enews DGAEP Janeiro
N1 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público


Publicado n.º 23 do Boletim Estatístico do Emprego Público



A DGAEP publicou, em 16 de dezembro de 2022, o Boletim Estatístico do Emprego Público (BOEP) relativo ao 1.º Semestre de 2022. Uma das ilações a retirar tem que ver com o aumento considerável de postos de trabalho ocupados por trabalhadores com deficiência.

Veja, no BOEP n.º 23, um conjunto de dados e indicadores atualizados de caracterização de emprego público a partir da informação recolhida através do Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE):

• Estrutura etária nas administrações públicas;
• Nível de escolaridade nas administrações públicas;
• Trabalhadores com deficiência nas administrações públicas;
• Prestações de serviços na administração direta e indireta do Estado;
• Estrutura etária e escolaridade nas empresas públicas e demais entidades do setor público.

A informação disponibilizada neste número atualiza os valores divulgados no BOEP n.º 22 e é complementar à divulgada na Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) 3.º trimestre de 2022.


Algumas ilações relevantes 

De acordo com os dados deste BOEP, em 30 de junho de 2022, 64,5% dos 741 127 postos de trabalho das administrações públicas correspondiam a trabalhadores com 45 e mais anos.

Entre dezembro de 2011 e junho de 2022, verificou-se uma diminuição do número de trabalhadores em todos os escalões etários abaixo de 45 anos. Neste período, a idade média dos trabalhadores da AP aumentou 4,4 anos (de 43,6 anos de idade, em 2011, para 48,0 anos, em 2022). A idade média estimada aumentou em todas as carreiras, com exceção das carreiras médica e de investigação científica.

Em junho de 2022, mais de metade dos trabalhadores da AP detinham habilitações ao nível do ensino superior, enquanto 26,5% detinham o ensino secundário e 18,3% apenas o ensino básico. Cerca de 12,1% possuíam um nível de escolaridade superior a licenciatura (8,9% com mestrado e 3,2% com doutoramento). O ensino básico e o doutoramento eram os únicos níveis de escolaridade com mais trabalhadores homens do que mulheres. Destaca-se a elevada proporção de mulheres entre os trabalhadores com bacharelato ou com licenciatura (acima de 70%).

No total da AP, entre dezembro de 2011 e junho de 2022, o número de postos de trabalho ocupados por trabalhadores com deficiência (com incapacidade permanente igual ou superior a 60%) aumentou cerca de 79%, passando de 11 918 para 21 329. O aumento do número de postos de trabalho ocupados por trabalhadores com deficiência verificou-se em todos os subsetores, destacando-se a administração central, em termos absolutos e percentuais.

Em junho de 2022, 35,1% dos 30 572 trabalhadores das empresas públicas e demais entidades públicas detidas pela administração central tinham entre 45 e 54 anos. Entre os 20 961 trabalhadores das sociedades do setor público detidas pela administração local, 30,8% tinham entre 45 e 54 anos, seguindo-se o escalão etário entre os 35 e os 44 anos, em que se situavam 26,9% dos trabalhadores.

A proporção de trabalhadores das empresas públicas e demais entidades públicas detidas pela administração central com habilitações ao nível do ensino superior era de 50,9%, sendo este indicador mais elevado nas sociedades financeiras (81,5%) do que no conjunto das sociedades não financeiras (39%). Nas empresas e demais entidades detidas pela administração regional da Madeira e pela administração local, o ensino básico era o nível de escolaridade predominante, correspondendo, respetivamente, a 63,9% e 48,5% dos trabalhadores.

 
Editorial


No início de um novo ano, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público deseja a todos um Excelente 2023.

Os trabalhadores e dirigentes da Administração Pública poderão continuar a contar com o esforço da DGAEP para alinhar estratégias, propor novas formas de organização dos serviços, contribuir para o fortalecimento e rejuvenescimento da Administração Pública e para o desenvolvimento de modelos de organização do trabalho que promovam melhores condições de trabalho, incluindo uma melhor conciliação da vida profissional, familiar e pessoal dos seus trabalhadores.

Em especial, em 2023 criaremos as condições para abrir o primeiro procedimento de recrutamento centralizado, agilizando processos e poupando recursos, ao mesmo tempo que trabalharemos para desmaterializar os procedimentos concursais comuns. Noutra área, daremos o nosso contributo para a discussão sobre os novos modelos de organização do trabalho e, simultaneamente, com suporte nos programas do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR) em curso, continuaremos a promover o teletrabalho na Administração Pública.

O nosso esforço é guiado por uma certeza: uma administração pública mais forte, mais moderna e mais ágil é uma administração mais capaz de prestar melhores serviços ao cidadão.


Saiba ainda que...

  • No início deste ano, será editado o n.º 08 da RAEP – Revista de Administração e Emprego Público, que incluirá uma entrevista com a Diretora-Geral dos Recursos Humanos e da Segurança da Comissão Europeia, Gertrud Ingestad.

  • 2023 foi designado Ano Europeu das Competências, procurando dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida. Saiba mais aqui.



Ficha Técnica

Coordenação e produção: DRIC

Colaboraram nesta edição:
DRJE | DDO | DIOEP | DRCT



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