enews DGAEP Julho
N4 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público


Inteligência Artificial: Impactos no processo de recrutamento



A discussão está instalada em torno da Inteligência Artificial, um assunto que promete manter-se na ordem do dia. Importa identificar alguns benefícios, designadamente quando aplicada à gestão de recursos humanos, e riscos associados. Dá-se igualmente nota da tomada de posição europeia sobre a matéria.

A Inteligência Artificial (IA) apresenta benefícios potenciais para as nossas sociedades em diversas áreas, desde a educação à saúde, passando pela gestão de recursos humanos.

De acordo com o Grupo de peritos de alto nível sobre inteligência artificial da União Europeia, a inteligência artificial refere-se a “Sistemas que apresentam um comportamento inteligente, analisando o seu ambiente e tomando medidas – com algum grau de autonomia – para atingir objetivos específicos”.

A utilização destes sistemas visa, genericamente, economizar tempo, reduzir custos, ampliar proveitos/benefícios e aumentar a eficácia, independentemente da área onde são utilizados.

No que se refere à área da gestão de recursos humanos, o impacto da IA tem-se feito sentir, entre outros, no processo de recrutamento, com o intuito de o tornar mais eficiente, célere, preciso e personalizado.

A automatização de tarefas consumidoras de tempo ou repetitivas, como a análise e triagem de currículos, o histórico de trabalho e/ou a publicitação das ofertas nas redes sociais permitem acelerar o processo de seleção inicial.

A aplicação de técnicas que utilizam a IA, como o recrutamento preditivo, pretende prever quais os candidatos que têm maior probabilidade de serem bem-sucedidos em determinados postos de trabalho, ajudando a selecionar com maior precisão os mais qualificados. Além disso, a aplicação de testes que utilizam ferramentas de IA pode ajudar a avaliar, com maior exatidão, as competências técnicas, as capacidades cognitivas e os traços de personalidade dos candidatos.

As ferramentas de assistência em entrevista baseadas em IA são, igualmente, passíveis de facilitar a construção de perguntas estruturadas para as entrevistas e de avaliar as respostas, reduzindo a parcialidade/subjetividade e garantindo coerência ao processo de avaliação.

A IA permite, ainda, promover processos de recrutamento mais personalizados através da utilização de assistentes virtuais que mantêm os candidatos informados sobre o progresso do respetivo processo, respondem a dúvidas de forma rápida e gerem o calendário das entrevistas.

Contudo, a utilização da IA no processo de recrutamento apresenta, igualmente, potenciais riscos e considerações éticas, tais como a garantia de transparência, os preconceitos que os algoritmos possam conter (p. ex., racial, de género), a segurança dos utilizadores e a proteção dos direitos fundamentais.

Estes e outros riscos, identificados em várias áreas, justificaram a proposta da Comissão Europeia para a UE adotar um quadro regulamentar em matéria de inteligência artificial, de forma a garantir melhores condições para o desenvolvimento e utilização desta tecnologia inovadora.

Neste âmbito, a 14 de junho de 2023, os eurodeputados adotaram a sua posição de negociação sobre a legislação em matéria de inteligência artificial. As conversações com os Estados-Membros da UE irão decorrer no âmbito do Conselho, e o objetivo é poder chegar a um acordo até ao final deste ano.

 
Impactos do PRR na vida dos cidadãos



Já é possível identificar alguns dos investimentos associados ao PRR, assim como os seus impactos na vida e no dia a dia dos cidadãos. “A Escola Digital” é um dos filmes disponíveis no âmbito desta campanha. O canal Recuperar Portugal - YouTube conta também com vídeos sobre Prevenção e Combate de Incêndios Rurais e relativos ao Compromisso Emprego Sustentável.

Espanha assume Presidência rotativa do Conselho da UE



A Espanha assume, pela quinta vez, a Presidência rotativa do Conselho da UE, no 2.º semestre de 2023, tendo identificado 4 prioridades: 1. Reindustrializar a UE e assegurar a sua autonomia estratégica aberta; 2. Avançar na transição ecológica e na adaptação ambiental; 3. Promover uma maior justiça social e económica e 4. Reforçar a unidade europeia. Saiba mais aqui.



Saiba ainda que...

> Durante a Presidência sueca do Conselho da UE foi publicada uma eNews estatística sobre a composição da força de trabalho nas administrações públicas centrais e federais dos Estados-Membros da UE.

> O Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA) prolongou o prazo das candidaturas para a 9ª edição dos prémios EPSA (2023-24) até ao próximo dia 01 de novembro. Uma oportunidade única para os organismos europeus do setor público apresentarem projetos inovadores e soluções práticas para novos desafios.

> Desde junho de 2023 que há novas regras no processo de seleção para trabalhar na União Europeia.

> Foi recentemente publicado o Decreto-Lei n.º 53/2023, de 5 de julho, que procede à regulamentação da Agenda do Trabalho Digno, em vigor desde maio último. A regulamentação deste regime incide na sua dimensão de apoio social e procede a alterações fundamentais à legislação do trabalho.

> O Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA) está a implementar o Plano de Formação de Capacitação Digital, acessível a todos os trabalhadores da AP, com disponibilização de cursos online gratuitos.

> O IPSS-ISCTE lançou recentemente o relatório "O Estado da Nação e as Políticas Públicas". A edição deste ano é dedicada às Reformas Estruturais.

> A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) desenvolveu, recentemente, o projeto "IgualPro - As profissões não têm género", com vista à identificação, combate e eliminação dos estereótipos de género. 


Ficha Técnica

Coordenação e produção:
DRIC

Colaboraram nesta edição:
DIOEP | DEOR



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt