prémios nacionais e internacionais
Unpan Public Service Awards 2022
Os Prémios das Nações Unidas de Serviço Público premeiam iniciativas bem-sucedidas e criativas em prol de uma Administração Pública mais eficaz e responsiva, em todos os países à escala mundial. Através de um concurso anual, estes prémios promovem o reconhecimento internacional da excelência, do profissionalismo e da missão dos serviços públicos.
Em 2022 estarão a concurso iniciativas inseridas nas seguintes quatro categorias:
- Fomentar a inovação para a prestação de serviços públicos inclusivos e equitativos;
- Reforçar a eficácia das instituições públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Promover serviços públicos sensíveis ao género para atingir os ODS;
- Resiliência institucional e respostas inovadoras à pandemia da COVID-19 - categoria especial.
As iniciativas vencedoras serão anunciadas no âmbito do Fórum de Serviço Público das Nações Unidas, que se realiza em junho de 2022.
Para mais informações, consultar United Nations Public Administration Network.
Bennett Prospect Public Policy Prize 2022
O Bennett Prospect Public Policy Prize é um prémio atribuído pelo Instituto Bennett da Universidade de Cambridge, em parceria com a revista Prospect. O objetivo é dar visibilidade a alguns dos maiores desafios do nosso tempo sob a forma de um breve ensaio ou filme. A questão lançada para o Bennett Prospect Prize 2022 é: "Para que serve um serviço público no séc. XXI?".
As inscrições e respetivos trabalhos devem ser apresentados num de dois formatos: um ensaio de 2.500 palavras ou uma curta-metragem, no máximo, de 10 minutos, até ao dia 31 de março de 2022.
O primeiro prémio é de £5,000 (corresponde a 5,833€), enquanto o valor do segundo e terceiro prémios é £1,000 (corresponde a 1,166€).
O vencedor terá ainda direito a uma publicação no site do Instituto Bennett, na revista Prospect online, como também a possibilidade de partilhar as suas ideias com stakeholders influentes, um convite para a Conferência Anual de Política Pública do Instituto Bennett e a oferta da assinatura anual da revista Prospect e o acesso digital à mesma.
O júri será composto por: Gus O'Donnell e Richard Wilson (ex-Secretários de Estado), Fiona Reynolds (Presidente do National Audit Office), Alan Rusbridger (Editor da revista Prospect) e pelos professores Diane Coyle e Dennis C. Grube (Codiretores do Instituto Bennett).
Os vencedores serão anunciados em maio de 2022.
Saiba mais em: www.bennettinstitute.cam.ac.uk/prize
6.ª Edição dos Portugal Best Digital Awards
Seis entidades estatais foram distinguidas no âmbito da 6.ª edição dos Portugal Best Digital Awards, cuja cerimónia se realizou em 14.12.2021.
Conheça os vencedores nas categorias de Best Government Project; Best Health Project; Best Education Project; Best Future of Work Project; Best Future of Operations Project and Best Transportation Project:
Entidade: Instituto da Segurança Social, I.P. |
Entidade: SPMS - Serviços Partilhados do M. da Saúde |
Entidade: Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE | |
Entidade: Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A. |
Entidade: SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras |
Vencedores dos Prémios Europeus do Sector Público - European Public Sector Award (EPSA) - 2021
A cerimónia de entrega de prémios da 8.ª edição dos Prémios Europeus do Sector Público (EPSA em inglês) realizou-se no dia 29 de novembro de 2021. Organizada pelo Instituto Europeu de Administração Pública (mais conhecido pelo acrónimo inglês EIPA), esta edição foi marcada pelos esforços desenvolvidos por todos os níveis do setor público, para enfrentar os desafios complexos e multidimensionais colocados pela pandemia da COVID-19. Neste contexto, a cerimónia de entrega dos prémios decorreu em formato online.
A 8.ª edição dos EPSA apresentou, assim, três categorias distintas:
- Administração Pública digital;
- Administração Pública verde;
- Administração Pública Inovadora.
Os EPSA 2021 procuraram apresentar e reconhecer projetos apresentados pelas administrações públicas europeias que desenvolveram e implementaram novas soluções na prestação de serviços públicos e na formulação de políticas.
Adicionalmente, foram premiados com uma menção honrosa dois projetos pela relevância que apresentavam devido à crise da pandemia COVID-19. Na categoria Digital: Transparency at the service of Health (Espanha) e na categoria Inovadora: At a distance, but close to you (Roménia).
Vencedores
- Administração Pública Verde
Primeiro Prémio: EnerCoach - a digital energy accounting platform for municipalities to monitor energy consumption of public infrastructure (Luxemburgo)
Segundo Prémio: Smart infrastructure for smart public administration (Estónia)
Terceiro Prémio: Third prize: Processing invasive alien plants into useful products and input material for industry (Eslovénia)
- Administração Pública Digital
Primeiro Prémio: Vienna provides space (Áustria)
Segundo Prémio: JustizOnline (Áustria)
Terceiro Prémio: Cross-border fines (Bélgica)
- Administração Pública Inovadora
Primeiro Prémio: LabX - experimentation laboratory for the public administration (Portugal)
Segundo Prémio: Government buys innovation (Bélgica)