Newsletter DGAEP Outubro de 2011
N12 . 2011
 direcção-geral da administração e do emprego público
Nesta Edição
Um olhar sobre a DGAEP e a partilha de recursos
Consulte os simuladores
Faça um orçamento familiar - saiba para onde vai o seu dinheiro
Como poupar em casa
Sugestões para poupar no combustível
Formas de poupar no regresso às aulas
Ajudar a poupar no local de trabalho
Reciclar para poupar
Educação financeira dos mais pequenos
Feira da Poupança e Investimento - 3.ª edição


Como poupar em casa

Poupar em casa

Poupar Energia

» Analise se a potência contratada é a adequada ao consumo real ou se poderá reduzi-la.

» Utilize sempre que possível electrodomésticos com etiqueta energética da classe A+ ou A++.

» A eficiência começa na escolha: Veja Como

» Utilize computadores e monitores com a designação ENERGYSTAR.

» Desligue os aparelhos no interruptor em vez de os deixar em standby. Ligue alguns equipamentos (TV, vídeo, DVD, equipamento de som, etc.) a uma extensão de ligação múltipla com interruptor, assim poderá desligar vários aparelhos de uma só vez.

» Optimize o uso dos equipamentos (aproveitar o calor residual do ferro para passar roupa, na torradeira fazer sempre duas torradas...).

Poupar Água 

» Mantenha a torneira fechada quando lava as mãos ou os dentes. Encha o lavatório para fazer a barba poupando entre 10 a 30 litros de água por dia.

» Opte por duche em vez do banho de imersão (gasta 50% menos água), encurtando a duração dos mesmos (menos 2 minutos no chuveiro implica uma poupança de 40 litros de água) e desligue a água no momento de se ensaboar e/ou de aplicar shampoo.

» Use redutores de fluxo - peça que se encaixa na torneira e no chuveiro e que reduz o caudal em cerca de 50%.

» Enquanto espera que a água aqueça, coloque um balde/bacia para recolher a água fria, utilizando-a para regar plantas, para os bebedouros de animais de estimação, para lavar uma peça de roupa à mão ou o chão da cozinha.

» Nunca deixe a água a correr desnecessariamente, e se for água quente, lembre-se que irá gastar a dobrar, pois será água e gás/electricidade.

» Cada vez que descarrega o autoclismo, gasta 10/15 litros de água. Para reduzir a quantidade em cada descarga instale um  botão de controlo, ou coloque uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo.

» Certifique-se que não tem fugas de água. Mesmo apenas alguns pingos, se não forem concertadas, as fugas podem custar-lhe mais 30 litros de água por dia.

» Não lave o carro com uma mangueira, mas sim com um balde e esponja - em vez de 500 litros de água, vai consumir apenas 50.

» Não deixe a torneira a correr enquanto lava a loiça, optando por encher o lava-loiça para retirar o detergente.

» Quando lavar alimentos aproveite essa água para regar as plantas lá de casa.

» Mantenha sempre uma garrafa de água no frigorífico, para quando lhe apetecer água fresca, não deixar a torneira a correr até esta estar suficientemente fria.

» Quando cozinhar com água, reduza a quantidade que coloca na panela e use a tampa. Para além de poupar água, vai conservar os nutrientes e vitaminas dos alimentos.

 
Editorial - Poupar e Investir

Dos registos históricos retira-se como ensinamento que os longos e ininterruptos períodos de crescimento e estabilidade económica e social, abalados ligeiramente por crises de duração reduzida e impacto limitado a sectores específicos de actividade, são uma excepção e não a regra.
As duas dezenas de anos que antecederam 2007, ano que marca o início da crise profunda e transversal que Portugal e muitos outros Estados atravessam, foram marcados por uma estabilidade, disponibilidade de rendimentos e aumento de consumo sem precedentes. Foi esta conjuntura que alimentou a confiança e as expectativas optimistas de populações e empresassobre o futuro, que tentadas pela facilidade e preço do crédito e confiantes na manutenção dos apoios sociais dos Estados, em especial nas situações de desemprego, doença e velhice,esqueceram a importância da poupança e cederam mesmo,em muitas situações, à tentação de fundar a sua vivência no crédito.

saber mais


Sabia Que?

» As tarifas reguladas de electricidade e gás natural acabam no final do próximo ano. Todos os consumidores de electricidade e de gás natural, sejam empresas ou famílias, devem procurar um novo comercializador no mercado.

» Come2CoM é um projecto Europeu, do qual Portugal faz parte, financiado no âmbito do programa Energia Inteligente para a Europa (IEE).
Come2CoM

» Portugal é dos países europeus com maior crescimento no uso das energias renováveis. A nível da Europa dos 27, Portugal ocupa o quinto lugar no uso de energias renováveis, posicionando-se muito acima da média comunitária.
renewable

» Hamburgo é a Capital Verde da Europa 2011. Situada nas margens do rio Elba e a segunda maior cidade da Alemanha tem uma estratégia de planeamento integrado e participativo e um forte compromisso no sentido de uma visão "verde".


Informações Úteis

» Está disponível o BOEP n.º 5 - Boletim estatístico do OBSEP. Com esta publicação, a DGAEP pretende contribuir para a divulgação de dados e indicadores estatísticos de curto prazo sobre emprego público, no âmbito das estatísticas do mercado de trabalho.
BOEP n.º 5

» 6. ª Expo Energia 2011 promove o encontro de novos mercados de energia de diferentes sectores, com prioridades comuns, de 8 a 10 de Novembro, no Centro de Congressos da Universidade Católica, Lisboa.
Expo Energia 2011

» Ideias para poupar na impressão de páginas web
Deco

» Mob car sharing é um serviço de aluguer de automóveis à hora, que permite reservar um automóvel através da internet ou pelo telefone e tê-lo disponível no minuto seguinte.
Mobcar sharing


Ficha Técnica

Coordenação
Teresa Vieira
Pesquisa
Teresa Vieira, Elsa Ho
Produção, Concepção e Design
Teresa Vieira e Elsa Ho



Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público
Praccedil;a do Comércio, Ala Oriental, 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: geral@dgaep.gov.pt
www.dgaep.gov.pt