enews DGAEP Maio
N3 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público

Notícias

Publicada a Síntese Estatística do Emprego Público – 1.º Trimestre 2023

A DGAEP publicou, a 15 de maio, a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) relativa ao 1.º Trimestre de 2023. O emprego no setor das administrações públicas situou-se em 745 642 postos de trabalho, registando um aumento de 0,7% em termos homólogos e de 0,5% face ao trimestre anterior.

saber mais

Atualizado Sistema Remuneratório da Administração Pública - SRAP 2023

Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 26-B/2023, de 18 de abril, que procedeu à atualização intercalar das remunerações da AP, foi atualizado o Sistema Remuneratório da Administração Pública 2023. A par disso, a DGAEP disponibilizou um conjunto de FAQ (perguntas frequentes) dedicado à atualização salarial intercalar.

saber mais

DGAEP recebeu visita de delegação da Roménia

Ao abrigo da cooperação entre os Estados-Membros, no âmbito da CAF, a DGAEP recebeu, a 9 de maio, uma delegação da Roménia proveniente da região administrativa de Vrancea. O programa da visita foi organizado por esta Direção-geral.

saber mais

DGAEP esteve presente na reunião anual da OCDE sobre Emprego Público e Gestão

A DGAEP participou, nos dias 11 e 12 de maio, na 38ª reunião anual do grupo de trabalho da OCDE dedicado ao Emprego Público e Gestão (PEM, no seu acrónimo em inglês), que teve como tema transversal a liderança.

saber mais

DGAEP representou Portugal em reunião do Eurostat

A DGAEP esteve, nos dias 29 e 30 de março, representada em reunião organizada pelo Eurostat, Serviço de Estatística da União Europeia, no Luxemburgo.

saber mais

DGAEP participou na reunião do grupo técnico da EUPAN, em Estocolmo

A DGAEP participou, nos dias 27 e 28 de março, em Estocolmo, na reunião do grupo técnico da rede EUPAN, organizada pela Presidência sueca do Conselho da UE, que decorre entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2023. Neste âmbito, foi efetuada uma visita ao Samverket, centro de inovação para o setor público.

saber mais

DGAEP representada em conferência europeia sobre proteção de dados

A DGAEP participou, nos dias 23 e 24 de março, na Conferência Anual sobre a Legislação Europeia de Proteção de Dados, fazendo-se representar pelo respetivo Encarregado de Proteção de Dados, João Galamba. O evento foi organizado pela ERA (acrónimo inglês da Academia de Direito Europeu) e teve lugar em Bruxelas.

saber mais

DGAEP celebrou protocolos de cooperação com ISCSP e IPLeiria

A DGAEP celebrou, em abril, dois protocolos de cooperação, com o Instituto Politécnico de Leiria e com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, no intuito de vir a acolher a realização de estágios curriculares.

saber mais

Escola portuguesa integrou estudo da OCDE no âmbito da CAF

O Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia foi uma das entidades participantes num estudo da OCDE sobre respostas e adaptações à pandemia por parte de organizações europeias do setor público que aplicaram o modelo CAF.

saber mais

 
DGAEP recebeu Embaixador do Kosovo para reunião




A Diretora-Geral da DGAEP recebeu, no dia 23 de maio, o Embaixador do Kosovo em Portugal, Ylber Kryeziu. Na reunião realizada foi abordada a questão do estatuto de observador deste país na Rede Europeia de Administrações Públicas (EUPAN).

Portugal foi um dos primeiros Estados Membros a reconhecer, em 7 de outubro de 2008, a independência do Kosovo em relação à Sérvia, declarada em 17 de fevereiro do mesmo ano, ou seja, há 15 anos.


Saiba ainda que...

> Está a decorrer um inquérito, aberto até 9 de junho, no âmbito de um estudo da DGAEP sobre a atratividade do empregador público, destinado a jovens que se encontram a terminar a licenciatura ou o mestrado integrado. 

> A DGAEP implementou recentemente, no respetivo portal, um formulário on-line para quem pretenda ser informado sobre futuras oportunidades de integrar a equipa, enquadradas no seu perfil e áreas de interesse.

> Nos próximos dias 1 e 2 de junho, a DGAEP participará na reunião de Diretores-Gerais da Rede Europeia de Administrações Públicas (EUPAN), organizada pela Presidência sueca da UE, na qual serão discutidos vários temas: combate à corrupção, ameaças e violência contra funcionários públicos, resiliência da AP e boa administração na Europa.

> O Governo português lançou, a 16 de maio, a Campanha Internet Segura: #LerAntesClicarDepois com o propósito de reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, informação sobre o bom uso do ciberespaço. Saiba mais na notícia disponibilizada no nosso portal.

> Maio constitui o Mês Europeu da Diversidade na UE, apelando a que empresas e organizações de toda a Europa unam esforços com a Comissão Europeia para evidenciar a importância da diversidade e da inclusão no local de trabalho e na sociedade. Saiba mais aqui.

> O Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA) abriu candidaturas para a 9ª edição dos prémios EPSA (2023-24), que visam distinguir, no setor público europeu, projetos inovadores e soluções práticas para os desafios atuais e futuros. Saiba mais aqui


Ficha Técnica

Coordenação e produção: DRIC

Colaboraram nesta edição:
DDO | DIOEP | DRJE



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt