enews DGAEP julho
N3 . 2022
 direção-geral da administração e do emprego público


Dia do Serviço Público das Nações Unidas

Celebração do Dia do Serviço Público da ONU

Em dezembro de 2002, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Resolução 57/277, que instituiu o dia 23 de junho como o Dia Internacional do Serviço Público.  

Ao celebrar este dia, a ONU pretende enaltecer o valor do serviço público na sociedade, realçar o seu contributo nos processos de desenvolvimento, reconhecer o trabalho realizado pelos funcionários públicos e motivar os jovens a prosseguirem carreiras no sector público.

Tendendo a reforçar este objetivo, as Nações Unidas estabeleceram, em 2003, os Prémios do Serviço Público das Nações Unidas (UNPSA no seu acrónimo inglês). Estes prémios visam promover e recompensar a inovação e a excelência nos serviços públicos, reconhecer o contributo das instituições públicas a nível global para uma administração pública mais eficaz e responsiva, apoiante do desenvolvimento sustentável. 

Em 2016, os UNPSA foram revistos tendo em vista o seu alinhamento com a Agenda para o desenvolvimento sustentável 2030, aprovada um ano antes. A partir desta data as categorias dos prémios passaram a estar associadas a um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).  

A celebração do Dia do Serviço Público das Nações Unidas é marcada pela realização de um Fórum anual, da responsabilidade do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais desta Organização internacional, em colaboração com um país anfitrião. No âmbito deste Fórum são realizados workshops, uma mesa redonda ministerial e a cerimónia de entrega dos prémios. O Fórum reúne cerca de 1.000 participantes e pretende ser um espaço onde líderes mundiais, ministros e outros decisores de alto nível debatem as tendências emergentes, boas práticas, estratégias, bem como abordagens inovadoras para a transformação das instituições e a prestação eficaz de serviços públicos.

Desde a reformulação dos prémios, três entidades da administração portuguesa foram distinguidas, a saber, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) em 2019 e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) em conjunto com a Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG), em 2020.

O ACM foi premiado pela iniciativa dos centros nacionais de apoio à integração de migrantes (CNAIM), no âmbito da categoria 2 "assegurar abordagens integradas nas instituições do sector público", bem como a parceria AMA - DGEG pela iniciativa tarifa social de energia automática, no âmbito da categoria 1 "soluções inclusivas e serviços públicos equitativos para todos".

A celebração deste ano realizou-se em formato virtual e centrou-se no papel das instituições e dos funcionários públicos no pós-COVID-19.

As categorias a concurso na edição de 2022 dos prémios foram as seguintes:


  1. Fomentar a inovação para a prestação de serviços públicos inclusivos e equitativos;
  2. Reforçar a eficácia das instituições públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  3. Promover serviços públicos sensíveis ao género para atingir os ODS;
  4. Resiliência institucional e respostas inovadoras à pandemia da COVID-19 - categoria especial.


Os vencedores, anunciados pelo Subsecretário-Geral Sr. Liu Zhenmin, foram a Tailândia, na categoria 1, Filipinas, Ucrânia e Brasil na categoria 2, a Índia e Canadá na categoria 3 e o Reino da Arábia Saudita, Polónia e Irlanda na categoria 4.

Numa mensagem a assinalar a efeméride, o secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que "não há vocação mais nobre do que estar ao serviço dos outros" e que é preciso celebrar "não apenas o trabalho dos funcionários públicos em todo o mundo, mas também o seu compromisso com a cooperação, por meio da qual construiremos um futuro melhor para todos".

Para mais informações consultar: https://www.un.org/en/observances/public-service-day.



 
Novos desafios

Diretora-Geral da DGAEP

No âmbito da edição de mais um número da e-news, gostaria de partilhar com os leitores, enquanto diretora-geral da DGAEP, e ainda que sumariamente, os desafios a que a direção-geral terá que dar resposta a curto e médio prazo.

Os desafios da DGAEP estão alinhados com os desafios que as administrações públicas enfrentam na gestão dos seus recursos humanos, em Portugal e em muitos Estados-membros da União Europeia. Através de uma estratégia centrada na inovação e nas pessoas procurar-se-á, quer no plano do apoio à definição de políticas públicas quer no plano da sua execução, contribuir para aumentar a atratividade das administrações públicas e a capacidade de retenção dos seus trabalhadores. 

Armanda Fonseca
Diretora-Geral da DGAEP




Sabia que?

Todos os Acordos Coletivos de Trabalho dos trabalhadores em funções públicas após depositados na DGAEP e publicados em Diário da República podem ser consultados na página eletrónica da DGAEP na área dos Instrumentos de Regulamentação Coletiva de Trabalho (IRCT).



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt