Newsletter DGAEP maio 2013
N17 . 2013
 direcção-geral da administração e do emprego público
Nesta Edição
Estrutura Comum de Avaliação - DGAEP
Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública 2013
Açores ganha prémio de qualidade de Costa de Ouro 2013
Entidades Certificadoras de Qualidade
Organismos com certificação de Qualidade
Seleção de Prémios de Excelência e Qualidade


Entidades Certificadoras de Qualidade

» APCER - Associação Portuguesa de Certificação

A APCER é um organismo português privado que se dedica à certificação de Sistemas de Gestão, Serviços, Produtos e Pessoas, de forma a garantir a qualidade e promovendo vantagens competitivas às entidades, públicas ou privadas, tanto nacionais como internacionais.

» Instituto Português de Acreditação

O IPAC disponibiliza na sua página electrónica um Directório de Entidades Acreditadas, que é mantido actualizado para confirmação da validade das acreditações.

» IPQ - Instituto Português de Qualidade

O IPQ é o instituto público que, integrado na administração indireta do Estado, tem por missão a coordenação do sistema português da qualidade, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades necessárias à sua função de laboratório nacional de metrologia.

» O Modelo de Excelência da EFQM

O Modelo de Excelência da EFQM é utilizado como base para a (auto)avaliação de uma organização, um exercício através do qual é avaliada face a um conjunto de 9 critérios detalhados, os quais estão alicerçados nos 8 Conceitos Fundamentais da Excelência
 
Enquanto ferramenta de gestão, permite:

  • Avaliar o desempenho da organização e identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Integrar e alinhar os processos, procedimentos e ferramentas existentes, eliminando as duplicações;
  • Introduzir uma cultura de melhoria contínua;
  • Identificar quais as ações que, na realidade, estão a ter um impacte positivo nos resultados, que áreas necessitam de uma maior atenção e que abordagens devem tornar-se redundantes.

A utilização do Modelo de Excelência assegura que todas as práticas de gestão de uma organização formam um sistema coerente, que é melhorado continuadamente, e que suporta a execução da estratégia pretendida para a organização.

O Comité Europeu de Normalização (CEN) foi oficialmente criado como uma associação internacional sem fins lucrativos com sede em Bruxelas em 30 de outubro de 1975. O CEN é o fornecedor de normas europeias e especificações técnicas. É a única organização reconhecida a nível europeu, de acordo com a Directiva 98/34/CE, para o planeamento, a elaboração e adoção de normas europeias em todas as áreas da atividade à exceção da Eletrotécnica ( CENELEC ) e das telecomunicações (ETSI ).

» ISO 9001:2008 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Manuais e guias interpretativos

A norma ISO 9001 constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

» ISO - International Organization for Standardization

A ISO desenvolve normas internacionais. O grupo foi fundado em 1947, e desde então publicou mais de 19 500 normas internacionais que abrangem quase todos os aspetos de atividade: da segurança alimentar aos computadores, da agricultura aos cuidados de saúde.

» IAPMEI - Certificação de sistemas de gestão da qualidade nas organizações

A norma ISO 9000 constitui a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. A Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade é dirigida a qualquer organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão e sector de actividade.

Explicação da ISO 9000 e certificação de qualidade.

 

Qualidade e Certificação

"O interesse crescente em produzir com Qualidade e demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as áreas de atividade.
O processo de normalização tem-se tornado cada vez mais intenso e tem por objetivo refletir e tornar do domínio público metodologias relacionadas com a permuta de produtos / serviços.
Para isso, a comunidade europeia desenvolveu uma série de normas que servem de guia para a implementação de um sistema de gestão da qualidade e sua possível certificação por uma entidade terceira. A certificação consiste no reconhecimento por um organismo idóneo e independente de que uma organização (pública ou privada) dispõe de um Sistema de Qualidade implementado de acordo com as normas da série ISO 9001."


Informações úteis

» A Rede Nacional de Mentores (RNM) tem como objetivo estimular a ligação entre profissionais experientes e empreendedores a desenvolver as suas ideias de negócio e projetos empresariais.

» Conheça todos os serviços que pode realizar online, no sítio do IRN.
Serviços online do Instituto dos Registos e Notariado

» O Seguranet.pt visa promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet.

» A Terra dos Sonhos é uma Organização de Solidariedade Portuguesa, sem fins lucrativos, que ajuda na realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado de doença, crianças e jovens carenciadas e idosos.


» A Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama é uma IPSS desde Junho 1999, sem fins lucrativos, no âmbito da Saúde e da Solidariedade Social.


Sabia que?

» Já estão abertas as candidaturas à 7ª Edição do Prémio Boas Práticas na Saúde - Qualidade e Inovação.

» O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras abriu ao público uma Loja do Passaporte, no Aeroporto de Lisboa, que permite obter o mesmo em 7 horas.

» A Iniciativa JESSICA é uma forma inovadora de aplicar os fundos estruturais comunitários postos à disposição dos Estados membros.

» A AMA e OET preparam assinatura profissional de Engenheiro Técnico com Cartão de Cidadão.


Ficha Técnica

Coordenação
  Teresa Vieira
Pesquisa, Conceção e Produção
  Teresa Vieira e Elsa Ho



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