Segunda edição do Programa EstágiAP XXI

Está aberto o período de candidaturas às 1658 vagas de estágio da 2.ª Edição do programa «EstágiAP XXI».

O Programa «EstágiAP XXI» é uma oportunidade para jovens licenciados exercerem funções adequadas às suas qualificações, promovendo o desenvolvimento e a melhoria dessas qualificações num contexto de trabalho adequado através do contacto com a realidade da Administração Pública, das suas regras, boas práticas e do próprio sentido de serviço público.

O programa destina-se a licenciados até aos 30 anos, à data de início do estágio, ou até aos 35 anos se forem pessoas com deficiência e/ou com grau de incapacidade funcional igual ou superior a 60%, que se encontrem à procura do primeiro emprego ou de novo emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Os estágios têm a duração de nove meses, a tempo completo ou parcial, e uma bolsa mensal correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior, acrescida de subsídio de refeição e de seguro de acidentes de trabalho.

A celebração de um contrato de estágio ao abrigo deste programa não dá lugar à constituição de um vínculo de emprego público, mas é equiparada, designadamente para efeitos de segurança social, a trabalho por conta de outrem.

Consulte aqui a lista de entidades promotoras com as vagas de estágio, também disponível na Bolsa de Emprego Público (BEP).

Aceda aqui ao Aviso de Abertura do Programa.

O processo de candidatura será integralmente realizado em suporte eletrónico no sítio da internet do EstágiAP XXI acessível no portal da BEP em http://www.bep.gov.pt/

Os estagiários que tenham obtido aproveitamento e se candidatem, no período de 2 anos após o termo do estágio, a procedimento concursal de recrutamento em órgãos e serviços da administração direta e indireta do Estado têm a sua classificação majorada em dois valores na lista de ordenação final dos candidatos e preferência na mesma em caso de igualdade de classificação. 

Estão disponíveis respostas a questões frequentes (FAQ) no subsite EstágiAP, https://www.bep.gov.pt/Pages/Estagios/EstagiAPXXI/Geral/FAQs.aspx

Os interessados podem ainda consultar a Resolução do Conselho de Ministros n.º 200/2021, publicada no Diário da República n.º 253, Série I, de 31 de dezembro, alterada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 68/2022, constante no Diário da República n.º 147, Série I, de 01 de agosto, ambas disponíveis em https://dre.pt