Newsletter DGAEP maio 2016
N24 . 2016
 direcção-geral da administração e do emprego público
Nesta Edição
Contratos de aquisição de serviços. Principais alterações introduzidas pela Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março (LOE 2016)
II Encontro Nacional da CAF
Instrumentos de Regulamentação Coletiva de Trabalho publicados - 1.º Quadrimestre de 2016
Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) - 1.º Trimestre de 2016
Simplificação administrativa e legislativa de modernização dos serviços públicos
Incentivos e estímulo ao Emprego


Divulgação e sites de interesse

» Segurança Social - Rejeição da Declaração Mensal de Remunerações com Erros

No âmbito da entrega e validação da declaração de remunerações na Segurança Social Direta, o Instituto da Segurança Social vai implementar, a partir de maio de 2016, o processo de rejeição da declaração de remunerações que apresente erros no seu preenchimento. De forma a minimizar o impacto na entrega das declarações, o processo de rejeição da declaração de remunerações com erros será realizado em três fases.

» Centros de Processamento de Dados, Cloud Computing e Comunicações na Administração Pública

No contexto das medidas de racionalização dos centros de dados e Cloud Computing na administração pública, foi definida uma estratégia que visa a adoção de soluções mais ágeis e transparentes, melhor geridas e menos dispendiosas, aumentando os níveis de segurança e a eficiência de recursos TIC e que, em simultâneo, permita otimizar a integração e a normalização de dados e aplicações.

Plano global que visa, através de 25 medidas estruturadas em 5 eixos, melhorar a eficiência dos processos internos à administração pública, melhorar a qualidade dos serviços prestados ao Cidadão e Empresas e obter significativas poupanças que decorrem da preferência por soluções de TIC comuns aos diversos serviços e organismos da administração pública, em particular através da racionalização dos ativos de infraestrutura tecnológica e de comunicações

» Infografia Qualidade de Vida

Saiba mais sobre os níveis de bem-estar dos Europeus! Consulte a infografia Qualidade de Vida disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística. Esta infografia animada, dá uma perceção imediata dos diferentes aspetos da qualidade de vida em cada país e, deste modo, permite comparações com outros habitantes do mesmo país, com a média da União Europeia (UE) e com outros Estados-membros.

» Turismo de Portugal lança o TravelBI: Uma nova plataforma de apoio à tomada de decisão

Os empresários e profissionais de turismo vão poder contar com uma nova plataforma de gestão do conhecimento, desenvolvida pelo Turismo de Portugal e acessível desde 19 de abril.

 

 


Sabia Que?

» Se teve um problema com uma compra em linha, pode utilizar o sítio Resolução de Litígios em Linha para tentar encontrar uma solução sem ter de recorrer aos tribunais.

» Os utentes já podem Avaliar os Serviços Públicos:  nas Lojas do Cidadão das Laranjeiras (Lisboa) e de Viseu, pode proceder a avaliação automática do nível de satisfação dos utentes quanto aos serviços prestados pelas entidades públicas.

» O Balcão da Inclusão de Lisboa é um serviço de atendimento especializado da Segurança Social para a área da deficiência/incapacidade.

» Pode consultar no Mapa do Cidadão os Serviços públicos mais perto de si.


Informações Úteis

» Consulte as formas de pagamento à Segurança Social e respetivas condições: caixas multibanco, homebanking e tesourarias da SS.

» Portal do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração - ferramenta de apoio ao acolhimento e integração de refugiados.

» Inauguração de novas Lojas do Cidadão em várias localidades do país.

» O novo sistema da Carta de condução por Pontos entra em vigor no dia 1 de junho.


Ficha técnica

Coordenação
  Teresa Vieira
Pesquisa, Conceção e Produção
  Teresa Vieira
  Elsa Ho



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