enews DGAEP Janeiro
N1 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público


DGAEP promoveu encontro sobre Riscos Psicossociais na AP


A DGAEP promoveu recentemente um encontro sobre Riscos Psicossociais na Administração Pública, o qual teve lugar no Salão Nobre do Ministério das Finanças e contou com 130 participantes.

Nesta sessão, ocorrida a 7 de dezembro, foram apresentados os resultados do “Estudo de avaliação dos riscos psicossociais na Administração Pública”.

A apresentação esteve a cargo de elementos da equipa da DGAEP que estiveram envolvidos na elaboração daquele diagnóstico.

Seguiu-se uma mesa redonda sobre a temática “Como intervir face aos riscos psicossociais no trabalho?”, tendo a mesma sido moderada por Nuno Baltazar Lopes, coordenador do estudo.

A mesa redonda contou ainda com a participação de Samuel Antunes, docente da Universidade Autónoma de Lisboa, Rocha Nogueira, coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, e Diana Policarpo, inspetora da Autoridade para as Condições de Trabalho.

O estudo global de avaliação dos riscos psicossociais na AP encontra-se disponível no site da DGAEP, acedível aqui

 
Editorial


No início de um novo ano, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público deseja a todos um Excelente 2023.

Os trabalhadores e dirigentes da Administração Pública poderão continuar a contar com o esforço da DGAEP para alinhar estratégias, propor novas formas de organização dos serviços, contribuir para o fortalecimento e rejuvenescimento da Administração Pública e para o desenvolvimento de modelos de organização do trabalho que promovam melhores condições de trabalho, incluindo uma melhor conciliação da vida profissional, familiar e pessoal dos seus trabalhadores.

Em especial, em 2023 criaremos as condições para abrir o primeiro procedimento de recrutamento centralizado, agilizando processos e poupando recursos, ao mesmo tempo que trabalharemos para desmaterializar os procedimentos concursais comuns. Noutra área, daremos o nosso contributo para a discussão sobre os novos modelos de organização do trabalho e, simultaneamente, com suporte nos programas do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR) em curso, continuaremos a promover o teletrabalho na Administração Pública.

O nosso esforço é guiado por uma certeza: uma administração pública mais forte, mais moderna e mais ágil é uma administração mais capaz de prestar melhores serviços ao cidadão.


Saiba ainda que...

  • No início deste ano, será editado o n.º 08 da RAEP – Revista de Administração e Emprego Público, que incluirá uma entrevista com a Diretora-Geral dos Recursos Humanos e da Segurança da Comissão Europeia, Gertrud Ingestad.

  • 2023 foi designado Ano Europeu das Competências, procurando dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida. Saiba mais aqui.



Ficha Técnica

Coordenação e produção: DRIC

Colaboraram nesta edição:
DRJE | DDO | DIOEP | DRCT



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