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1/2021
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A DGAEP está a desenvolver um novo site da CAF, com uma nova Imagem e conteúdos.
O novo layout é mais intuitivo e funcional para o utilizador, procurando simplificar a pesquisa da informação e o acesso aos menus principais.
Também nos conteúdos haverá novidades, com a disponibilização da nova versão CAF 2020 em Português, acompanhada de novos materiais de apoio.
O endereço de acesso ao sitio da CAF mantém-se: http://www.caf.dgaep.gov.pt
Fique atento/a!
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Reunião da rede europeia da CAF
Presidência Portuguesa da UE
No âmbito da Presidência Portuguesa da UE realizou-se online, no passado dia 21 de abril 2021, a reunião do grupo dos Correspondentes Nacionais da CAF.
O dia da reunião, com uma agenda cheia e bastante diversificada, começou com o ponto de situação do estudo europeu que está a ser desenvolvido pela Presidência portuguesa "CAF Challenges to Promote Public Sector Capacity".
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Neste encontro foi ainda criado um grupo de trabalho, para iniciar a revisão da CAF Educação e que será liderado por Portugal, e aprovada uma matriz de alinhamento entre os Critérios da CAF e a Recomendação da OCDE sobre liderança e capacitação no setor público.
Na parte da tarde foi apresentado um novo projecto, a desenvolver pela OCDE e financiado pela Comissão Europeia, intitulado "Strengthening the resilience of public administration after the COVID19 crisis with CAF". A nova coordenadora do Centro de Recursos CAF do EIPA divulgou as actividades do EIPA para a promoção da CAF ao nível europeu, tendo a representante da Eslovénia apresentado as prioridades da próxima Presidência.
No período dedicado à partilha de conhecimento e de práticas foi apresentado o Projeto: "CAF - Local Authorities" pelo Director do CESOP/UCP de Portugal e a visão e reflexão sobre o futuro da CAF enunciada pelo Vice-Diretor do centro austríaco KDZ.
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Participação da DGAEP na Presidência portuguesa da UE
Reunião da Rede das Administrações Públicas Europeias | 22 de abril 2021
No âmbito da Presidência portuguesa da UE, a DGAEP realizou no dia 22 de abril mais uma reunião da Rede das Administrações Públicas Europeias (mais conhecida pelo acrónimo inglês EUPAN), a reunião do Grupo Técnico, que contou com a participação dos Estados-membros (EM) e dos países Observadores (Islândia, Noruega,
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síntese estatística do emprego público
1.º trimestre/2021
A 31 de março de 2021, o emprego no sector das administrações públicas situou-se em 725 775 postos de trabalho, assinalando um aumento de 6 828 postos de trabalho, face a 31 de dezembro de 2020, o que corresponde a um aumento de 1% face ao trimestre anterior e a um aumento de 3,0% face ao trimestre homólogo. O maior contributo para a variação homóloga foi dado pelo aumento de emprego público nas Atividades de saúde humana e apoio social.
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A adaptação dos modelos de organização do trabalho na AP Central durante a pandemia COVID-19
Estudo
Com o surgimento da pandemia provocada pela doença COVID-19, e a par do que sucedeu em todas as áreas de atividade social e económica, também na Administração Pública se procurou proceder a uma adaptação dos modelos de organização do trabalho, em que o recurso ao teletrabalho acabou por se fazer como forma de responder conjunturalmente às exigências ditadas pelas circunstâncias, tendo em conta a velocidade exponencial dos acontecimentos e a necessidade premente de dar uma resposta aos desafios da pandemia de forma imediata.
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Este Estudo, desenvolvido pela DGAEP em parceria com diferentes serviços da Administração Pública, pretendeu salientar as principais dificuldades e oportunidades identificadas durante o processo, tendo-se também procedido à recolha das perceções de dirigentes e trabalhadores sobre os pontos fortes e pontos fracos do teletrabalho.
A apresentação pública, no dia 6 de abril de 2021, contou com a participação da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e do Secretário de Estado da Administração Pública.
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Riscos Psicossociais na Administração Pública
estudo de avaliação
A DGAEP, em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), está a realizar um Estudo de Avaliação de Riscos Psicossociais na Administração Pública Central, com a colaboração de 76 entidades parceiras, abrangendo as diferentes áreas governativas.
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Os riscos psicossociais em contexto de trabalho constituem um dos grandes desafios contemporâneos para a saúde e segurança, associados designadamente ao desenvolvimento ou agravamento de perturbações mentais e à violência e ao assédio no trabalho.
Com este Estudo pretende-se ter uma perspetiva dos riscos psicossociais na Administração Pública e contribuir para a definição e implementação de políticas públicas que respondam aos riscos identificados e que promovam o bem-estar no trabalho.
A apresentação deste Estudo, numa perspetiva global para a Administração Pública, está prevista para setembro de 2021.SIEP – 1.º Trimestre de 2021
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Dossier do Árbitro 2021
versão atualizada
Encontra-se disponível a atualização do Dossier do Árbitro - repositório de informação atinente aos diferentes domínios de intervenção dos árbitros, estruturando-a em razão dos tipos de processos em que poderão ser chamados a intervir. A construção deste Dossier resulta de um trabalho dinâmico.
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Procedimento concursal
perguntas frequentes
A DGAEP atualizou o conjunto de perguntas frequentes em matéria de Procedimento Concursal.
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Recolha de informação sobre os Trabalhadores das Administrações Públicas - RITAP
até 18 de junho de 2021
Encontra-se a decorrer a recolha de informação sobre carreiras, categorias e remunerações dos trabalhadores dos empregadores públicos, no sistema SRIT, até ao próximo dia 18 de junho.
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Guias / Flyers
A DGAEP disponibilizou novos infográficos na sua página eletrónica (guias e flyers).
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Legislação de interesse
- Portaria n.º 100-A/2021 - Fixa a estrutura nuclear da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
- Portaria n.º 53/2021 - Estabelece a idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social em 2022.
- Circular n.º 1/DGAEP/2021 - Suplemento de penosidade e insalubridade - orientações.
- Decreto-lei n.º 4/2021 - Estabelece o alargamento da ADSE aos titulares de contrato individual de trabalho que exerçam funções em entidades de natureza jurídica pública.
- Lei n.º 19/2021 - define as condições para a acumulação das prestações por incapacidade permanente com a parcela da remuneração auferida pelos trabalhadores em caso de incapacidade parcial resultante de acidente ou doença profissional.
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Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2.º, 1149-095 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 | Fax: +351 21 3900 148 | geral@dgaep.gov.pt
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ficha técnica
coordenação e design: Teresa Vieira
peças gráficas: João Pedro Aleixo
junho de 2021
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