» APCER - Associação Portuguesa de Certificação
A APCER é um organismo português privado que se dedica à certificação de Sistemas de Gestão, Serviços, Produtos e Pessoas, de forma a garantir a qualidade e promovendo vantagens competitivas às entidades, públicas ou privadas, tanto nacionais como internacionais.
» Instituto Português de Acreditação
O IPAC disponibiliza na sua página electrónica um Directório de Entidades Acreditadas, que é mantido actualizado para confirmação da validade das acreditações.
» IPQ - Instituto Português de Qualidade
O IPQ é o instituto público que, integrado na administração indireta do Estado, tem por missão a coordenação do sistema português da qualidade, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades necessárias à sua função de laboratório nacional de metrologia.
» O Modelo de Excelência da EFQM
O Modelo de Excelência da EFQM é utilizado como base para a (auto)avaliação de uma organização, um exercício através do qual é avaliada face a um conjunto de 9 critérios detalhados, os quais estão alicerçados nos 8 Conceitos Fundamentais da Excelência
Enquanto ferramenta de gestão, permite:
- Avaliar o desempenho da organização e identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
- Integrar e alinhar os processos, procedimentos e ferramentas existentes, eliminando as duplicações;
- Introduzir uma cultura de melhoria contínua;
-
Identificar quais as ações que, na realidade, estão a ter um impacte positivo nos resultados, que áreas necessitam de uma maior atenção e que abordagens devem tornar-se redundantes.
A utilização do Modelo de Excelência assegura que todas as práticas de gestão de uma organização formam um sistema coerente, que é melhorado continuadamente, e que suporta a execução da estratégia pretendida para a organização.
O Comité Europeu de Normalização (CEN) foi oficialmente criado como uma associação internacional sem fins lucrativos com sede em Bruxelas em 30 de outubro de 1975. O CEN é o fornecedor de normas europeias e especificações técnicas. É a única organização reconhecida a nível europeu, de acordo com a Directiva 98/34/CE, para o planeamento, a elaboração e adoção de normas europeias em todas as áreas da atividade à exceção da Eletrotécnica ( CENELEC ) e das telecomunicações (ETSI ).
» ISO 9001:2008 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Manuais e guias interpretativos
A norma ISO 9001 constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
» ISO - International Organization for Standardization
A ISO desenvolve normas internacionais. O grupo foi fundado em 1947, e desde então publicou mais de 19 500 normas internacionais que abrangem quase todos os aspetos de atividade: da segurança alimentar aos computadores, da agricultura aos cuidados de saúde.
» IAPMEI - Certificação de sistemas de gestão da qualidade nas organizações
A norma ISO 9000 constitui a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. A Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade é dirigida a qualquer organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão e sector de actividade.
Explicação da ISO 9000 e certificação de qualidade.