workshops e conferências

Workshops online sobre prevenção e gestão de crises

O Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA, no seu acrónimo inglês) organiza, de 8 a 22 de setembro, três workshops online gratuitos, promovidos em cooperação com a DG REFORM no contexto dos Prémios Europeus para o Setor Público (EPSA). Saiba mais e inscreva-se aqui.

8 de setembro de 2022 - "Trabalhando com Complexidade"

A crescente complexidade das políticas exige que governos e administrações se adaptem e encontrem soluções novas e inovadoras, sustenta a EIPA. Neste workshop, este Instituto propõe trazer à discussão o modo como os criadores de políticas e as administrações poderão lidar com a complexidade, e como o desafio de aumentar a complexidade pode ser visto como uma oportunidade de inovação.

Inscreva-se aqui.

16 de setembro de 2022 - "Gestão de crises: preparação e resposta"

De acordo com o EIPA, as recentes crises de saúde e desastres naturais despoletaram a necessidade urgente de uma gestão eficaz de crises para aumentar a preparação e as capacidades de resposta. Através deste workshop, o mesmo instituto europeu almeja apresentar as políticas e iniciativas da UE e discutir oportunidades e desafios da gestão de crises transfronteiriças.

Inscreva-se aqui.

22 de setembro de 2022 - "Previsão Estratégica"

Antecipar o futuro é de extrema importância para que os governos possam adaptar-se e preparar-se para a mudança, segundo entendimento do EIPA. Daí que este workshop preconize várias iniciativas e ferramentas da UE para integrar a previsão estratégica na definição de políticas. Promove, também, a discussão da importância das capacidades administrativas de resiliência e preparação do sistema.

Inscreva-se aqui.

EIPA promove debate sobre gestão da qualidade na Administração Pública

O EIPA – Instituto Europeu de Administração Pública promove, no próximo dia 7 de julho, pelas 12h00, o debate online “Ferramentas de Gestão da Qualidade na Administração Pública”, integrado nas sessões “EIPA à conversa com”, que pretende dar a conhecer as funcionalidades da Fundação Europeia de Gestão da Qualidade (EFQM) e os modelos de gestão da qualidade CAF (Estrutura Comum de Avaliação).

O EIPA entende que, em tempo de crise, torna-se crucial existir uma ferramenta de gestão da qualidade que seja fidedigna, intuitiva e metodologicamente bem desenvolvida, em prol de uma boa prestação de serviços públicos.

A sessão, que terá uma duração prevista de uma hora, focar-se-á nas experiências diretas e em casos práticos já aplicados no âmbito do CAF e da EFQM, contemplando partilhas de experimentados utilizadores dos supracitados modelos.

Assim, especialistas em CAF e EFQM apresentarão uma panorâmica histórica das ditas ferramentas e falarão acerca das mudanças ocorridas em ambos os modelos, durante o ano de 2020. Os mesmos responsáveis destacarão as principais diferenças entre os referidos modelos, bem como o modo como estes poderão ser úteis para melhorar o processo de autoavaliação na Administração pública.

Para participar na sessão, queira por favor registar-se aqui.


Conferência "Sustaintable and Climate Neutral Public Administration in Europe"

No próximo dia 30 de maio de 2022, realiza-se em formato online a conferência sobre o tema: Sustainable and Climate Neutral Public Administration in Europe, que terá como anfitriã a Universidade Alemã de Ciências Administrativas Speyer.

O objetivo é abordar as questões da sustentabilidade numa perspetiva internacional, tendo por referência a ciência administrativa, a prática das administrações, a academia e as escolas nacionais de administração pública.

Reconhece-se que são necessários novos impulsos para o desenvolvimento futuro da sustentabilidade nas respetivas áreas de atividade, a par da promoção de oportunidades de cooperação e de transferência de conhecimento.

A conferência é gratuita, porém é necessária inscrição, que pode ser realizada através do link: https://www.witi-innovation.de/veranstaltung/sustainableeu/

30.ª Conferência Anual da NISPAcee

A Rede de Institutos e Escolas de Administração Pública da Europa Central e de Leste (NISPAcee) e a Faculdade de Gestão e Administração Pública da Universidade de Bucareste, organizam, em Bucareste (Roménia), entre os dias 2 e 4 de junho de 2022, a sua 30.ª Conferência Anual. Em 2022 a conferência terá como tema principal "Crises, Vulnerabilidade e Resiliência na Administração Pública".

Para mais informações consulte o site: The 30th NISPAcee Annual Conference | NISPAcee Information Portal?

Workshops temáticos - EIPA

O Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA no seu acrónimo inglês) organiza no mês de junho um conjunto de workshops temáticos, em formato online, no âmbito da iniciativa Prémio Europeu do Setor Público. Estes workshops estão abertos à participação de todos os trabalhadores das administrações centrais, regionais e locais europeias. 

2 de junho - Using digital tools to foster integrity in Public Administration;

9 de junho - Leadership, Culture and Change Management;

21 de junho - Strategic workforce planning and talent management;

24 de junho - Diverse Workforce and New Work: Inclusiveness and gender mainstreaming

Consulte o site do EIPA para efetuar o seu registo nestes workshops.

XXVII Congresso Internacional do CLAD 2022 

O XXVII Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) realiza-se este ano na Bolívia, entre 22 e 25 de novembro. Este evento é organizado pelo CLAD em parceria com o Governo da Bolívia, através do Ministério da Economia e das Finanças Públicas, e reúne, anualmente, especialistas internacionais para debater a Reforma do Estado e da Administração Pública.

Para mais informações consulte o site: https://clad.org/xxvii-bolivia-2022/