workshops e conferências

ENAP anfitriã do Encontro Latino-Americano sobre Igualdade de Género na AP

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), juntamente com o Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), o CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e das Caraíbas e a ONU Mulheres, organizam o Encontro Latino-Americano sobre Igualdade de Género na Administração Pública, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de março de 2024 em Brasília.

O objetivo é trocar experiências e práticas bem-sucedidas em diferentes países com vista a alcançar a paridade de género e o desenvolvimento profissional no sector público.

- Local: Auditório da ENAP

- Modalidade: presencial

- Duração: 18 horas

- Língua: português e espanhol com tradução simultânea.

- Inscrições: 26-02 a 18-03.

Para mais informações sobre o programa e para se inscrever, visite o site oficial do Encontro Latino-Americano sobre Igualdade de Género na Administração Pública.


OCDE promove webinar sobre “Proteção e promoção do espaço cívico: Boas práticas e oportunidades na América Latina”

A OCDE organiza no próximo dia 28 de fevereiro pelas 15h00 (hora de Lisboa, o webinar subordinado ao tema "Proteção e promoção do espaço cívico: Boas práticas e oportunidades na América Latina"

O objetivo deste seminário é o de partilhar iniciativas que visam enfrentar desafios comuns. Para cumprir este propósito, convidados diversos especialistas da sociedade civil e do sector público de seis países latino-americanos (Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru) para partilhar ideias e trocar boas práticas da região.

O espaço cívico protegido é uma pedra angular da governação democrática e engloba as condições legais, políticas, institucionais e práticas que permitem aos atores não governamentais aceder à informação, expressar-se, associar-se, organizar-se e participar na vida pública, reforçando a democracia.

Quando efetivo, permite que os cidadãos e as organizações da sociedade civil dialoguem com os governos e participem na definição de políticas e na tomada de decisões, com benefícios para toda a sociedade.

Inscreva-se aqui.


EIPA divulga resultados de desempenho do setor público (2023)


O EIPA (Instituto Europeu de Administração Pública) divulga o Estudo de Benchmarking Internacional: Resultados de Desempenho do Setor Público, (edição de 2023). O evento terá lugar online, em formato live-stream, nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro.

Durante o colóquio, os autores da edição de 2023 irão revelar os resultados da sua análise aprofundada em domínios políticos fundamentais, nomeadamente: 

- Proteção do ambiente e alterações climáticas

- Economia, infraestruturas e ciência, tecnologia e inovação

- Segurança social, emprego, rendimento e riqueza

Conheça a lista de oradores e o programa completo


OCDE retoma "o Futuro da Despesa Pública" a 18 de janeiro com Joaquim Levy


"O Futuro da Despesa Pública", uma iniciativa do Comité de Altos Funcionários do Orçamento (CAO) da OCDE, regressa em janeiro de 2024, com uma conferência, via Zoom, que tem como orador principal Joaquim Levy, antigo Ministro das Finanças do Brasil.

Esta iniciativa visa alargar o debate sobre o futuro da despesa pública, procurando perspetivas para além do Comité e dos seus grupos de trabalho. Oradores eminentes de fora do governo são convidados a partilhar as suas ideias num fórum aberto e público.

A conferência terá lugar, via Zoom na quinta-feira, 18 de janeiro, às 14h00 de Lisboa (9h00 de Washington, 23h00 de Tóquio). O registo pode ser feito aqui.


Conferência Anual do NISPAcee realiza-se na Geórgia em 2024


A 32ª Conferência Anual do NISPAcee realiza-se em 2024 em Tbilisi, na Geórgia, entre os dias 22 e 24 de maio de 2024. O colóquio tem como tema geral "Administração Pública na Reconstrução Pós-Conflito".

Este fórum vai dar especial atenção ao atual cenário global e de que forma é que este se apresenta como um desafio às nações para manter a paz e governação estável, num momento em que continuam a registar-se muitos casos de violência estatal, não estatal e unilateral.

Esta é uma organização conjunta entre o NISPAcee e a Universidade do Cáucaso, em Tbilisi.

As inscrições já estão abertas e pode inscrever-se na sua conta NISPAcee.

Visite o site da NISPAcee para conhecer mais em detalhe todo o programa do evento.


Bélgica anuncia conferência de alto nível sobre saúde mental e trabalho

A Bélgica, que em janeiro assume a presidência do Conselho da União Europeia, anunciou a preparação de uma conferência de alto nível sobre saúde mental e trabalho, que terá lugar a 30 e 31 de janeiro de 2024 no Residence Palace em Bruxelas.

A conferência abordará a prevenção dos riscos psicossociais no local de trabalho, bem como o tema do início, permanência e regresso ao trabalho.

A conferência reunirá peritos e decisores no domínio da saúde mental e do trabalho com o objetivo de debater e partilhar soluções inovadoras ou boas práticas para ajudar a antecipar e planear o futuro. Abordará ainda os três tipos de prevenção (primária, secundária e terciária) e salientará a necessidade de uma abordagem integrada, de uma melhor antecipação das crises futuras, da importância do diálogo social e de um quadro sólido a nível europeu.

No início de dezembro será conhecido o programa mais detalhado.