workshops e conferências

32ª Conferência Anual NISPAcee

Tem apenas três dias para se inscrever para a 32ª Conferência Anual NISPAcee, que este ano se realiza de 23 a 25 de maio de 2024 em Tbilisi, Geórgia. Quem ainda não se inscreveu poderá ainda fazê-lo até ao próximo dia 6 de maio. Se vai ser orador, apresentador ou coordenador de uma sessão, o prazo de registo é até ao próximo dia 10 de abril.

No site da NISPAcee poderá já conhecer os temas interessantes das comunicações que serão apresentadas na conferência. Todos os trabalhos aceites para a 32ª Conferência Anual da NISPAcee já estão publicados no sítio Web aqui e aqui pode conhecer o programa preliminar da Conferência NISPAcee 2024.

Caso já esteja a planear a viagem a Tbilisi, pode encontrar informações interessantes e valiosas no sítio Web da organização, nomeadamente informações sobre o local da conferência, informações sobre a localização (incluindo orientações e dicas para visitar).

Os eventos sociais e as redes informais são parte inseparável das conferências NISPAcee, podendo os participantes registados se inscrever no Jantar/Festa Temática ou a viagem turística.


OCDE organiza evento sobre como melhorar a pesquisa de dados das finanças públicas

O Centro da OCDE para o Empreendedorismo, PME, Regiões e Cidades organiza o evento "Melhorar as finanças públicas locais e regionais e os dados sobre o emprego público para uma análise da governação a vários níveis", que terá lugar no próximo dia 13 de junho, entre as 12h00 e as 14h30 (hora de Lisboa), em formato online.

Os dados regionais e locais sobre finanças e emprego continuam a ter lacunas significativas, particularmente no contexto internacional, onde os dados comparáveis para regiões e municípios nos países da OCDE e da UE permanecem escassos. Isto aplica-se especialmente aos dados relativos a municípios ou regiões individuais dentro destes países.

Embora estes dados estejam disponíveis a nível nacional, nenhuma plataforma estatística internacional atual oferece comparações detalhadas entre países sobre as finanças e o emprego público a nível municipal e regional. Estes conhecimentos são cruciais para avaliar com exatidão as capacidades e os poderes de decisão dos municípios e das regiões, bem como para avaliar as disparidades nas despesas, receitas e emprego público dos governos regionais e locais entre países e no interior dos mesmos.

Para colmatar estas lacunas, a OCDE e a DG Regio da Comissão Europeia estabeleceram uma parceria no projeto "Strengthening analytical frameworks and data on subnational government finance and public employment". Este projeto tem como objetivo desenvolver bases de dados únicas com dados agregados e desagregados sobre as finanças públicas a nível regional (REGOFI), a nível municipal (MUNIFI) e sobre o emprego público nestes patamares.

Registe-se aqui.