enews DGAEP novembro
N5 . 2022
 direção-geral da administração e do emprego público


Uma cultura mais “verde” nas administrações europeias

O Instituto Europeu de Administração Pública realizou, a 6 de outubro, o webinar “Construir uma cultura verde sustentável dentro da Administração Pública - Já pensou numa gestão verde (RH) para apoiar a liderança?”.

Enquadrado pelas prioridades da Comissão Europeia definidas para 2019-2024, “tornar a Europa mais ecológica, mais digital e mais resiliente”, o encontro procurou sensibilizar os participantes para a urgência da mudança de comportamentos nas administrações europeias.

Embora este não seja um tema novo, dado que já em 2013 o foco das administrações públicas incidia na promoção da eficiência energética dos edifícios públicos e na utilização sustentável dos recursos, o âmbito é agora alargado à área da gestão de recursos humanos. Esta nova perspetiva tem como objetivo tornar mais “verdes” e sustentáveis as práticas e procedimentos da gestão de pessoas (p. ex. recrutamento e formação), a forma de trabalhar e a organização do local de trabalho. A conceção de um ambiente de trabalho híbrido e verde requer, igualmente, uma mudança nas deslocações trabalho-casa e a redução das viagens de trabalho.

Relativamente a este último tópico, a administração federal austríaca apresentou o seu projeto “Deslocações e viagens de trabalho ecológicas”, assente em três princípios:

  • Evitar viagens de trabalho e deslocações pendulares (utilização das TIC em alternativa, ex.: reuniões virtuais, teletrabalho);
  • Mudar para meios de transporte amigos do ambiente (transportes públicos);
  • Melhorar o tipo de transporte individual motorizado (e-mobilidade, bicicletas, scooters).

Saiba mais aqui.


[Foto: Freepik]

 
DGAEP recebeu visita técnica de delegação brasileira

A DGAEP recebeu, no dia 15 de novembro, a visita técnica de uma delegação brasileira composta por 14 quadros da Advocacia-Geral da União do Brasil.
Neste âmbito, foram abordadas matérias relacionadas com o emprego público, o Sistema de Informação de Organização do Estado (SIOE), os modelos de recrutamento na Administração Pública, os estágios profissionais e o regime de teletrabalho.


Sabia que?

Antes da abertura de procedimento concursal cabe ao dirigente máximo do serviço consultar a DGAEP – Entidade de Recrutamento Centralizado (ERC) - acerca da existência ou não de candidatos em reserva de recrutamento. Saiba mais aqui.

Pode ser recusada proposta de acordo de teletrabalho pelo empregador ou pelo trabalhador. A recusa do pedido por parte do empregador tem de ser feita por escrito e devidamente fundamentada, se a atividade for compatível com o regime de teletrabalho. O trabalhador pode opor-se sem necessidade de fundamentação e sem aplicação de qualquer sanção. Saiba mais aqui.


Ficha Técnica

Coordenação e produção: DRIC

Colaboraram nesta edição:
DRJE | DIOEP | DRCT



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt