Newsletter DGAEP Outubro de 2011
N12 . 2011
 direcção-geral da administração e do emprego público
Nesta Edição
Um olhar sobre a DGAEP e a partilha de recursos
Consulte os simuladores
Faça um orçamento familiar - saiba para onde vai o seu dinheiro
Como poupar em casa
Sugestões para poupar no combustível
Formas de poupar no regresso às aulas
Ajudar a poupar no local de trabalho
Reciclar para poupar
Educação financeira dos mais pequenos
Feira da Poupança e Investimento - 3.ª edição


Formas de poupar no regresso às aulas

Poupar no regresso às aulas

» Comece com uma lista. Faça uma lista para cada criança, com tudo aquilo que ela vai precisar no ano lectivo, desde roupa e calçado, passando pelo material escolar. É muito mais fácil não ultrapassar o orçamento, quando se sabe exactamente aquilo que é necessário comprar.

» Faça um inventário de roupa/calçado. Com a lista que elaborou, comece as compras em casa. Veja que roupas ou sapatos ainda servem à criança. Analise se pode aproveitar algumas coisas que já não servem ao filho mais velho para o mais novo; pode até fazer uma "troca de roupa" com familiares e amigos.

» Recicle material escolar. Reúna todo o material escolar que possa ter sobrado de anos anteriores e que possa ser reutilizado.

» Procure nos cadernos e dossiês folhas em branco, junte-as para o seu filho as usar em apontamentos, enquanto estuda, ou para rascunhos dos novos trabalhos.

» Com a ajuda do seu filho, personalize os dossiês usados. Peça-lhe que recorte imagens de revistas, aplique cromos, autocolantes, para forrar as capas, rematando com papel autocolante transparente.

» Escolha e limpe os lápis de cor e de cera e canetas de feltro. Ordene por cores, irá obter novos conjuntos.

» Pesquise e compare. Antes de comprar, pesquise vários locais de compra. Esteja atento a todos os folhetos promocionais que recebe no correio e faça uma lista com cabazes do material escolar que necessita de comprar com base em 2 ou 3 lojas diferentes para determinar qual aquela onde será mais barata a compra.

» Analise as compras. Depois de ter riscado todos os itens da lista de compras, analise cada um dos talões de compra, no sentido de averiguar se efectivamente poupou dinheiro ou se poderia ter poupado mais e em quê. Aproveite para elaborar o orçamento ideal para o regresso às aulas e guarde-o juntamente com os recibos para o próximo ano. Poupar dinheiro também é um processo de aprendizagem e de prática.

» Durante ano lectivo. Procure saber quais são os apoios disponibilizados a nível de refeições e transportes. Envie diariamente um lanche na mochila do seu educando. É mais saudável e muito mais económico.

» Estimar o material. Lembre o seu filho que deverá estimar o seu material, bem como os manuais escolares, que poderão vir a ser emprestados a familiares ou amigos. Poderá doá-los a instituições de cariz social ou a crianças necessitadas de outras escolas. Também poderá colocar livros e material escolar à venda em sites de classificados ou de leilões.

 
Editorial - Poupar e Investir

Dos registos históricos retira-se como ensinamento que os longos e ininterruptos períodos de crescimento e estabilidade económica e social, abalados ligeiramente por crises de duração reduzida e impacto limitado a sectores específicos de actividade, são uma excepção e não a regra.
As duas dezenas de anos que antecederam 2007, ano que marca o início da crise profunda e transversal que Portugal e muitos outros Estados atravessam, foram marcados por uma estabilidade, disponibilidade de rendimentos e aumento de consumo sem precedentes. Foi esta conjuntura que alimentou a confiança e as expectativas optimistas de populações e empresassobre o futuro, que tentadas pela facilidade e preço do crédito e confiantes na manutenção dos apoios sociais dos Estados, em especial nas situações de desemprego, doença e velhice,esqueceram a importância da poupança e cederam mesmo,em muitas situações, à tentação de fundar a sua vivência no crédito.

saber mais


Sabia Que?

» As tarifas reguladas de electricidade e gás natural acabam no final do próximo ano. Todos os consumidores de electricidade e de gás natural, sejam empresas ou famílias, devem procurar um novo comercializador no mercado.

» Come2CoM é um projecto Europeu, do qual Portugal faz parte, financiado no âmbito do programa Energia Inteligente para a Europa (IEE).
Come2CoM

» Portugal é dos países europeus com maior crescimento no uso das energias renováveis. A nível da Europa dos 27, Portugal ocupa o quinto lugar no uso de energias renováveis, posicionando-se muito acima da média comunitária.
renewable

» Hamburgo é a Capital Verde da Europa 2011. Situada nas margens do rio Elba e a segunda maior cidade da Alemanha tem uma estratégia de planeamento integrado e participativo e um forte compromisso no sentido de uma visão "verde".


Informações Úteis

» Está disponível o BOEP n.º 5 - Boletim estatístico do OBSEP. Com esta publicação, a DGAEP pretende contribuir para a divulgação de dados e indicadores estatísticos de curto prazo sobre emprego público, no âmbito das estatísticas do mercado de trabalho.
BOEP n.º 5

» 6. ª Expo Energia 2011 promove o encontro de novos mercados de energia de diferentes sectores, com prioridades comuns, de 8 a 10 de Novembro, no Centro de Congressos da Universidade Católica, Lisboa.
Expo Energia 2011

» Ideias para poupar na impressão de páginas web
Deco

» Mob car sharing é um serviço de aluguer de automóveis à hora, que permite reservar um automóvel através da internet ou pelo telefone e tê-lo disponível no minuto seguinte.
Mobcar sharing


Ficha Técnica

Coordenação
Teresa Vieira
Pesquisa
Teresa Vieira, Elsa Ho
Produção, Concepção e Design
Teresa Vieira e Elsa Ho



Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público
Praccedil;a do Comércio, Ala Oriental, 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: geral@dgaep.gov.pt
www.dgaep.gov.pt