Contudo, na sua materialização, nomeadamente no seio das organizações, o conceito envolve múltiplos factores como sejam, entre outros, a permeabilidade à conjuntura económica, a consciencialização das necessidades, a cultura organizacional, os valores assumidos, os laços de solidariedade institucional.
E neste contexto, pequenos actos alcançam grandes resultados em termos de poupança efectiva e racional, quer quando praticados individualmente, quer ao nível agregado da organização e dos seus dirigentes ao promoverem sinergias e laços institucionais que permitem a partilha de recursos.
Com efeito, cada um de nós pode contribuir para uma significativa redução dos encargos da organização, quando adopta no quotidiano actos tão simples quanto certificar-se que os documentos estão correctamente formatados antes de os enviar para impressão, utilizar a impressão frente e verso, imprimir apenas as partes do documento de efectiva necessidade, reduzir o suporte de papel ao estritamente necessário em termos legais e funcionais, com consequentes reflexos na redução dos custos de arquivo, produzir publicações e documentos em formato electrónico, ajustar a iluminação e climatização às condições ambientais em cada momento, etc.
Contribui ainda quando coloca ao dispor da organização capacitações não relacionadas com as atribuições que lhe estão cometidas, mas que colmatam necessidades pontuais, evitando dispêndio com a contratação externa.
Destes pequenos actos são exemplo, entre outros:
- a central telefónica adquirida pela Secretaria-Geral e partilhada por vários Serviços do Ministério das Finanças instalados no edifício da Praça do Comércio que, inicialmente projectada para servir cerca de 160 utilizadores, permitiu, com um dispêndio adicional de cerca de 30%, passar a servir cerca de 1600 utilizadores, permitindo ainda a agregação de novos utilizadores, sem qualquer encargo. Adicionalmente registaram-se ganhos de qualidade (rede VOIP) e redução em cerca de 20% nos preços de fornecimento dos terminais telefónicos;
- a redução média de cerca de 21% nos encargos suportados pela DGAEP com os consumíveis de cópia e impressão desde 2009 até ao momento, mercê das medidas que vêm sendo adoptadas;
- o alojamento das aplicações informáticas RAFE na plataforma do Instituto de Informática, permitindo evitar o dispêndio com a aquisição de uma plataforma própria;
- a disponibilização de espaços geridos pela Secretaria-Geral para realização de conferências e provas de selecção, evitando a contratação externa;
- a partilha do saber da DGAEP através da disponibilização de formadores e de acções de formação a custo zero.
"Com bom regimento pode até o pouco bastar para muitos; sem ele, nem a poucos alcança o muito." (Manuel Bernardes)
A Subdirectora-Geral
Maria do Rosário Raposo