enews DGAEP Março
N2 . 2023
 direção-geral da administração e do emprego público

Notícias

DGAEP celebra protocolo com IPPS_ISCTE

A DGAEP assinou, com o IPPS_ISCTE-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas de âmbito formativo, intercâmbio de documentação pedagógica e de informação cultural e prossecução de projetos pedagógicos e profissionalizantes.

saber mais

Disponível a brochura digital Recrutamento e Seleção na AP

A DGAEP preparou e disponibilizou, recentemente, uma brochura digital que caracteriza, de modo sintético, o sistema de recrutamento e seleção na Administração Pública.

saber mais

Publicada a Síntese Estatística do Emprego Público – 4.º Trimestre 2022

A DGAEP publicou, a 14 de fevereiro, a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) relativa ao 4.º Trimestre de 2022, registando-se um aumento do emprego de 1,2% em termos homólogos e face ao trimestre anterior.

saber mais

Segurança Social emite Orientação Técnica sobre Majoração da Bonificação por Deficiência

A Direção-Geral da Segurança Social emitiu, recentemente, a Orientação Técnica “Majoração da Bonificação por Deficiência por monoparentalidade dos titulares inseridos em agregados familiares posicionados no 5.º escalão de rendimentos”.

saber mais

Diretora-Geral da DGAEP integra o Conselho Económico e Social

A Diretora-Geral da DGAEP, Armanda Fonseca, foi empossada como membro suplente do Conselho Económico e Social (CES) para o mandato 2022-2026, integrando assim o leque de representantes do Governo.

saber mais

Simulador para cálculo no âmbito do SIADAP 3

A DGAEP disponibilizou um simulador para cálculo das percentagens de diferenciação de desempenhos no âmbito do SIADAP 3, com o objetivo de apoiar os órgãos e serviços da Administração Pública no apuramento deste cálculo.

saber mais

Agrupamento de Escolas de Arganil distinguido como “Effetive CAF User”

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas de Arganil foi reconhecido pelo seu processo de implementação do modelo CAF (Estrutura Comum de Avaliação), tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

saber mais

Promover a Conduta Ética no Trabalho: situações para refletir

A DGAEP lançou em março, nos seus canais de comunicação, um conjunto de três vídeos de promoção da Conduta Ética no Trabalho, cedidos pela Administração Pública de Malta.

saber mais

 
Editado n.º 08 da RAEP - Revista de Administração e Emprego Público



Foi recentemente publicado o n.º 08 da RAEP 
– Revista de Administração e Emprego Público, reunindo um conjunto de abordagens sobre o setor público.


O artigo “Portugal 2020: resultados socioeconómicos vs opinião pública” vem confrontar a aplicação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento com a forma como os portugueses percecionam essa aplicação, em prol do desenvolvimento do País.

“A videochamada na Administração Pública – Um novo acesso de comunicação” pretende, por seu turno, demonstrar se esta nova solução tecnológica é «admissível, conveniente e proveitosa tanto para a AP como para os particulares».

“O princípio da continuidade do exercício de funções públicas” tem o intuito de analisar um princípio «estruturante» decorrente da reforma do emprego público, iniciada em 2009.

“Semana de 4 dias no setor público: riscos e oportunidades”, constitui uma reflexão sobre os principais aspetos a considerar na transição para uma semana de quatro dias no setor público.

“Políticas Públicas de Atratividade e Concorrência Fiscal Municipal – Um estudo preliminar para um índice de medição da atratividade fiscal dos municípios portugueses” parte do pressuposto de que a competência tributária dos municípios portugueses se tem alargado significativamente e tenderá, no futuro, a aprofundar-se.

A finalizar esta edição da RAEP, saliente-se a entrevista com a Diretora-Geral de Recursos Humanos e Segurança da Comissão Europeia, Gertrud Ingestad, através da qual se pretende dar a conhecer a nova Estratégia de Recursos Humanos da CE.

O site da DGAEP disponibiliza todos os detalhes sobre a revista, inclusive como adquiri-la.


Saiba ainda que...

  • Foi traduzida, por parte da DGAEP, a Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, que regulamenta a tramitação do procedimento concursal de recrutamento.

  • A DGAEP atualizou a tradução inglesa da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho – Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.

  • Pode consultar, na página da DGAEP, em Processos de Arbitragem, todas as decisões das arbitragens de serviços mínimos, em caso de greve dos serviços essenciais abrangidos pela LTFP (Ex.º: na Educação, Justiça, etc.).

  • Está a decorrer, até 15 de maio, o período para envio de candidaturas ao Programa "Erasmus para a Administração Pública". Saiba mais aqui.





Ficha Técnica

Coordenação e produção: DRIC

Colaboraram nesta edição:
DIOEP | DRJE | DDO | DRCT



siga-nos no facebooksiga-nos no Instagramsiga-nos no Youtubesiga-nos no LinkedInsiga-nos no Twitter
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Rua da Alfândega, 5 - 2º Piso - 1149-005 Lisboa
Tel.: +351 21 3915 300 - Fax: +351 21 3900 148 - Email: comunicacao@dgaep.gov.pt