enews DGAEP Julho
N4 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público


DGAEP visitou a Islândia no âmbito da semana de 4 dias



No âmbito da semana de trabalho de 4 dias, a DGAEP participou, no período de 18 a 23 de junho, numa visita de estudo à Islândia, no intuito de conhecer o impacto da redução do horário laboral.


A delegação portuguesa integrou também representantes do PlanAPP, DGERT, IEFP, bem como da CIG e da UNG-MFEEE (Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu), a quem coube a organização da deslocação.

O objetivo desta visita de estudo foi obter informação, diretamente dos interlocutores islandeses, sobre as vantagens e desafios do processo de implementação da redução do horário de trabalho semanal no setor público, sem cortes salariais e aumento da despesa pública, tendo em vista a conciliação da vida profissional e pessoal e o aumento da produtividade.

Para o efeito, foram contactadas diversas entidades, a saber: Departamento de Recursos Humanos e  Departamento de Ação Social da Câmara Municipal de Reiquiavique; Associação para a Democracia e Sustentabilidade; Associação Islandesa de Enfermeiras; Ministério das Finanças; Instituto para o Género, Igualdade e Diversidade; Departamento de Gestão de Recursos Humanos e Departamento de Igualdade e Direitos Humanos do Gabinete do Primeiro-Ministro; Lar de Idosos; Federação de Sindicatos de Trabalhadores Públicos da Islândia (BSRB); Confederação Islandesa de Licenciados - BHM (setor público e privado) e Confederação das Empresas da Islândia.

Todo este processo de redução do tempo de trabalho de 40h para 36h e 32h (no caso do trabalho por turnos) é perspetivado pelos islandeses como uma experiência de aprendizagem, de onde se infere a importância de ter "melhores horas de trabalho", maior flexibilidade nos horários laborais.


Representantes dos organismos participantes, entre os quais Teresa Ganhão (DGAEP), à direita.

 
Impactos do PRR na vida dos cidadãos



Já é possível identificar alguns dos investimentos associados ao PRR, assim como os seus impactos na vida e no dia a dia dos cidadãos. “A Escola Digital” é um dos filmes disponíveis no âmbito desta campanha. O canal Recuperar Portugal - YouTube conta também com vídeos sobre Prevenção e Combate de Incêndios Rurais e relativos ao Compromisso Emprego Sustentável.

Espanha assume Presidência rotativa do Conselho da UE



A Espanha assume, pela quinta vez, a Presidência rotativa do Conselho da UE, no 2.º semestre de 2023, tendo identificado 4 prioridades: 1. Reindustrializar a UE e assegurar a sua autonomia estratégica aberta; 2. Avançar na transição ecológica e na adaptação ambiental; 3. Promover uma maior justiça social e económica e 4. Reforçar a unidade europeia. Saiba mais aqui.



Saiba ainda que...

> Durante a Presidência sueca do Conselho da UE foi publicada uma eNews estatística sobre a composição da força de trabalho nas administrações públicas centrais e federais dos Estados-Membros da UE.

> O Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA) prolongou o prazo das candidaturas para a 9ª edição dos prémios EPSA (2023-24) até ao próximo dia 01 de novembro. Uma oportunidade única para os organismos europeus do setor público apresentarem projetos inovadores e soluções práticas para novos desafios.

> Desde junho de 2023 que há novas regras no processo de seleção para trabalhar na União Europeia.

> Foi recentemente publicado o Decreto-Lei n.º 53/2023, de 5 de julho, que procede à regulamentação da Agenda do Trabalho Digno, em vigor desde maio último. A regulamentação deste regime incide na sua dimensão de apoio social e procede a alterações fundamentais à legislação do trabalho.

> O Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA) está a implementar o Plano de Formação de Capacitação Digital, acessível a todos os trabalhadores da AP, com disponibilização de cursos online gratuitos.

> O IPSS-ISCTE lançou recentemente o relatório "O Estado da Nação e as Políticas Públicas". A edição deste ano é dedicada às Reformas Estruturais.

> A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) desenvolveu, recentemente, o projeto "IgualPro - As profissões não têm género", com vista à identificação, combate e eliminação dos estereótipos de género. 


Ficha Técnica

Coordenação e produção:
DRIC

Colaboraram nesta edição:
DIOEP | DEOR



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt