prémios internacionais

Portugal recebe Prémio de Serviço Público das Nações Unidas 2020

No dia 16 de junho, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, foram anunciados os sete  países vencedores do prémio de serviço público, entre eles Portugal. Distinguiram-se organismos e institutos públicos que através de projetos inovadores contribuem para uma administração pública mais ágil e eficaz na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a finalidade de não deixar ninguém para trás, que está no cerne da Agenda 2030 nas Nações Unidas.

Bangladesh, Botsuana, Brasil, México, Portugal, República da Coreia e Espanha foram galardoados por iniciativas que abrangem uma variedade de serviços públicos, desde cuidados de saúde para idosos, plataformas eletrónicas para a educação, direitos e garantias dos cidadão, gestão e administração da justiça e educação para crianças e jovens em risco.

Agência para a Modernização Administrativa, com a colaboração da Direção-Geral de Energia e Geologia, ficou entre os vencedores da edição deste ano na categoria «Delivering Inclusive and Equitable Public Services for all», atribuída todos os anos pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU (UNPSA),dos Prémios de Serviço Público das Nações Unidas. Este é o mais prestigiado prémio internacional de reconhecimento de projetos mais inovadores e eficazes no âmbito da administração pública.

O prémio atribuído pela ONU à Agência para a Modernização Administrativa prende-se com a disponibilização de uma plataforma de interoperabilidade através da qual se cruzam dados detidos pelas diversas entidades da administração pública, com vista à concessão da Tarifa Social de Energia, evitando que sejam as famílias a ter que apresentar a documentação necessária para o efeito.

Para saber mais, consulte:

 

Prémios Europeus do Sector Público - EPSA 2019

O Instituto Europeu de Administração Pública realiza, em 2019, a 7.ª edição dos Prémios Europeus do Sector Público (EPSA). Esta edição tem como tema "Novas soluções para desafios complexos - um sector público centrado no cidadão, sustentável e apto para o futuro". Um tema abrangente e inclusivo que torna mais fácil a participação de todas as organizações, independentemente da sua função ou dimensão, desde que apresentem novas soluções para os complexos desafios que enfrentam, sejam eles demográficos, climáticos, tecnológicos, de segurança ou de manutenção do sistema de segurança social.

A 7.ª edição dos EPSA apresenta três categorias:

  • Categoria 1: Projetos/casos apresentados por organismos dos níveis europeu e nacional;
  • Categoria 2: Projetos/casos apresentados por organismos do nível regional;
  • Categoria 3: Projetos/casos apresentados por organismos do nível local e supralocal.

A entrega destes prémios terá lugar no âmbito de um evento de alto-nível, organizado pela Presidência finlandesa do Conselho da União Europeia, que se realizará nos dias 4 a 6 de novembro de 2019, em Maastricht (Holanda).

Para mais informações sobre os prémios e as candidaturas consulte: http://www.epsa2019.eu/

Prémios das Nações Unidas de Serviço Público - 2019

Os Prémios das Nações Unidas de Serviço Público constituem o reconhecimento internacional da excelência em serviços públicos. Premeiam iniciativas bem-sucedidas e criativas, bem como o contributo dos serviços públicos em prol de uma Administração Pública mais eficaz e reativa, em todos os países à escala mundial. Através de um concurso anual, estes prémios promovem o profissionalismo, a missão e a visibilidade dos serviços públicos.

Em 2019 encontravam-se a concurso iniciativas inseridas nas seguintes cinco categorias:

  1. Fornecer serviços inclusivos e que promovam a igualdade para não deixar ninguém para trás;
  2. Assegurar abordagens integradas nas instituições do sector público;
  3. Desenvolver instituições públicas eficazes e responsáveis;
  4. Promover a transformação digital nas instituições do sector público;
  5. Promover serviços públicos que tenham em conta as questões de género, de modo a alcançar os "objetivos de desenvolvimento sustentável - ODS" da ONU.

Os vencedores foram já divulgados e os prémios serão entregues no âmbito do Fórum de Serviço Público das Nações Unidas, que este ano terá lugar em Baku, na República do Azerbaijão entre os dias 24 e 26 de junho.

O referido fórum, organizado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais e pela Entidade para a Igualdade de Género e Capacitação das Mulheres das Nações Unidas em conjunto com a Agência Estatal de Serviço Público e Inovação Social da República do Azerbaijão, terá como tema: "Achieving the Sustainable Development Goals through effective Delivery of Services, Innovative Transformation and Accountable Institutions".

Os vencedores são:

  • Categoria 1 - Quénia; Brasil e Austrália;
  • Categoria 2 - Indonésia; Argentina e Portugal;
  • Categoria 3 - Tailândia;
  • Categoria 4 - Costa Rica;
  • Categoria 5 - República da Coreia; Áustria e Chile

Destaca-se o prémio atribuído ao Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), referente à categoria 2 "Assegurar abordagens integradas nas instituições do sector público", pela iniciativa de criar um local que reunisse, num mesmo espaço, diferentes serviços, instituições e gabinetes de apoio aos migrantes - os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM).

Para mais informações consultar:

Lista de vencedores - UNPSA 2019

Vídeo com o anúncio dos vencedores