Trabalhar na União Europeia

Destacamentos na UE, Erasmus na AP e formação NEPT

Foram em março divulgados, pelo Serviço Europeu de Seleção de Pessoal, 36 novos convites para apresentação de candidaturas a destacamentos em diferentes direções-gerais da Comissão Europeia.

No total, estão divulgadas, no Portal Eurocid, 81 oportunidades de destacamento para trabalhadores do setor público, com local de trabalho em Bruxelas e noutras cidades da Europa, tendo por referência a Estratégia Nacional para as Carreiras Europeias e a portaria nº 347/2023.

Estão também abertas, até 12 de maio, as inscrições no  Programa Erasmus para a Administração Pública e até 23 de abril para a 2ª sessão do programa de formação para Peritos Nacionais em Formação Profissional (NEPT), ambos a decorrer em outubro.

No que toca aos destacamentos, a dotação orçamental centralizada destina-se a assegurar todos os encargos das entidades empregadoras com os respetivos trabalhadores destacados, independentemente do tipo de carreira ou vínculo laboral (apresentação da dotação centralizada).

As candidaturas e as dúvidas devem ser dirigidas ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors/Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do e-mail: candidaturas.europeias@mne.pt.

Para mais informações, poderão ser consultados os conteúdos/documentos no sítio Destacamentos e formação.

Salienta-se a importância do cumprimento, por parte dos candidatos, dos requisitos constantes no anúncio oficial e das datas-limite do registo efetuado no Portal, bem como da necessidade de autorização da entidade patronal para o efeito.