recrutamento e mobilidade

recrutamento e seleção, mobilidade e valorização,
recrutamento centralizado, estágios…

trabalhadores

informação disponível para trabalhadores em funções públicas.

estruturas e regimes

planeamento, trabalho em funções públicas, carreiras e recrutamento, remunerações...

estatísticas do emprego público

publicações estatísticas, metodologia e metainformação estatística, balanço social

relações coletivas de trabalho

estruturas, instrumentos, comissões de trabalhadores, greve, arbitragem...

NOTÍCIAS

01-04-2024 SIOE: registo de dados de recursos humanos de 1 a 15 de abril de 2024

O Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE), reformulado e ampliado pela Lei n.º 104/2019, de 6 de setembro, na redação atual, é um sistema de informação sobre a caracterização das entidades públicas do universo das contas nacionais, bem como a atividade social dos empregadores públicos.

Integram o SIOE os órgãos de soberania e respetivos órgãos e serviços de apoio, os órgãos e serviços da administração direta, indireta e autónoma, as demais entidades das regiões autónomas e das autarquias locais, as entidades intermunicipais, as empresas do setor empresarial do Estado e dos setores empresariais regionais, municipais e intermunicipais, o Banco de Portugal, as entidades administrativas independentes e outras entidades que integrem o universo das administrações públicas em contas nacionais, as sociedades não financeiras e financeiras públicas bem como as demais pessoas coletivas públicas e outras entidades que integrem ou venham a integrar o setor público (artigo 2.º).

De acordo com o calendário estabelecido no artigo 21.º, decorre entre os dias 1 e 15 de abril de 2024 o registo de dados agregados de recursos humanos no SIOE referentes a 31 de março e ao 1.º trimestre de 2024.

Da informação prestada resulta a caracterização dos recursos humanos das entidades públicas divulgada através das publicações estatísticas, disponíveis para consulta no site da DGAEP em www.dgaep.gov.pt, incluindo indicadores acerca do número de trabalhadores em exercício efetivo de funções, sexo, fluxos de entradas e saídas de trabalhadores, remunerações e duração do trabalho e outros indicadores relevantes.

Neste sentido, a exatidão dos dados fornecidos pelas entidades assume uma importância primordial na qualidade da informação estatística divulgada sobre emprego público, pelo que deverá ser garantido e mantido o rigor nos registos dos dados de recursos humanos no SIOE.

Para garantir a qualidade dos dados registados, consubstanciado no preenchimento dos vários quadros de recolha de dados sobre recursos humanos, são disponibilizados no SIOE diversos documentos dos quais se salientam: instruções de preenchimento atualizadas, manuais, FAQ (Perguntas mais frequentes), informação sobre Validações e outros instrumentos de apoio.

Após o registo, a entidade deve abrir cada um dos quadros e verificar se existem células pintadas/erros, com vista à sua correção.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do endereço eletrónico sioe@dgaep.gov.pt

A entidade deve verificar a validade dos respetivos login/password de acesso ao SIOE, a fim de poder cumprir atempadamente esta obrigação legal. Pedidos de alteração das credenciações devem ser dirigidos para informatica@dgaep.gov.pt



07-03-2024 Procedimento Concursal Centralizado: Publicada lista final referente à Oferta 1

Foi hoje publicada a lista final de candidatos admitidos e excluídos referente à Oferta 1 – Jurídica do Procedimento Concursal Centralizado.

Mais foram enviadas as convocatórias para a realização do primeiro método de seleção, prova de conhecimentos, para os candidatos admitidos.

Saiba mais: https://www.empregopublico.gov.pt

06-03-2024 Procedimento Concursal Centralizado: Publicada lista final referente à Oferta 5

Foi hoje publicada a lista final de candidatos admitidos e excluídos referente à Oferta 5 – Planeamento, Controlo e Avaliação do Procedimento Concursal Centralizado. Mais foram enviadas as convocatórias para a realização do primeiro método de seleção, prova de conhecimentos, para os candidatos admitidos.

Em breve, será publicada a lista final de candidatos admitidos e excluídos da Oferta 1 e enviadas as respetivas convocatórias para realização da prova de conhecimentos.

Saiba mais: https://www.empregopublico.gov.pt

05-03-2024 Procedimento Concursal Centralizado: Publicada lista final referente à Oferta 3

Foi hoje publicada a lista final de candidatos admitidos e excluídos referente à Oferta 3 – Financeira do Procedimento Concursal Centralizado. Mais foram enviadas as convocatórias para a realização do primeiro método de seleção, prova de conhecimentos, para os candidatos admitidos.

Em breve, serão publicadas as listas finais de candidatos admitidos e excluídos das Ofertas 1 e 5 e enviadas as respetivas convocatórias para realização da prova de conhecimentos.

Saiba mais: https://www.empregopublico.gov.pt

04-03-2024 Procedimento Concursal Centralizado: Publicadas listas finais das ofertas 2 e 4

Foram hoje publicadas, no portal Emprego Público, as listas finais de candidatos admitidos e excluídos referentes à oferta 2 – análise económica e oferta 4 – patrimonial (logística) do Procedimento Concursal Centralizado. Foram também enviadas as convocatórias para realização do primeiro método de seleção, prova de conhecimentos, para os candidatos admitidos das ofertas acima indicadas.

Em breve serão publicadas as listas finais de candidatos admitidos e excluídos das ofertas 1, 3 e 5 e enviadas as respetivas convocatórias para realização da prova de conhecimentos.

Saiba mais: https://www.empregopublico.gov.pt/

ver todas