enews DGAEP Julho
N4 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público

Notícias

Inteligência Artificial: Impactos no processo de recrutamento

A discussão está instalada em torno da Inteligência Artificial, um assunto que promete manter-se na ordem do dia. Importa identificar alguns benefícios, designadamente quando aplicada à gestão de recursos humanos, e riscos associados. Dá-se igualmente nota da tomada de posição europeia sobre a matéria.

saber mais

Publicado o n.º 24 do Boletim Estatístico do Emprego Público

Foi publicado, a 27 de junho, o n.º 24 do Boletim Estatístico do Emprego Público (BOEP). Um dos aspetos em evidência prende-se com o elevado nível de tecnicidade do emprego nas administrações públicas, situando-se 23,0 p.p. acima do mesmo indicador registado para a população ativa.

saber mais

DGAEP visitou a Islândia no âmbito da semana de 4 dias

No âmbito da semana de trabalho de 4 dias, a DGAEP participou, no período de 18 a 23 de junho, numa visita de estudo à Islândia, no intuito de conhecer o impacto da redução do horário laboral.

saber mais

Instituto Politécnico de Santarém distinguido como “Effective CAF User”

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Instituto Politécnico de Santarém foi reconhecido pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção “Effective CAF User”.

saber mais

DGAEP participou na reunião de Diretores-Gerais da EUPAN, na Suécia

A DGAEP representou Portugal na 80ª reunião de Diretores-Gerais da Rede Europeia de Administrações Públicas (EUPAN), no âmbito da Presidência sueca do Conselho da União Europeia, que decorreu nos dias 1 e 2 de junho, em Uppsala (Suécia).

saber mais

DGAEP e ISCTE assinam protocolo de cedência de dados

A DGAEP e o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa assinaram, no passado mês de maio, um protocolo de cooperação que prevê a partilha de dados para fins de ensino e investigação.

saber mais

Presidência sueca no Conselho da UE: balanço e impacto

No rescaldo da Presidência sueca do Conselho Europeu, damos nota do impacto e das linhas que orientaram a sua agenda, onde a luta contra a corrupção, a segurança no trabalho ou a importância da transição digital e da gestão de crises foram temas privilegiados.

saber mais

 
Impactos do PRR na vida dos cidadãos



Já é possível identificar alguns dos investimentos associados ao PRR, assim como os seus impactos na vida e no dia a dia dos cidadãos. “A Escola Digital” é um dos filmes disponíveis no âmbito desta campanha. O canal Recuperar Portugal - YouTube conta também com vídeos sobre Prevenção e Combate de Incêndios Rurais e relativos ao Compromisso Emprego Sustentável.

Espanha assume Presidência rotativa do Conselho da UE



A Espanha assume, pela quinta vez, a Presidência rotativa do Conselho da UE, no 2.º semestre de 2023, tendo identificado 4 prioridades: 1. Reindustrializar a UE e assegurar a sua autonomia estratégica aberta; 2. Avançar na transição ecológica e na adaptação ambiental; 3. Promover uma maior justiça social e económica e 4. Reforçar a unidade europeia. Saiba mais aqui.



Saiba ainda que...

> Durante a Presidência sueca do Conselho da UE foi publicada uma eNews estatística sobre a composição da força de trabalho nas administrações públicas centrais e federais dos Estados-Membros da UE.

> O Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA) prolongou o prazo das candidaturas para a 9ª edição dos prémios EPSA (2023-24) até ao próximo dia 01 de novembro. Uma oportunidade única para os organismos europeus do setor público apresentarem projetos inovadores e soluções práticas para novos desafios.

> Desde junho de 2023 que há novas regras no processo de seleção para trabalhar na União Europeia.

> Foi recentemente publicado o Decreto-Lei n.º 53/2023, de 5 de julho, que procede à regulamentação da Agenda do Trabalho Digno, em vigor desde maio último. A regulamentação deste regime incide na sua dimensão de apoio social e procede a alterações fundamentais à legislação do trabalho.

> O Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA) está a implementar o Plano de Formação de Capacitação Digital, acessível a todos os trabalhadores da AP, com disponibilização de cursos online gratuitos.

> O IPSS-ISCTE lançou recentemente o relatório "O Estado da Nação e as Políticas Públicas". A edição deste ano é dedicada às Reformas Estruturais.

> A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) desenvolveu, recentemente, o projeto "IgualPro - As profissões não têm género", com vista à identificação, combate e eliminação dos estereótipos de género. 


Ficha Técnica

Coordenação e produção:
DRIC

Colaboraram nesta edição:
DIOEP | DEOR



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt