Reforçar a resiliência da administração pública depois da crise da COVID-19 através da CAF
A DGAEP integra o projeto conjunto da OCDE e UE (Strengthening the resilience of public administration after the COVID19 crisis with CAF). Este projeto pretende analisar a forma como as organizações do setor público, nos Estados Membros, lidaram com os efeitos da crise pandémica, nomeadamente através da partilha de práticas implementadas e inovadoras, para dar resposta a este problema e aumentar a resiliência das organizações.
Os primeiros resultados do projeto, que foram apresentados a 3 de fevereiro, incluem as respostas de 174 organismos de 23 países, ao questionário lançado a nível europeu. Os resultados evidenciam a utilidade da CAF e que os seus utilizadores CAF estão mais bem preparados para se adaptarem a novas situações. Os critérios CAF, que mais se destacaram no período em análise, foram principalmente: "Pessoas" e "Processos". Como prioridades, de longo prazo, foram referidas a digitalização, a inovação, a gestão da força de trabalho e a resiliência, as quais mudaram comparativamente com as prioridades pré-crise COVID. De acordo com as respostas, as organizações ao nível local tiveram maior dificuldade de preparação e adaptação. Cerca de 2/3 dos respondentes espera que novas práticas de trabalho possam ter impacto positivo na sustentabilidade e na pegada climática da organização.
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Em destaque |
No âmbito da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia, realiza-se, em Estrasburgo, no dia 17 de março, uma Conferência de Ministros Europeus responsáveis pela Função Pública. Um dos pontos inscritos na agenda é a avaliação da implementação da fase piloto do "programa de liderança em intercâmbio" lançado, em junho de 2021, pela Presidência portuguesa.
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Ficha técnica |
Coordenação DRIC Pesquisa, conceção e produção Célia Fernandes, Nelson Costa Colaboração Cristina Evaristo, Margarida Quintela
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