presidência polaca do conselho da UE
A Polónia assume, pela segunda vez, a presidência do Conselho da União Europeia em 1 de janeiro de 2025. Juntamente com a Dinamarca e o Chipre forma um novo trio de presidências.
O trio estabelece os objetivos e a agenda a abordar pelo Conselho para o período partilhado de 18 meses. Com base nessa agenda, cada um dos três países elabora a sua própria agenda de forma mais pormenorizada e prepara os respetivos projetos que irão integrar a ordem de trabalhos das reuniões do Conselho, permitindo a continuidade dos trabalhos e evitando a suspensão semestral dos projetos em curso.
O programa conjunto que agora se inicia encontra-se organizado em torno de três temas principais, a saber: uma Europa forte e segura; uma Europa próspera e competitiva e uma Europa livre e democrática.
A Presidência polaca decorre num contexto internacional extremamente complexo, marcado pela guerra em curso na Ucrânia e pelas crescentes tensões geopolíticas, nomeadamente no Médio Oriente. Por conseguinte, os principais objetivos do seu programa consistem na implementação das prioridades definidas em relação ao tema da segurança e da promoção dos princípios e valores representados pela União Europeia, salientando o papel especial da sociedade civil.
Neste contexto, serão desenvolvidas atividades que reforcem a segurança europeia nas suas múltiplas dimensões: externa, interna, informação, económica, energética, alimentar e sanitária.
Para mais informação consultar o site oficial da Presidência polaca aqui.