enews DGAEP Setembro
N5 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público


ComPAct: Melhorar o Espaço Administrativo Europeu



ComPAct é o nome de uma nova iniciativa da Comissão Europeia destinada a aprofundar a cooperação administrativa entre os Estados-Membros e reforçar o Espaço Administrativo Europeu, em prol da melhoria dos serviços prestados a cidadãos e empresas.


À medida que a Europa continua a recuperar dos múltiplos choques que atravessou, da Covid-19 à invasão da Ucrânia pela Rússia e da subsequente crise energética, tem, de igual modo, de se preparar para a era digital, combater a crise climática e os desafios ambientais, assegurar economias resilientes e sustentáveis e sociedades justas, promover a democracia e desempenhar um papel mais forte no mundo.

A Comissão continua plenamente empenhada em apoiar a Europa a enfrentar todos estes desafios. No entanto, uma agenda política tão ambiciosa exige também administrações nacionais resilientes que possam traduzir as políticas da UE em ações pertinentes e eficazes a todos os níveis de governo, em todos os Estados-Membros.

Para o efeito, a Comissão está a preparar uma nova iniciativa (ComPAct) para aprofundar a cooperação administrativa entre os Estados-Membros e reforçar o Espaço Administrativo Europeu, com base em valores comuns e na ambição de prestar serviços de melhor qualidade aos cidadãos e às empresas.

A iniciativa foi anunciada no programa de trabalho da Comissão para 2023 e na Comunicação sobre a competitividade da UE a longo prazo e complementará uma série de políticas fundamentais, como a Agenda de Competências da UE, a Década Digital, o Pacto Ecológico com o subsequente Plano Industrial do Pacto Ecológico, a Política de Coesão, os pacotes de Defesa da Democracia e Anticorrupção e a Prospetiva Estratégica da UE.

Uma vez que a melhoria de competências e a requalificação dos funcionários públicos são essenciais no contexto das transições digital e ecológica, bem como da elaboração de políticas cada vez mais complexas, esta iniciativa atempada está associada ao Ano Europeu das Competências 2023 e à sua primeira iniciativa-chave – aproveitar os talentos nas regiões da Europa.

A iniciativa ComPAct centrar-se-á no reforço da capacidade das administrações para conceber e implementar estratégias e selecionar e realizar investimentos estratégicos. Reforçará igualmente a cooperação administrativa entre os Estados-Membros na resposta aos desafios comuns e na aplicação eficaz da política da UE.

 
Iniciativa da CE: Cartão Europeu de Deficiência



A Comissão Europeia propôs, no início do mês de setembro, a criação de um Cartão Europeu de Deficiência normalizado, bem como o reforço do atual Cartão Europeu de Estacionamento para pessoas com deficiência.

O Cartão Europeu de Deficiência servirá como prova reconhecida de deficiência em toda a UE, em serviços públicos e privados, como por exemplo: transportes, eventos culturais, museus, centros de lazer e desporto ou parques de diversões. Será emitido pelas autoridades nacionais competentes e complementará os cartões ou certificados nacionais.

A proposta da Comissão também inclui a melhoria do atual Cartão Europeu de Estacionamento para pessoas com deficiência, que terá um formato comum em toda a UE, vinculativo, e substituirá os cartões de estacionamento nacionais para pessoas com deficiência.

Estes cartões facilitarão o direito das pessoas com deficiência à livre circulação em todo o espaço da UE, assegurando o acesso, em condições de igualdade, às condições especiais, ao tratamento preferencial e aos direitos de estacionamento quando visitam outro Estado-Membro.

Saiba ainda que...

> A Estrutura de Missão Recuperar Portugal lançou mais dois vídeos no âmbito da campanha de divulgação dos impactos do PRR no quotidiano dos cidadãos – saúde e respostas sociais.

> Até 16 de outubro decorrem as candidaturas online para organismos, no âmbito da edição 2024 dos Prémios de Serviço Público da ONU.

> O Prémio ISCTE Políticas Públicas 2023 tem inscrições abertas a entidades até 20 de outubro.

> Estão em curso, até dia 9 de outubro, as candidaturas para Peritos Nacionais em Formação Profissional (1.º Exercício), numa iniciativa da Comissão Europeia.


Ficha Técnica

Coordenação e produção: DRIC

Colaboraram nesta edição:
DIOEP | DEOR/DPQ | DGRI/DTDSI



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt