enews DGAEP janeiro 2013
N16 . 2013
 direção-geral da administração e do emprego público
Síntese Estatística do Emprego Público
Boletim de Estatística do Emprego Público (BOEP)
Subsite Relações Coletivas de Trabalho (RCT)
Base de Dados REAP
Rede Interministerial de Trabalho Colaborativo
Programa de Estágios Profissionais na Administração central - PEPAC
Cursos e Formação profissional


Prémios e Menções

» UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto - North of Portugal, PT - Finalista RegioStars Awards 2013

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi selecionado como um dos 5 finalistas dos prémios RegioStars 2013, na categoria "Smarth Growth". O objetivo dos prémios RegioStars é identificar boas práticas de desenvolvimento urbano e regional, destacando projetos originais e inovadores.

» Prémio Jacques Delors 2012

Foi atribuído à obra «A responsabilidade civil do Estado-legislador por violação do Direito da União Europeia - breves notas sobre o caso português», da autoria de Sophie Perez Fernandes, licenciada em Direito e mestre em Direito da UE pela Escola de Direito da Universidade do Minho.

» Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial 2012

Os vencedores da 6ª edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial foram anunciados na cerimónia de Prémios que teve lugar durante a Assembleia de PMEs no dia 15 de Novembro, no Chipre.

O Projecto Português Cooperação para internacionalizar os vinhos do Douro foi o vencedor na categoria de apoio à internacionalização das empresas

Douro Boys: Com vista à troca de informação e ao apoio mútuo na melhoria da qualidade dos vinhos produzidos, cinco pequenos produtores de vinho da região do Douro entraram em cooperação para desenvolver uma marca que desse a conhecer os vinhos do Douro ao mundo, o que resultou num aumento de 134% na exportação de vinho dos produtores.

» Prémio Escolar Montepio - Edição 2012

O "Prémio Escolar Montepio", iniciativa promovida pela Fundação Montepio que conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, atribuiu 125 mil euros aos cinco projetos educativos que se destacaram pela inovação, disseminação das boas práticas, orientação para a melhoria das condições de aprendizagem e interligação das áreas de aprendizagem, das ciências às tecnologias, passando pelo Português, Matemática e o Inglês.

A cerimónia de entrega do Prémio aos agrupamentos da Lousada, Gil Eanes (Lagos), Freixo (Ponte de Lima), Moure (Vila Verde) e Trigal de Santa Maria (Braga).

» Prémio jovem empreendedor 2012

A escolhida foi a empreendedora Cláudia Ranito, proprietária e CEO da Medbone, que viu no prémio "o reconhecimento do esforço e trabalho desenvolvido até ao momento".

A Medbone, empresa fabricante de osso sintético que desenvolve soluções inovadoras para a cirurgia ortopédica, dentária, plástica e veterinária - para o mercado nacional e internacional, - está assim determinada em "expandir o leque de aplicações, dando respostas às crescentes necessidades dos profissionais da saúde, através do desenvolvimento de novos dispositivos médicos".

 

Editorial


Informações Úteis

» Através do portal e-fatura, pode verificar todas as faturas passadas com o seu NIF que foram comunicadas à ATA pelas empresas a quem requereu o serviço.
e-fatura

» O site www.gripenet.pt, está ativo todo o ano por forma a fornecer informação sobre a doença e temas relacionados.
gripe net

» Estratégia Nacional para a Deficiência 2011-2013 apoiará a política de promoção dos direitos das pessoas com deficiências/incapacidade nos próximos três anos.
ENDEF

» Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário tem por funções principais a divulgação, defesa e promoção dos direitos e dos interesses legítimos dos trabalhadores cedidos temporariamente.
Provedor de ética empresarial e do trabalhador temporário

» e-forms - Formulários eletrónicos da AP disponibilizado pela INCM.

» A Rede Telemática de Informação Comum é um portal destinado a disponibilizar informação relevante sobre o livro de reclamações. 

» A Irlanda assume a presidência do Conselho da UE de 1 de janeiro a 30 de junho.


Sabia que?

» A Comissão Europeia lançou o Ano Europeu dos Cidadãos, um ano dedicado a si e aos seus direitos.

» O dinheiro do prémio Nobel da Paz atribuído à União Europeia financiará quatro projetos abrangidos pela Iniciativa «Crianças da Paz».

» Pode apresentar uma denúncia eletrónica em matéria de ambiente junto do IGAMAOT.

» A ERSE não é um comercializador de energia, mas divulga na sua página os agentes que no mercado oferecem esse serviço, bem como as regras a que estão sujeitos.

» O ARBITRARE é um centro de arbitragem institucionalizada, com competência para resolver litígios em matéria de propriedade industrial, nomes de domínio de .pt, firmas e denominações.


Ficha Técnica

Coordenação
 Teresa Vieira
Pesquisa, Conceção e Produção
 Teresa Vieira e Elsa Ho



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt