enews DGAEP Setembro
N5 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público

Notícias

Disponibilizadas FAQ sobre o regime de aceleração de carreiras

A DGAEP disponibilizou, no final de agosto, novas respostas a questões frequentes (FAQ) relativas ao regime especial de aceleração do desenvolvimento das carreiras, que vem compensar os trabalhadores abrangidos pelos períodos de congelamento dos impactos causados no normal desenvolvimento das suas carreiras.

saber mais

DGAEP adota identificação digital do trabalhador

Prosseguindo uma política de desmaterialização e promoção da sustentabilidade, a DGAEP decidiu avançar com a substituição do tradicional cartão físico por um documento digital de identificação do trabalhador.

saber mais

SIEP do 2.º Trimestre: estabilização do emprego na AP

A Síntese Estatística do Emprego Público do 2.º Trimestre de 2023, publicada em agosto, revela a estabilização do emprego face ao trimestre anterior. Constata-se, nesse período, que 62% dos trabalhadores da AP são mulheres, valor acima da taxa de feminização da população ativa (49,9%).

saber mais

DGAEP reforça a equipa com oito novos colaboradores

A DGAEP passou a contar, a partir do início de setembro, com oito novos colaboradores, na sequência de dois procedimentos concursais comuns que reuniram um total de 740 candidaturas.

saber mais

DGAEP participou em ação de reflorestação da AMI

A DGAEP participou, recentemente, numa ação voluntária de plantação de árvores promovida pela AMI, no Pinhal de Leiria. A iniciativa resulta da Campanha Rede Eletrão 2022, que levou ao encaminhamento para abate, por parte da DGAEP, de cerca de quatro toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos obsoletos.

saber mais

Inteligência Artificial e a quebra forçada de palavras-passe

A Inteligência Artificial é um dos assuntos mais debatidos da atualidade, porém não representa um conceito novo para o setor tecnológico. A vulnerabilidade cada vez maior das palavras-passe tem vindo a ocupar especialistas da área da Cibersegurança.

saber mais

ComPAct: Melhorar o Espaço Administrativo Europeu

ComPAct é o nome de uma nova iniciativa da Comissão Europeia destinada a aprofundar a cooperação administrativa entre os Estados-Membros e reforçar o Espaço Administrativo Europeu, em prol da melhoria dos serviços prestados a cidadãos e empresas.

saber mais

Brasil vai testar semana de quatro dias de trabalho

Depois do Reino Unido, Irlanda, Canadá e Portugal, o projeto-piloto da semana de quatro dias começa a ser testado no Brasil, em novembro, mas as fases preparatórias já estão em curso.

saber mais

 
Iniciativa da CE: Cartão Europeu de Deficiência



A Comissão Europeia propôs, no início do mês de setembro, a criação de um Cartão Europeu de Deficiência normalizado, bem como o reforço do atual Cartão Europeu de Estacionamento para pessoas com deficiência.

O Cartão Europeu de Deficiência servirá como prova reconhecida de deficiência em toda a UE, em serviços públicos e privados, como por exemplo: transportes, eventos culturais, museus, centros de lazer e desporto ou parques de diversões. Será emitido pelas autoridades nacionais competentes e complementará os cartões ou certificados nacionais.

A proposta da Comissão também inclui a melhoria do atual Cartão Europeu de Estacionamento para pessoas com deficiência, que terá um formato comum em toda a UE, vinculativo, e substituirá os cartões de estacionamento nacionais para pessoas com deficiência.

Estes cartões facilitarão o direito das pessoas com deficiência à livre circulação em todo o espaço da UE, assegurando o acesso, em condições de igualdade, às condições especiais, ao tratamento preferencial e aos direitos de estacionamento quando visitam outro Estado-Membro.

Saiba ainda que...

> A Estrutura de Missão Recuperar Portugal lançou mais dois vídeos no âmbito da campanha de divulgação dos impactos do PRR no quotidiano dos cidadãos – saúde e respostas sociais.

> Até 16 de outubro decorrem as candidaturas online para organismos, no âmbito da edição 2024 dos Prémios de Serviço Público da ONU.

> O Prémio ISCTE Políticas Públicas 2023 tem inscrições abertas a entidades até 20 de outubro.

> Estão em curso, até dia 9 de outubro, as candidaturas para Peritos Nacionais em Formação Profissional (1.º Exercício), numa iniciativa da Comissão Europeia.


Ficha Técnica

Coordenação e produção: DRIC

Colaboraram nesta edição:
DIOEP | DEOR/DPQ | DGRI/DTDSI



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt