A Estrutura Comum de Avaliação (CAF) é um modelo de auto-avaliação do desempenho organizacional, especificamente desenvolvido para o sector público, de utilização livre e gratuita. Assente nos princípios da Gestão da Qualidade Total, tem como objectivo principal ajudar as organizações públicas a avaliar e melhorar o seu nível de desempenho e de prestação de serviços.
Inspirada em modelos de qualidade e excelência reconhecidos (EFQM e Academia Speyer), a CAF é considerada um ponto de partida para a melhoria contínua, sendo utilizado pelos serviços públicos de inúmeros países europeus, incluindo Portugal.
A CAF foi desenvolvida por um grupo de trabalho de nível europeu (CAF Expert Group) integrado na Rede EUPAN, cuja representação nacional é assegurada pela DGAEP, que desde 2002 tem sido responsável pela promoção e dinamização do modelo na Administração Pública Portuguesa.
A dinâmica de evolução e aplicação do modelo a nível europeu é coordenada pelo Centro de Recursos CAF no Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA). Na base de dados de utilizadores do EIPA encontram-se registadas perto de 1300 aplicações da CAF na Europa, esperando-se que este número evolua para 2010 aplicações em 2010.
Em Portugal, e apesar da sua natureza facultativa (com excepção da Região Autónoma dos Açores, na qual a aplicação da CAF é obrigatória), regista-se uma crescente utilização do modelo em todas as áreas da Administração Pública, embora com particular destaque nas autarquias locais, educação e Secretarias-Gerais.
A estratégia de dinamização nacional assegurada pela DGAEP passa pela disponibilização de informação, formação, de que é exemplo o Diploma de Especialização em CAF, e apoio técnico na implementação do modelo, bem como pela promoção da comunidade de utilizadores e divulgação de boas práticas.
Para cumprir estes objectivos foi recentemente desenvolvido um site específico para a CAF. Tem como objectivo principal concentrar toda a informação relativa ao modelo, desde o contexto da sua origem e desenvolvimento, na Europa e em Portugal, aos materiais de apoio para concretização do processo de auto-avaliação, relação com outros modelos de gestão da qualidade das organizações e a oportunidade de comparação e aprendizagem entre organismos utilizadores a nível nacional e europeu.
Brevemente estará disponível o registo on-line das organizações utilizadoras da CAF, bem como das experiências e casos de boas práticas resultantes da sua aplicação, e que poderão dessa forma ser amplamente partilhados. O conhecimento preciso destas experiências é fundamental para constituir e estimular a rede de utilizadores nacionais, permitindo um impulso muito positivo na orientação para as questões da Qualidade por parte dos serviços públicos portugueses.
Conheça o site da CAF!