Newsletter DGAEP maio 2014
N19 . 2014
 direcção-geral da administração e do emprego público
Nesta Edição
I Encontro Nacional da CAF (chamada para apresentações)
Registo nacional de Utilizador da CAF
Nova versão CAF Educação 2013
Estudo europeu e 6.º Evento da CAF
Formação de Agentes de Feedback Externo da CAF
Como pode a CAF potenciar a participação dos trabalhadores?
CAF e o reforço da capacitação administrativa (FSE 2014-2020)


Como pode a CAF potenciar a participação dos trabalhadores?

Envolver os trabalhadores nas atividades de gestão é uma parte essencial de todas as ferramentas de Gestão da Qualidade Total (TQM), reconhecendo que a melhoria da qualidade só tem êxito quando os trabalhadores têm capacitação a todos os níveis para participar. No entanto, nem todas as organizações têm tido sucesso na criação de uma cultura de participação. Este artigo explora o papel que a CAF pode ter para ultrapassar as dificuldades mais comuns.

De um modo geral, a CAF pode ser vista como uma forma de encorajar a participação dos trabalhadores através de processos de codecisão sobre aspetos gerais da gestão, recorrendo à participação direta formal ou informal. A CAF encoraja as organizações a autoavaliarem-se a partir de diferentes perspetivas em simultâneo - uma abordagem holística da análise. Quer isto dizer que, pela sua própria natureza, o envolvimento dos trabalhadores é crucial. Se as pessoas não se envolverem no diagnóstico da organização e na formulação e priorização do plano de melhorias, em resultado da autoavaliação, será muito difícil que se apropriem das mudanças posteriores. A CAF potencia a participação através de três grandes fases do ciclo de melhoria, a saber, autoavaliação, formulação e priorização de ações de melhoria concretas, e implementação das ações de melhoria e envolvimento a longo prazo.

A comunicação é uma componente importante das ferramentas TQM, sendo a constante comunicação com os trabalhadores e restantes partes interessadas, durante todo o caminho para a qualidade total considerada uma parte fundamental da CAF.

Ao criar uma atmosfera de abertura e envolvimento, o modelo CAF é capaz de garantir a excelência de uma forma única. Empowerment e apropriação são, neste particular, os conceitos-chave, já que os trabalhadores, independentemente do seu papel, devem sentir legitimidade para participar e reconhecer que os seus contributos são considerados pertinentes, o que se afigura essencial ao longo de todo o processo de implementação da CAF em qualquer organização. E sendo esta aplicada através de uma metodologia de autoavaliação, vai permitir a participação de todos os níveis hierárquicos e de todos os departamentos.

Consulte o artigo em inglês:

 
Número dedicado à CAF

A CAF (Common Assessment Framework) é um modelo europeu que serve para avaliar e melhorar o desempenho organizacional, tendo como referência os princípios da Excelência.

O modelo CAF baseia-se no pressuposto de que as organizações atingem resultados excelentes ao nível do desempenho na perspetiva dos cidadãos/clientes, colaboradores e sociedade quando têm lideranças que conduzem a estratégia, o planeamento, as pessoas, as parcerias, os recursos e os processos.

O modelo CAF é específico para o setor público e a sua utilização é gratuita.
Cerca de 2 800 organizações públicas europeias já utilizam a CAF!


Informações Úteis

» Software Público.gov.pt
Canal de partilha de Boas Práticas relacionadas com o Software Público, assentando no conceito de repositório de conhecimento, disponibilizando Notícias, Boas Práticas, Eventos, Documentação e Software.

» Programa Aprendizagem ao Longo Vida
O Programa destina-se a promover o intercâmbio e a cooperação, assim como a mobilidade entre sistemas de ensino e formação, a nível europeu, no sentido de estes se estabelecerem enquanto referência mundial de qualidade.

» GeoSaúde
Sistema de informação geográfica baseado na web que permite visualizar sob a forma de mapas, gráficos e quadros, todo o tipo de indicadores de saúde.

» Alimentação inteligente
Partilha de algumas recomendações, conselhos e dicas para ajudar os consumidores a comer melhor e mais barato.


Sabia Que?

» SIM-Cidadão é um Sistema de Gestão de Sugestões e Reclamações dos Utentes do Serviço Nacional de Saúde.

» O novo portal da Rede Comum do Conhecimento está online desde 14 de abril, remodelado com um novo layout e uma nova disposição das áreas temáticas.

» O Portal Garantia Jovem tem como objetivo dar aos jovens, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho.

» A 84.ª Edição da Feira do Livro de Lisboa vai decorrer de 29/05 a 15/06 no no Parque Eduardo VII.


Ficha Técnica

Coordenação
  Teresa Vieira
Pesquisa, Conceção e Produção
  Teresa Vieira e Elsa Ho    
Colaboradores
  Cristina Evaristo, Miguel Rodrigues



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