enews DGAEP setembro
N4 . 2022
 direção-geral da administração e do emprego público


Novo Aviso sobre o Teletrabalho - Aquisição de meios de trabalho

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai ser aberto, dia 15 de setembro, novo Aviso para a aquisição dos meios necessários à portabilidade dos postos de trabalho na Administração Pública Central através da generalização de meios digitais e telemáticos.

A adoção de novas formas de organização do trabalho na Administração Pública (AP) justifica a inscrição no PRR da meta de 25% de trabalhadores em funções públicas, com funções compatíveis com o trabalho à distância, poderem desempenhá-las em regime de teletrabalho (ainda que parcial ou híbrido).

Múltiplos são os objetivos visados por este projeto, designadamente reforçar a atratividade da AP através de formas mais flexíveis de trabalho que, sem prejuízo da eficiência, eficácia e qualidade do desempenho dos trabalhadores, potenciem a conciliação da vida profissional com a vida pessoal, estimulem a fixação de postos de trabalho em regiões do país com menor densidade populacional, contribuam para a diminuição dos custos suportados pelos trabalhadores com deslocações diárias e, concomitantemente, reduzam a pegada carbónica.

Este programa prevê uma taxa de financiamento de 100%, até ao limite máximo de 1.000€ (mil euros), sem IVA, por posto de trabalho, sendo elegíveis despesas realizadas, desde fevereiro de 2020, com a aquisição de meios de teletrabalho.

No âmbito deste Aviso, consideram-se também elegíveis as despesas com sistemas de videoconferência destinadas às instalações das entidades a fim de permitirem, a nível central, a conexão aos diversos equipamentos afetos a postos de trabalho em regime de teletrabalho. 

A partir de 15 de setembro, os organismos interessados poderão submeter a candidatura através de formulário eletrónico, disponível na plataforma "Recuperar Portugal"



 
Editorial

No dia 9 de setembro último foi publicada a Portaria n.º 233/2022, sobre o procedimento concursal de recrutamento de trabalhadores em funções públicas.

A nova portaria enuncia os princípios e garantias essenciais que enformam o recrutamento e regulamenta a tramitação do procedimento concursal. De acordo com a sua exposição de motivos, visa o aperfeiçoamento da atividade de recrutamento, norteado por dois objetivos estratégicos: fazer as melhores escolhas e recrutar os trabalhadores mais aptos, e tornar a atividade de recrutamento mais eficiente, conferindo-lhe previsibilidade.

A nova regulamentação cria novos e exigentes desafios à Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Novos, porque a atividade de recrutamento não foi competência da DGAEP durante quase 10 anos, tendo sido transferida para o INA, então Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, em 2012 e regressado a esta direção-geral em maio de 2021.

Exigentes, porque à DGAEP não foi apenas atribuída a competência de prestar apoio técnico aos órgãos e serviços da Administração Pública em matéria de recrutamento, mas também de prestar, ela própria, serviços de recrutamento.

Assim, para além de poder aplicar métodos de seleção e integrar júris de concurso em procedimentos concursais organizados pelos órgãos e serviços da Administração Pública, a DGAEP é responsável por assegurar as funções de entidade de recrutamento centralizado, cabendo-lhe organizar procedimentos concursais tendo em vista a constituição de reservas de recrutamento para utilização futura por um conjunto de empregadores públicos de acordo com a definição de perfis profissionais, transversais a toda a Administração Pública.

A Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, entra em vigor no próximo dia 1 de outubro.

Armanda Fonseca
Diretora-Geral da DGAEP


Sabia que?

Pode consultar a informação relativa aos avisos prévios de greve na página eletrónica da DGAEP, em Greves Comunicadas.


Ficha Técnica

Coordenação
DRIC
Pesquisa, conceção e produção
Bruno Fialho, Célia Fernandes, Francisco Ferreira, Nelson Costa, Susana Rodrigues.



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt