prémios internacionais

Portugal recebe Prémio de Serviço Público das Nações Unidas 2020

No dia 16 de junho, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, foram anunciados os sete  países vencedores do prémio de serviço público, entre eles Portugal. Distinguiram-se organismos e institutos públicos que através de projetos inovadores contribuem para uma administração pública mais ágil e eficaz na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a finalidade de não deixar ninguém para trás, que está no cerne da Agenda 2030 nas Nações Unidas.

Bangladesh, Botsuana, Brasil, México, Portugal, República da Coreia e Espanha foram galardoados por iniciativas que abrangem uma variedade de serviços públicos, desde cuidados de saúde para idosos, plataformas eletrónicas para a educação, direitos e garantias dos cidadão, gestão e administração da justiça e educação para crianças e jovens em risco.

Agência para a Modernização Administrativa, com a colaboração da Direção-Geral de Energia e Geologia, ficou entre os vencedores da edição deste ano na categoria «Delivering Inclusive and Equitable Public Services for all», atribuída todos os anos pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU (UNPSA),dos Prémios de Serviço Público das Nações Unidas. Este é o mais prestigiado prémio internacional de reconhecimento de projetos mais inovadores e eficazes no âmbito da administração pública.

O prémio atribuído pela ONU à Agência para a Modernização Administrativa prende-se com a disponibilização de uma plataforma de interoperabilidade através da qual se cruzam dados detidos pelas diversas entidades da administração pública, com vista à concessão da Tarifa Social de Energia, evitando que sejam as famílias a ter que apresentar a documentação necessária para o efeito.

Para saber mais, consulte:

Prémios Europeus do Sector Público – European Public Sector Award (EPSA) - 2021

O Instituto Europeu de Administração Pública organiza, em 2021, a 8.ª edição dos Prémios Europeus do Sector Público (EPSA em inglês). Esta edição é marcada pelos esforços desenvolvidos por todos os níveis do setor público, para enfrentar os desafios complexos e multidimensionais colocados pela pandemia da COVID-19. Neste contexto, a prestação de serviços públicos deve experimentar e abraçar soluções transparentes, inclusivas, inovadoras e sustentáveis.

A 8.ª edição dos EPSA apresenta, assim, três temas:

  • Administração Pública digital;
  • Administração Pública verde;
  • Administração Pública Inovadora.

Os EPSA procuram reconhecer soluções inovadoras para os desafios atuais e futuros. São bem-vindas as candidaturas de projetos que lidem com desafios sociais, económicos, climáticos, operacionais e na área da saúde.

Os EPSA 2021 destinam-se a todas as entidades do sector público europeu e dos Estados-Membros, incluindo empresas e agências. O prazo para apresentação de candidaturas é 3 de maio de 2021.

Para mais informações sobre os prémios, edições anteriores e candidaturas consulte: EPSA 2021 website.