recrutamento centralizado

MÉRITO | EFICIÊNCIA | TRANSPARÊNCIA

O que é?

É uma modalidade de procedimento concursal, prevista na Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril,  que visa dotar a Administração Pública de recursos humanos qualificados, salvaguardando o mérito, a eficiência e a transparência.

Como se processa?

  • Tendo por base o levantamento das necessidades de vários órgãos e serviços, desenvolve-se o processo de recrutamento e seleção de candidatos, em dois momentos principais:

    • O procedimento de constituição de reserva - este procedimento visa a constituição de uma reserva, resultante da aplicação de dois métodos de seleção: a prova de conhecimentos e a avaliação psicológica;

    • O procedimento de oferta de colocação do candidato - nesta fase, os candidatos na reserva têm a oportunidade de se candidatar aos postos de trabalho em oferta, mediante a realização de uma entrevista profissional de seleção.

Quem assegura?

O procedimento de recrutamento centralizado é assegurado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público - DGAEP.

Onde me posso candidatar?

O procedimento de recrutamento centralizado decorre na Bolsa de Emprego Público (BEP), enquanto plataforma dedicada, sendo realizado por meios eletrónicos. Aceda ao subsite dedicado ao recrutamento centralizado.