A DGAEP estará representada no XXV Congresso do CLAD, no âmbito do tema “Gestão local e descentralização na perspectiva do desenvolvimento sustentável das cidades”.
As comunicações a apresentar no painel Instrumentos de Gestão para a sustentabilidade na Administração Pública, em que participam duas técnicas superiores do Departamento de Desenvolvimento de Modelos Organizacionais, em conjunto com representante do CESOP-Local, da Universidade Católica, pretendem estabelecer a relação entre os ODS da Agenda 2030, com instrumentos e ferramentas de gestão, utilizados na Administração Pública.
O foco é a sustentabilidade nas organizações a partir de três perspetivas e níveis de gestão diferentes: ao nível local e regional “A CAF enquanto instrumento de avaliação das autarquias portuguesas“, a um nível intermédio “A implementação da CAF nas organizações” e a um nível mais micro “A gestão ambiental nas organizações”.
O XXV Congresso do CLAD, realiza-se de 24 a 27 de novembro, 2020 em Lisboa.

 

síntese estatística do emprego público

3.º trimestre/2020


A 30 de setembro de 2020, o emprego no sector das administrações públicas situou-se em 700 477 postos de trabalho, assinalando uma diminuição de 0,7% face ao trimestre anterior e um aumento de 1,6% face ao trimestre homólogo.


consultar a SIEP

10 anos de contratação coletiva na Administração Pública. Balanço e perspectivas

inscrições abertas até 30 de novembro


A DGAEP promove, no dia 4 de dezembro de 2020, no Teatro Thalia em Lisboa, um seminário no âmbito das relações coletivas de trabalho sobre o tema "10 anos de contratação coletiva na Administração Pública. Balanço e perspectivas".
O seminário contará com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e do Secretário de Estado da Administração Pública nas sessões de abertura e encerramento e irá incluir duas mesas de debate subordinadas aos temas “Os Acordos Coletivos de Trabalho no Vínculo de Emprego Público” e "O exercício do Direito à Greve na Administração Pública”.

saber mais...

 

Projeto experimental de Revisão dos Instrumentos de Gestão

SIIGeP – Direito ao Desafio


Inserido na estratégia de transformação da Administração Pública, a DGAEP encontra-se a desenvolver um projeto experimental, com direto ao desafio, de revisão dos instrumentos de gestão, integrado no Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP).

saber mais...

Neste contexto, encontra-se já aprovado o Plano Estratégico da DGAEP para 2020-2023, que define as grandes linhas orientadoras e as prioridades de ação da DGAEP para o período correspondente à presente legislatura, estando em fase de conclusão o Plano de Gestão para 2021, que estabelece os objetivos operacionais, os projetos e atividades a desenvolver no próximo ano, bem como os indicadores de desempenho e as metas a alcançar, substituindo o QUAR e o Plano de Atividades.
No âmbito do mesmo projeto, encontra-se igualmente a ser desenvolvido o modelo de monitorização e controlo dos instrumentos de gestão.”


Prémio IPPS-Iscte Políticas Públicas | 2020

O que é?


O Prémio IPPS-Iscte Políticas Públicas 2020 visa reconhecer as políticas públicas mais relevantes adotadas no último ano em Portugal, nomeadamente aquelas que visaram combater a pandemia COVID-19 e os seus efeitos sociais, económicos, educativos e culturais. Nesta segunda edição do prémio apenas serão elegíveis políticas neste domínio.


saber mais...
 

Effective CAF User / Reconhecimento externo


Através de uma simples candidatura os serviços públicos podem submeter, a uma validação externa, o seu processo de autoavaliação, a programação do seu plano de melhorias e a sua maturidade em matéria de Gestão da Qualidade Total (TQM).

Organizações nacionais distinguidas com "Effective CAF User" em 2020

 

Infográficos - Guias / Flyers


A DGAEP disponibiliza na sua página eletrónica infográficos (guias e flyers) explicativos. Sintetiza de uma forma visual matérias como: SIADAP - diferenciação de desempenhos; consolidação de mobilidade intercarreiras/intercategorias; a remuneração na mobilidade, etc. Consultar

 

 

Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2.º, 1149-095 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 | Fax: +351 21 3900 148 | geral@dgaep.gov.pt
Se não pretende continuar a receber a enews da DGAEP, clique aqui

 

 
partilhar no facebook
partilhar no twitter
 

 

ficha técnica
coordenação e design: Teresa Vieira / conceção gráfica: João Pedro Aleixo
novembro de 2020