentes) e documento sobre Validações.

Após o carregamento, a entidade deve abrir cada um dos quadros e verificar se existem células pintadas/erros, com vista à sua correção.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do seguinte endereço eletrónico: sioe@dgaep.gov.pt

Solicita-se a verificação da validade dos respetivos login/password de acesso ao SIOE, a fim de poderem cumprir atempadamente esta obrigação legal.

Alterações na credenciação devem ser dirigidas para informatica@dgaep.gov.pt

14-12-2016  Balanço Social 2016. A DGAEP disponibiliza o formulário e instruções de preenchimento do Balanço Social de 2016

Encontra-se disponível para download o ficheiro Excel com os quadros do Balanço Social de 2016, a serem preenchidos por todos os serviços e organismos da Administração Pública para posterior envio à DGAEP.

Informa-se que os quadros do Balanço Social de 2016 e notas de preenchimento relevantes foram adequados à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho.

Saiba mais aqui

15-11-2016  Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) - 3.º Trimestre de 2016. A SIEP é uma publicação trimestral de divulgação dos principais indicadores estatísticos sobre emprego público

Nesta edição da SIEP divulgam-se os dados de emprego e remunerações médias recolhidos através do Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE) para o sector das Administrações Públicas, com referência ao 3.º trimestre 2016. É igualmente disponibilizado um capítulo de indicadores estatísticos de síntese sobre emprego e remunerações no universo das empresas públicas, demais pessoas coletivas públicas e outras entidades públicas que compõem os subsectores das sociedades financeiras e não financeiras públicas do sector público.

emprego

A 30 de setembro de 2016, o emprego no sector das administrações públicas situava-se em 655 503 postos de trabalho, revelando uma quebra de 0,6% em comparação com o final do trimestre anterior (menos 3 659 postos de trabalho). Para esta evolução contribuiu essencialmente a quebra do número de trabalhadores da administração central: menos 3 529 correspondente a uma variação de -0,7%. Os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apresentam o maior contributo para esta quebra de emprego (menos 3 243 postos de trabalho no total) refletindo a atividade do início do ano letivo 2016/2017, com o processo de colocação de docentes contratados nos estabelecimentos de educação e ensino básico, secundário e de ensino superior, ainda geralmente incompleto no final do mês de setembro.

Desde o início do ano de 2016, o emprego nas administrações públicas reduziu em 2 849 postos de trabalho, indiciando uma variação de -0,4%, entre 1 de janeiro e 30 de setembro.

Em termos homólogos, este indicador apresenta um aumento de 1,0%, correspondente a mais 6 319 postos de trabalho em resultado do aumento de emprego na administração central (mais 6 329 trabalhadores para uma variação de 1,3%), em particular no Ministério da Educação. mais 4 465 trabalhadores para um crescimento de 2,7%.

Face ao número de trabalhadores a 31 de dezembro de 2011, o emprego nas administrações públicas, no final do 3.º trimestre de 2016, reduziu globalmente em 71 670 postos de trabalho (-9,9%).

No final do 3.º trimestre do ano, o emprego por subsectores das administrações públicas manteve uma estrutura idêntica à do final do trimestre anterior: 76,1% dos trabalhadores encontram-se em entidades da administração central, 16,8% na administração local e 5,6% na administração regional autónoma.

O peso na população total mantém-se em 6,4% (rácio de administração). A 30 de setembro 2016, o emprego no sector das administrações públicas representa cerca de 12,6% da população ativa e de 14,1% da população empregada.

Por outro lado, em cada 10 trabalhadores das administrações públicas, 6 são mulheres, mantendo a taxa de feminização no sector acima do mesmo indicador para a população ativa. Na mesma data, as mulheres trabalhadoras nas administrações públicas representam 15,4% da população ativa do mesmo sexo

remunerações

Em julho de 2016, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no sector das administrações públicas situava-se em cerca de 1 440,1€, correspondendo a uma variação global média de 0,6% em relação ao mês de referência do trimestre precedente (abril); e a uma variação homóloga de 2,5%, por efeito da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, bem como do impacto da reversão de 80% da redução remuneratória para remunerações acima de 1500€ (Lei n.º 159-A/2015 de 30 de dezembro). A atualização do valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida em 2016 (Decreto-Lei n.º 254-A/2015, de 31 de dezembro), produz efeitos na comparação com o período homólogo.

O ganho médio mensal das administrações públicas é estimado, para julho de 2016, em 1 656,7€, indiciando uma variação global no trimestre de 0,9%, e a variação homóloga de 2,2%, pelos motivos referidos para a remuneração base média.

Consulte a SIEP do 3.º trimestre 2016 e os quadros em Excel aqui

24-10-2016  Está disponível o n.º 15 (outubro 2016) do Boletim Estatístico do Emprego Público (BOEP)

Em 30 de junho de 2016, em cada 100 trabalhadores que constituem a população ativa portuguesa (empregados e desempregados) 12,8 trabalhava numa entidade das administrações públicas. Em média, mais de metade dos trabalhadores no sector das administrações públicas são mulheres (59,4%) sendo a taxa de participação feminina mais expressiva nas administrações regionais dos Açores (66,1%) e da Madeira (70,3%) e nos Fundos de Segurança Social (81%).

A idade média estimada para os trabalhadores das administrações públicas é 46,1 anos, sendo de 46,7 anos para as mulheres e de 45,4 para os homens. Não considerando as carreiras das Forças Armadas e de Segurança, onde se concentram os maiores índices de juventude e de renovação, a idade média dos trabalhadores civis das administrações públicas aumenta para os 47,3 anos de idade.

O nível de tecnicidade do emprego nas administrações públicas é elevado: 51,2% dos trabalhadores possuem habilitação de ensino superior, situando-se 26,3 pontos percentuais acima do mesmo indicador registado para a população ativa globalmente considerada.

Segundo a distribuição do emprego por NUTS, a maior concentração geográfica de estabelecimentos de educação do ensino básico e secundário públicos situa-se na região Norte (290). Na Área Metropolitana de Lisboa regista-se, em média, o maior número de docentes por estabelecimento (152,6). Na atividade de saúde humana, a distribuição por NUTS II do rácio do pessoal de saúde por mil residentes em Portugal continental varia entre 6,7 (na região do Alentejo) e 8,0 (na Área Metropolitana de Lisboa) trabalhadores das carreiras da saúde por mil residentes. Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira este indicador regista um valor acima dos perto dos 10 trabalhadores das carreiras da saúde por mil residentes.

Veja neste BOEP n.º 15 um conjunto de dados e indicadores de caracterização de emprego público e remunerações a partir da informação recolhida através do Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE): estrutura etária e níveis de escolaridade dos trabalhadores das administrações públicas e nas empresas e demais entidades do sector público; emprego e remunerações por atividade económica; distribuição geográfica do emprego nos estabelecimentos de educação e de saúde públicos, entre outros indicadores.

O BOEP n.º 15 inclui informação complementar dos dados da série desde o 4.º trimestre 2011 publicados na SIEP do 2.º trimestre 2016.

Consulte o BOEP n.º 15 e os quadros em Excel

14-09-2016  Portal do Serviço Nacional de Saúde - Campanha de divulgação e comunicação. O Portal do SNS é uma plataforma que fornece acesso a um vasto conjunto de informações e serviços on-line, disponibilizados pelas instituições que integram o SNS e restantes entidades do Ministério da Saúde.

O Portal está acessível a todos os cidadãos desde 1 de fevereiro de 2016 através do seguinte link http://www.sns.gov.pt, organizado nas áreas principais: SNS, Institucional, Cidadão, Profissional, incluindo indicadores de acesso, qualidade, eficiência e transparência.

A título de exemplo, na área do Cidadão é possível obter informação direta quanto aos serviços de saúde disponíveis no país em geral, marcar consultas on-line, renovar medicação, consultar tempos de espera, realizar testamento vital, entre outras funcionalidades.

Consulte:

SNS - Novo Portal

02-09-2016  LOE 2016 - Artigo 35.º. Aquisição de serviços. Obrigação de comunicação. Obrigação de comunicação da celebração ou renovação de contratos de aquisição de serviços, para efeitos do artigo 6.º da Portaria n.º 194/2016, de 19 de julho.

Face ao elevado número de pedidos de esclarecimento que têm sido rececionados sobre a data prevista para a disponibilização de acesso para reporte das comunicações no Sistema de Informação das Aquisições de Serviços (SIAS), informa-se que está em preparação o formulário eletrónico para o efeito, estimando-se que a funcionalidade seja disponibilizada em breve no SIAS.
Mais se esclarece que a disponibilização do acesso será oportunamente divulgada no site da DGAEP, e bem assim notificada a todos os utilizadores credenciados no SIAS, através de comunicação eletrónica proveniente do endereço de correio eletrónico aquisicao.servicos@dgaep.gov.pt.
Sublinha-se ainda que não haverá qualquer prejuízo para os serviços por este atraso na disponibilização do acesso.

16-08-2016  Validação da declaração de remunerações na Segurança Social Direta – 3.ª fase. Informação disponibilizada a pedido do Instituto da Segurança Social, IP

No âmbito da entrega e validação da declaração de remunerações na Segurança Social Direta, o Instituto da Segurança Social vai iniciar a terceira fase do processo de rejeição da declaração de remunerações que apresente erros no seu preenchimento. Mais informações no site da Segurança Social.

12-08-2016  Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) - 2.º Trimestre de 2016. Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) - 2.º Trimestre de 2016

Está disponível a SIEP relativa ao 2.º Trimestre de 2016

Saiba mais aqui

19-07-2016  LOE 2016. Artigo 35.º. Aquisição de serviços. Regulamentação do parecer prévio vinculativo e da obrigação de comunicação

A Portaria n.º 194/2016, de 19 de julho, regulamenta os termos e a tramitação do parecer prévio vinculativo do membro do Governo responsável pela área das finanças e da Administração Pública, previsto no artigo 35.º da Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março (LOE 2016), e do parecer previsto nos n.º 2 e 3 do artigo 32.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP).

A regulamentação incide igualmente sobre os termos e a tramitação das comunicações obrigatórias previstas no artigo 35.º da LOE 2016, no n.º 6 do artigo 34.º do Decreto-Lei n.º 18/2016, de 13 de abril, bem como no artigo 5.º da presente Portaria.

Sobre esta matéria encontram-se disponíveis FAQs.

A submissão de pedido de parecer ou comunicação será feita em sistema de informação próprio - Sistema de Informação das Aquisições de Serviço - cujo acesso se encontra no sítio da DGAEP, em www.dgaep.gov.pt - SIAS. 

Previamente ao pedido de parecer prévio vinculativo ou ao cumprimento da obrigação de comunicação, o serviço deverá proceder à respetiva credenciação enviando um email para informatica@dgaep.gov.pt

06-07-2016  Contratação Coletiva na Administração Pública – 2015. Relatório disponível para consulta.

Está disponível no subsite RCT o Relatório sobre a Contratação Coletiva na Administração Pública - 2015.



24-06-2016  Boletim Estatístico do Emprego Público - BOEP n.º 14. Está disponível o n.º 14 da nova série do Boletim Estatístico do Emprego Público (BOEP).

Está disponível o n.º 14 da nova série do Boletim Estatístico do Emprego Público (BOEP).

Saiba mais aqui

20-06-2016  Horário de trabalho dos trabalhadores em funções públicas. 35 horas semanais

Foi publicada a Lei n.º  18/2016, de 20 de junho que estabelece as 35 horas como período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas, procedendo à segunda alteração à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho. A presente lei entra em vigor no dia 1 de julho.

27-05-2016  II Encontro Nacional da CAF - dias 29 e 30 de junho. Consulte o programa e inscreva-se.

Participe neste Encontro, fale sobre a sua Experiência!

Mais Informações

16-05-2016  Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) - 1.º Trimestre de 2016. Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) - 1.º Trimestre de 2016

Está disponível a SIEP relativa ao 1.º Trimestre de 2016

Saiba mais aqui

26-04-2016  Rejeição da Declaração Mensal de Remunerações com Erros. Informação disponibilizada a pedido do Instituto da Segurança Social, IP

A partir do dia 1 de maio de 2016, no âmbito da entrega e validação da declaração de remunerações na Segurança Social Direta, o Instituto da Segurança Social, IP, vai implementar o processo de rejeição da declaração de remunerações que apresente erros no seu preenchimento.

Mais informações

20-04-2016  Vigência da Lei n.º 12-A/2010, de 30 de junho, da Lei n.º 47/2010, de 7 de setembro e do Decreto-Lei n.º 137/2010, de 28 de dezembro. Vigência da Lei n.º 12-A/2010, de 30 de junho, da Lei n.º 47/2010, de 7 de setembro e do Decreto-Lei n.º 137/2010, de 28 de dezembro

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) e a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) emitiram a Circular n.º 1/DGO/DGAEP/2016, a qual visa esclarecer que, por força do disposto no artigo 101.º do Decreto-Lei n.º 18/2016, de 13 de abril, diploma que estabelece as disposições necessárias à execução do Orçamento do Estado para 2016, se mantêm na ordem jurídica e produzem os respetivos efeitos, na sua plenitude, algumas das normas dos diplomas supra identificados, no quadro do procedimento por défice excessivo ou do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.

30-03-2016  SIOE: registo de dados de recursos humanos de 1 a 15 de abril de 2016. SIOE: registo de dados de recursos humanos de 1 a 15 de abril de 2016

O Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE), instituído pela Lei n.º 57/2011, de 28 de novembro, alterada pelo artigo 57.º da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, é um sistema de recolha e disponibilização de informação de "todos os serviços integrados, serviços e fundos autónomos, regiões autónomas, autarquias locais, outras entidades que integrem o universo das administrações públicas em contas nacionais, empresas do setor empresarial do Estado e dos setores empresariais regionais, intermunicipais e municipais, bem como demais pessoas coletivas públicas e outras entidades públicas", os quais têm o dever de prestar informação no SIOE relativa à sua caracterização organizacional e respetivos recursos humanos.

De 1 a 15 de abril de 2016 decorre o carregamento de dados de recursos humanos no SIOE referente a 31 de março e ao 1.º trimestre de 2016.

Para efeitos de carregamento, consubstanciado no preenchimento dos vários quadros de recolha de dados sobre recursos humanos, são disponibilizados no SIOE: instruções de preenchimento atualizadas dos quadros, manuais e outros instrumentos de apoio, incluindo FAQ's (Perguntas mais frequentes) e documento sobre Validações.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do seguinte endereço eletrónico: sioe@dgaep.gov.pt

Solicita-se a verificação da validade dos respetivos login/password de acesso ao SIOE, a fim de poderem cumprir atempadamente esta obrigação legal.

Alterações na credenciação devem ser dirigidas para informatica@dgaep.gov.pt

26-02-2016  Impacto do regresso ao PNT de 35 horas semanais (formulário) – Deliberação do Conselho de Ministros n.º 47/2016, de 18 de fevereiro. Deliberação do Conselho de Ministros n.º 47/2016, de 18 de fevereiro, que aprova o formulário de recolha de informação para a avaliação do impacto do regresso ao regime das 35 horas semanais de período normal de trabalho (PNT) para os trabalhadores em funções públicas da administração central do Estado.

Nos termos da Deliberação do Conselho de Ministros n.º 47/2016, de 18 de fevereiro, e do Comunicado do Gabinete da Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, a DGAEP está a proceder à recolha de informação para a avaliação do impacto do regresso ao regime das 35 horas semanais de período normal de trabalho (PNT), para os trabalhadores em funções públicas da administração central do Estado.

Para o efeito encontra-se disponível, na página do SIOE, um formulário online a que as entidades da administração central do Estado têm acesso após credenciação com o login e password de acesso ao SIOE (http://www.sioe.dgaep.gov.pt/). De seguida, com o mesmo login e password, acedem ao formulário sobre o impacto do PNT de 35 horas.

Nos termos da Deliberação do Conselho de Ministros referida, o registo dos dados decorrerá até ao dia 4 de março de 2016, inclusive.

As Instruções de Preenchimento do Formulário e o Manual do Utilizador estão igualmente disponíveis na página do SIOE, após credenciação, na área da documentação.

16-02-2016  Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) - 4.º Trimestre de 2015. Está disponível a SIEP relativa ao 4.º Trimestre de 2015

Está disponível a SIEP relativa ao 4.º Trimestre de 2015

Saiba mais aqui

05-02-2016  Estudo Europeu CAF/8.º Evento Europeu da CAF - Chamada de participação. Estudo Europeu CAF/8.º Evento Europeu da CAF - Chamada de participação

A Presidência eslovaca do Conselho da UE, o Grupo de Trabalho da CAF da rede EUPAN e o Centro de Recursos CAF do Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA), em Maastricht, decidiram lançar em 2016 um novo estudo sobre o impacto da CAF nas organizações do setor público.

Informam-se todos os interessados em participar neste estudo e no 8.º Evento Europeu da CAF que o poderão fazer até ao dia 29 de fevereiro

Para mais informações consultar: http://www.caf.dgaep.gov.pt/

28-01-2016  II Encontro Nacional da CAF – Submissão de comunicações. II Encontro Nacional da CAF – Submissão de comunicações

No âmbito da realização do II Encontro Nacional da CAF, a ter lugar em Lisboa, nos dias 29 e 30 de junho, informam-se todos os interessados na submissão de apresentações que poderão fazê-lo até ao dia 12 de março. Para mais informações consultar: http://www.caf.dgaep.gov.pt/

Contamos com a sua participação!

28-01-2016  Registo dos dados relativos à Greve de 29 de janeiro de 2016. Registo dos dados relativos à Greve de 29 de janeiro de 2016

Nos termos do Despacho n.º 3876/2012-SEAP, de 12 de novembro, a DGAEP disponibiliza a aplicação "Sistema de Gestão de Greves", para que os órgãos e serviços da administração direta e indireta do Estado incluindo as instituições de ensino superior, as escolas dos ensinos básico e secundário, os estabelecimentos e serviços de saúde e as entidades públicas empresariais, procedam ao apuramento e inserção dos dados de adesão à Greve do dia 29 de janeiro de 2016.

Os serviços e entidades inscrevem a informação referida no número anterior, através do preenchimento de formulário eletrónico disponível no portal da DGAEP (sgs.sioe.dgaep.gov.pt/), entre os dias 1 e 6 de fevereiro, inclusive.

No sistema está disponibilizado um Manual de Apoio ao registo dos dados, após credenciação com introdução no sistema do login e da password atribuídos para acesso ao "Sistema de Gestão de Greves" (sgs.sioe.dgaep.gov.pt/).

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do endereço de e-mail greves@dgaep.gov.pt  ou do telefone 213915450.

21-01-2016  Balanço Social 2015. A DGAEP disponibiliza o formulário e instruções de preenchimento do Balanço Social de 2015

Encontra-se disponível para download o ficheiro Excel com os quadros do Balanço Social de 2015, a serem preenchidos por todos os serviços e organismos da Administração Pública para posterior envio à DGAEP.

Informa-se que os quadros do Balanço Social de 2015 e notas de preenchimento relevantes foram adequados à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho.

06-01-2016  Parecer prévio do Membro do Governo responsável pelas áreas das finanças e da Administração Pública. Cedência de interesse público, mobilidade de trabalhadores das Administrações Regional e Local para a Central, mobilidade de profissionais de saúde e mobilidade intercarreiras com trabalhador em situação de requalificação

Os quadros contendo os elementos que deverão instruir os processos de pedido de parecer prévio a submeter à apreciação do membro do Governo responsável pelas áreas das finanças e da Administração Pública, nas situações de cedência de interesse público e de mobilidade de trabalhadores das Administrações Regional e Local para a Administração Central, nos termos dos artigos 49.º a 51.º da LOE 2015 - todos em vigor por força do artigo 12.º-H da Lei n.º 91/2001, de 20 de agosto, alterada e republicada pela Lei n.º 41/2014, de 10 de julho - de consolidação de mobilidade de profissionais de saúde, nos termos do artigo 22.º-A do Estatuto do SNS, e de consolidação de mobilidade intercarreiras com trabalhador em situação de requalificação, nos termos do artigo 262.º da LTFP, encontram-se atualizados e poderão ser consultados em documentos técnicos.

05-01-2016  Cópia amarela das reclamações – informação – remessa para a AMA. Cópia amarela das reclamações – informação – remessa para a AMA

Verificando-se que, por lapso, alguns serviços continuam a remeter a cópia amarela das reclamações para a DGAEP, informa-se que aquela cópia deverá ser remetida diretamente para a Agência da Modernização Administrativa (AMA), enquanto entidade responsável pelo registo das reclamações na base de dados criada para o efeito, por força do Decreto-Lei n.º 73/2014, de 13 de maio.

05-01-2016  Atualização da Retribuição Mínima Mensal Garantida. Atualização da Retribuição Mínima Mensal Garantida

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 254-A/2015, de 31 de dezembro, que procede à atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida a partir de 1 de janeiro de 2016, para o valor de 530 €.

05-01-2016  Pensões do regime geral da Segurança Social e do regime de proteção social convergente e Complemento Solidário para Idosos. Pensões do regime geral da Segurança Social e do regime de proteção social convergente e Complemento Solidário para Idosos

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 254-B/2015, de 31 de dezembro, que repõe as regras de atualização do valor das pensões do regime geral da Segurança Social e do regime de proteção social convergente e fixa o valor de referência do Complemento Solidário para Idosos, a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016.

04-01-2016  Extinção progressiva da redução remuneratória. Extinção progressiva da redução remuneratória

Foi publicada a Lei n.º 159-A/2015, de 30 de dezembro que estabelece a extinção progressiva da redução remuneratória, prevista na Lei n.º 75/2014, de 12 de setembro. O regime previsto nesta lei é aplicável para efeitos do disposto nos artigos 56.º (Recrutamento de trabalhadores nas instituições de ensino superior públicas), 75.º (Contratos de aquisição de serviços) e 98.º (Redução do endividamento) da Lei n.º 82-B/2014, de 31 de dezembro. O diploma entrou em vigor no dia 31 de dezembro de 2015, produzindo efeitos a 1 de janeiro de 2016.